Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dentre tantas utilidades do bicarbonato de sódio, às vezes até esquecemos que as principais são na cozinha

Com mil e uma utilidades, o bicarbonato de sódio se apresenta como uma mão na roda para diversas soluções domésticas, tanto na limpeza quanto na saúde e até em formulações cosméticas, evitando o uso de substâncias químicas pesadas em diversas esferas do dia a dia. Depois de ter lido nossa matéria sobre como usar o bicarbonato, em que listamos mais de 70 possibilidades para o sal alcalino, talvez você já tenha até esquecido que o principal uso do bicarbonato de sódio é na cozinha.

Além de poder caprichar naquela receita bem fofinha e aerada de bolo de chocolate com bicarbonato, que tal fazer um jantar diferente utilizando o bicarbonato de sódio para deixar o frango crocante? Ou para assar um biscoito? Confira abaixo essas e outras utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha:

Fermento para massas de pães, bolos e biscoitos

O bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento, principalmente em receitas como biscoitos e cupcakes, por não possuírem muita massa. Porém, um não é substituído pelo outro, por isso fique atento à receita que você esta fazendo e à quantidade exigida por ela.

Bolo de chocolate com bicarbonato

Confira uma receita para um bolo de chocolate bem fofinho:

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 1 xícara de chá de água quente
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio

Para a cobertura:

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • ½ caixa de creme de leite

Modo de preparo:

  1. Na batedeira bata bem os ovos (clara e gemas) até ficar um creme bem fofo.
  2. Quando estiver dobrado de tamanho e tiver formado um creme bem aerado, junte o óleo aos poucos, batendo sempre.
  3. Misture a farinha, o açúcar e o chocolate (peneirados juntos). Então, vá adicionando essa mistura ao creme, intercalando com a água quente.
  4. No final, junte o fermento em pó e o bicarbonato.
  5. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno médio (180º), por aproximadamente 40 minutos (esse tempo varia de forno para forno). Confira o modo de preparo completo.

Amaciar a carne

Acrescente uma colher de bicarbonato no tempero da carne e deixe na geladeira por cerca de duas horas. Lave bem antes cozinhá-la.

É sempre bom lembrar que ser vegetariano é uma atitude muito mais sustentável. Para saber mais a respeito, clique aqui. Caso não seja sua praia, que tal ser vegetariano uma vez na semana? Saiba mais na matéria “Seja vegetariano ao menos uma vez por semana“.

Limpar o excesso de agrotóxicos da salada, legumes e cascas de frutas

Polvilhe um pouco em uma esponja limpa e úmida, esfregue no alimento e depois enxague. Se preferir, deixe a salada, legumes ou frutas de molho em uma solução de água com bicarbonato de sódio por meia hora. Confira o passo a passo no vídeo do canal do Portal eCycle no YouTube:

Deixe o frango empanado mais crocante

Use o bicarbonato de sódio quando for passar o frango na farinha, pois deixa o frango mais crocante e macio.

Aliviar os gases do feijão

Acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na água do molho do feijão irá aliviar os gases presentes no grão – e deve melhorar a sua experiência de um bom arroz com feijão. Deixe o grão de molho na água com bicarbonato por pelo menos 8 horas antes de preparar o alimento.

Manter os vegetais cozidos com a cor viva

Adicionar um pouco de bicarbonato de sódio na água do cozimento irá deixar os vegetais cozidos bem verdinhos, com cores intensas e vivas.

E você, já utilizou o bicarbonato de sódio para cozinhar? Conte para a gente! Mas lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais