Óleo de semente de uva e os seus benefícios à saúde

Conheça as diversas aplicações do óleo de semente de uva

Uva

A uva é fruto da videira - uma planta da família das vitáceas, que possui tronco retorcido, ramos flexíveis e folhas grandes. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado.

Utilizadas para fabricação de vinho, sucos e alimentos, as uvas também servem de fonte para extração de óleo vegetal. As sementes das uvas são trituradas e prensadas a frio de forma a obter o óleo. É um processo demorado e custoso, já que, para produzir um litro de óleo, são consumidos quase 200 kg de semente de uva, mas o resultado final é um óleo de altíssima qualidade e pureza.

O óleo extraído da semente de uva possui um elevado teor de tocoferol e ácido linoleico, que são responsáveis pelas suas diversas aplicações. O tocoferol, mais conhecido como vitamina E, é um super antioxidante que ajuda na manutenção e regeneração do tecido cutâneo, revitalizando-o. O ácido linoleico ou ômega 6 é um ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias, muito importante na cicatrização de feridas.

Aplicações

A presença desses componentes no óleo de semente de uva puro faz com que ele possa ser utilizado para várias finalidades. Além de ser usado na aromaterapia, devido ao seu aroma característico, serve também como hidratantes para o corpo e pele devido sua propriedade umectante e emoliente que retém a água na pele, hidratando-a. Pode ser misturado com cremes, sabonetes e cosméticos, ou utilizado na forma de óleo puro. Ajuda na prevenção de estrias e celulites, devido à alta concentração de tocoferol, que auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica. Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele.

Tal óleo também é muito utilizado para peles com tendência à acne e oleosas. Ele ajuda na minimização de cicatrizes de acne e não obstrui os poros. Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem.

O óleo também traz benefícios aos cabelos: é ótimo para hidratação de pontas ressecadas, atua na prevenção de queda de cabelo e evita que os fios se tornem quebradiços, além de se destacar pela sua capacidade de auxiliar no crescimento capilar. Quanto ao uso capilar terapêutico, o óleo de semente de uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa), ajudando a remover os "flocos de pele" do couro cabeludo, mantendo-o hidratado. Você pode misturar o óleo ao xampu ou apenas massagear o couro cabeludo com o óleo puro.

Há inúmeras vantagens ao se usar o óleo de semente de uva. Entretanto, antes de utilizá-lo, certifique-se de que o produto é 100% natural e puro, livre de componentes que possam ser nocivos. Normalmente, produtos que contêm esse óleo podem possuir substâncias prejudiciais, como parabenos, a fim de aumentar a qualidade e durabilidade do produto.

Sendo assim, utilize sempre o óleo vegetal na forma pura, conferindo os rótulos e embalagens para evitar o risco de contaminação e o contato com qualquer tipo de química. Para saber onde comprar o óleo de semente de uva puro e outros, visite a Loja eCycle.

O óleo de semente de uva também é muito bom para a saúde. É super recomendado para fritar alimentos, pois não produz substâncias cancerígenas quando aquecido e também pode ser usado na salada. Ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumenta o bom, previne a hipertensão e obesidade, fortalece o sistema imunológico, sendo um excelente aliado nas dietas.

Descarte do óleo de semente de uva

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão de contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento nos encanamentos. Portanto, em caso de descarte, procure pelo local correto para esses produtos, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.

Você pode encontrar aqui o ponto mais próximo para descartá-los.


 

Comentários  

 
+3 #1 2015-03-02 13:27
Eu e minha esposa fazemos uso deste óleo da semente da uva, pois sabemos dos benefícios deste óleo, usamos em saladas etc... na Jaime Brusque
Citar
 
 
0 #2 2015-07-27 01:23
MtO boas as dicas,gosto muito
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail