Como combater as mudanças climáticas

eCycle

O aquecimento global é uma emergência, mas há como combater as mudanças climáticas

como combater as mudanças climáticasFoto de Markus Spiske no Unsplash

As mudanças climáticas são variações na temperatura, precipitação e nebulosidade que têm acontecido em escala global, à medida que o planeta Terra tem aquecido. Essas alterações são consequências da crescente atividade humana, sobretudo as que envolvem emissão de gases de efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis.

Com isso, o aquecimento global tem acontecido de maneira tão acelerada que cientistas começaram a denominar a situação como crise climática, chamando atenção para a situação da emergência em que o planeta se encontra.

Nesse contexto, ambientalistas e estudiosos procuram maneiras de combater as mudanças climáticas. Dentre as iniciativas, há propostas de soluções naturais e até uma lista com 100 maneiras práticas de reverter a mudança climática. Veremos a seguir:

Soluções climáticas naturais

As soluções naturais são vistas por muitos estudiosos como alternativas com maior potencial para ajudar a combater as mudanças climáticas. A iniciativa chamada de Natural Climation Solutions é um dos projetos que propagam essa ideia.

A equipe é composta por cinco pessoas, em sua maioria, ativistas e ambientalistas. A ideia é incentivar as soluções naturais, afastando-se de alternativas tecnológicas potencialmente prejudiciais, para retirar o carbono da atmosfera.

O grupo destaca que essas soluções nunca devem ser usadas como substituto para as reduções radicais de emissões, mas a estimativa é que ajudem em um terço da mitigação dos gases de efeito estufa.

Sob essa perspectiva, a proteção e a restauração dos ecossistemas, como florestas, tufeiras e o fundo do mar, são as principais ações para combater as mudanças climáticas.

Esses sistemas vivos são capazes de sugar o carbono do ar. Os animais também atuam nessas circunstâncias, à medida que equilibram os ecossistemas, dispersam sementes e, com isso, propiciam a fixação de carbono. Assim, controlando os ecossistemas e permitindo que muitos se recuperem, pode-se diminuir as chances de uma catástrofe climática e o colapso ecológico.

Como combater as mudanças climáticas: lista de 100 maneiras práticas

O projeto Drawdown também é uma iniciativa que busca soluções climáticas e ambientais para enfrentar a emergência ecológica. A ideia foi desenvolvida por Paul Hawken e Amanda Ravenhill para descobrir as soluções mais significativas para impedir as mudanças climáticas e comunicá-las ao mundo. São 100 maneiras práticas reunidas em um livro de mesmo nome, Drawdown, e parte delas também estão listadas no site.

Em vídeo, um dos participantes, Chad Frischmann, aponta uma lista com as principais soluções para combater as mudanças climáticas:

No topo da lista, apontada como a alternativa de maior impacto, está o gerenciamento de resfriamento, que consiste em manusear ou descartar, de maneira adequada, os hidrofluorcarbonetos (HFCS) utilizados em refrigeradores.

Em aparelhos, como os de refrigeração e ar condicionado, costumava-se utilizar CFCs, gases que contribuem para a destruição da camada de ozônio. Posteriormente, como alternativa, eles foram substituídos pelos HFCs, mas estes também causam impactos, contribuindo com o aquecimento global.

Além disso, oito das principais medidas estão ligadas à alimentação. O projeto Drawdown expõe que grande parte da comida cultivada acaba sendo desperdiçada. E esses alimentos não consumidos geram gases de efeito estufa em todos os estágios. Ao virarem matéria orgânica no lixo, por exemplo, liberam metano. Com isso, a comida desperdiçada corresponde a 8% das emissões globais.

Como medidas práticas, o grupo elenca a possibilidade de melhorar a infraestrutura de armazenamento, processamento e transporte. Ademais, metas e políticas nacionais de desperdícios de alimentos também são opções.

Outra medida listada pelo projeto Drawdown é a dieta rica em plantas. Esta vai contra a dieta centrada na carne que é responsável por um quinto das emissões globais de gases de efeito estufa e desperdício de muitos litros de água. Nesse sentido, as dietas ricas em vegetais poderiam reduzir as emissões, além de economizar em custos anuais de saúde.

Por fim, o projeto também lista soluções naturais como proteção florestal e recuperação de ecossistemas que, como mencionado, se voltarem a crescer, são capazes de absorver e reter carbono.


Fontes: 100 solutions to reverse global warming, Drawdown, National Geographic e Natural Climation Solutions.


Veja também: 



 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×