Tudo que você precisa saber sobre o espirro

eCycle

O espirro pode ter causas distintas, mas é sempre involuntário e é uma forma de proteção para o organismo

espirro
Imagem editada e redimensionada de Brittany Colette, está disponível no Unsplash

Espirro é o nome popular para a esternutação, uma forma involuntária de expulsar ar do organismo. O espirro ajuda a eliminar agentes irritantes do nariz ou da garganta e muitas vezes acontece de repente, sem aviso prévio. Embora possa ser um incômodo, o espirro não costuma ser sintoma de qualquer problema de saúde grave.

O que causa o espirro?

Parte do trabalho do nariz é filtrar o ar que respiramos, para que não sejam inspiradas sujeiras e bactérias. Na maioria dos casos, o nariz retém essa sujeira e bactérias no muco. O estômago então digere o muco, neutralizando qualquer invasor potencialmente prejudicial.

Às vezes, no entanto, sujeira e detritos podem entrar no nariz e irritar as mucosas sensíveis dentro do nariz e na garganta. Quando essas membranas ficam irritadas, você espirra.

O espirro pode ser desencadeado por:

  • Alérgenos
  • Vírus, como o resfriado comum ou gripe
  • Irritantes nasais
  • Inalação de corticosteroides através de um spray nasal
  • Retirada de algum remédio de uso contínuo

Alergias

As alergias são uma condição extremamente comum causada pela resposta do organismo a agentes estranhos. Em circunstâncias normais, o sistema imunológico protege contra invasores prejudiciais, como bactérias e vírus causadores de doenças.

Em caso de alergia, o sistema imunológico identifica organismos tipicamente inofensivos como ameaças, podendo fazer você espirrar na tentativa de expulsar esses agentes.

Infecções

Infecções causadas por vírus como o resfriado e gripe também podem fazer você espirrar. Existem mais de 200 vírus diferentes que podem causar o resfriado comum. No entanto, a maioria dos resfriados é o resultado do rinovírus.

Causas menos comuns

Outras causas menos comuns do espirro incluem:

  • Trauma no nariz
  • Abstinência de certos medicamentos, como narcóticos opioides
  • Inalação de substâncias irritantes, incluindo poeira e pimenta
  • Inalar ar frio

Os sprays nasais que possuem corticosteroide reduzem a inflamação nas vias nasais e diminuem a frequência dos espirros. Pessoas com alergias costumam usar esses sprays.

Como evitar espirros

Em casos de surtos e epidemias de novos vírus gripais, ao apresentar os primeiros sintomas, é preciso procurar ajuda médica utilizando máscara e álcool gel na mãos. Já no dia a dia comum (quando não há surtos e pandemias de gripes), uma das melhores maneiras de evitar o espirro é evitar o agentes que causam irritação.

Troque os filtros do ar-condicionado para manter o sistema de filtragem funcionando corretamente. Se você tem cachorros de estimação, considere tosá-los.

Mate os ácaros presentes nos lençóis e outras roupas de cama lavando-os com água quente ou com água a mais de 54,4 ° C. Você também pode optar por comprar uma máquina de filtragem de ar para limpar o ar em sua casa.

Em casos extremos, pode ser necessário verificar se há esporos de mofo na casa, o que pode estar causando espirros. Se o mofo tiver infestado sua casa, você pode precisar se mudar.

Trate as causas subjacentes do espirro

Se o espirro for resultado de alergia ou infecção, você e sua médica ou médico poderão trabalhar juntos para tratar a causa e resolver o problema. Se uma alergia é a causa do espirro, o primeiro passo será evitar alérgenos conhecidos. O seu médico ou médica ensinará como reconhecer esses alérgenos, para que você fique longe deles.

Se você tiver uma infecção, como resfriado ou gripe comum, suas opções de tratamento são mais limitadas. Nenhum antibiótico é eficaz no tratamento dos vírus que causam resfriados e gripes.

Você pode usar um spray nasal para aliviar o congestionamento nariz ou a coriza; ou pode tomar um medicamento antiviral para acelerar o tempo de recuperação se estiver com gripe. Você deve descansar bastante e beber muitos líquidos para ajudar seu corpo a se recuperar mais rapidamente.

Cuidado ao espirrar

Ao espirrar, cubra sempre com a parte interna do braço. Assim você evita contágio em maiores proporções. Em caso de pandemias e surtos de gripes de novos vírus, mantenha isolamento, use máscara, lave as mãos com água e sabão com frequência, use alcool gel e procure ajuda médica.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail