Como evitar colocar a mão no rosto

eCycle

Você coloca a mão no rosto 16 vezes por hora e os germes adoram isso. Entenda como parar

mão no rosto
Imagem editada e redimensionada de Austin Wade, está disponível no Unsplash

Os germes adoram quando você coloca a mão no rosto, mas existem coisas simples que você pode fazer para quebrar esse hábito.

Por que parar de colocar a mão no rosto

  • Colocar a mão no rosto pode aumentar significativamente o risco de infecção por vírus da gripe, resfriado ou coronavírus;
  • Seus olhos e boca são áreas em que os vírus podem facilmente entrar no seu corpo;
  • Estudos descobriram que as pessoas tocam o rosto mais de 16 vezes em uma hora;
  • Tocamos nossos rostos com tanta frequência que as chances de contaminar nossas mãos entre as lavagens são extremamente altas;
  • Especialistas dizem que usar luvas pode ajudá-lo a quebrar o hábito de tocar seu rosto com frequência.

Todos fazemos isto: colocar a mão no rosto inúmeras vezes todos os dias. O nariz coça, os olhos ficam cansados, a boca fica suja e as mãos parecem ser levadas para essas áreas sem que pensemos duas vezes. No entanto, colocar a mão no rosto pode aumentar significativamente o risco de infecção por vírus da gripe ou resfriado, mas principalmente por coronavírus.

Sua boca e olhos são áreas em que os vírus podem entrar no corpo com mais facilidade, e basta tocar neles com um dedo que já está infectado.

Duas maneiras de transmitir uma infecção

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o coronavírus, também chamado SARS-CoV-2, é transmitido de pessoa para pessoa, como muitas outras infecções respiratórias.

Isso inclui gotículas respiratórias produzidas quando alguém espirra ou inspira o ar dos pulmões de outras pessoas, tocando uma superfície contaminada por vírus e usando essa mão para tocar os olhos ou boca.

Embora possamos evitar facilmente estar perto de alguém que está obviamente doente ou tomar precauções contra vírus presentes no ar usando uma máscara, é quase impossível evitar o vírus quando está em superfícies.

Você coloca a mão no rosto o tempo todo

Cientistas que pesquisaram esse comportamento descobriram que as pessoas colocam a mão no rosto constantemente. Em um estudo, em que dez indivíduos foram observados sozinhos em um ambiente de escritório por três horas, os pesquisadores descobriram essas pessoas colocaram a mão no rosto 16 vezes por hora.

Outro estudo, que observou 26 estudantes de medicina de uma universidade da Austrália, descobriu que esses estudantes tocavam o rosto 23 vezes por hora. Quase metade dos toques no rosto envolvia a boca, nariz ou olhos, que são os caminhos mais fáceis para vírus e bactérias entrarem no organismo.

Até mesmo profissionais médicos, que deveriam saber melhor sobre os riscos do hábito de colocar a mão no rosto, tocam o rosto, em média, 19 vezes em duas horas.

Lavar as mãos é fundamental

De acordo com estudo, lavar a mão com frequência e durante 20 segundos pode ajudar a evitar infecções. Mas também é preciso evitar levar a mão ao rosto, uma vez que nunca se sabe quando tocamos algum objetivo contaminado com germes gravemente nocivos.

De acordo com o CDC, a lavagem eficaz das mãos consiste em cinco etapas simples:

  • Molhar
  • Espumar
  • Esfregar
  • Enxaguar
  • Secar

No entanto, as pessoas colocam a mão no rosto tantas vezes que as chances de contaminar as mãos entre as lavagens são extremamente altas. Basta tocar em uma maçaneta ou superfície semelhante e você corre o risco de infecção novamente.

Usar um anel novo, uma pulseira ou outro adereço pode servir como lembrete para aumentar a conscientização sobre a lavagem das mãos.

É um hábito que você pode quebrar

Zachary Sikora, psicóloga clínica do hospital Northwestern Medicine Huntley em Huntley, Illinois, ofereceu as seguintes dicas para evitar colocar a mão no rosto, principalmente durante surtos ou epidemias:

“Esteja atento à sua intenção de manter as mãos afastadas do rosto. Apenas uma breve pausa pode ajudá-lo a ter mais consciência do que está fazendo com as mãos - ela disse.

Também vale colocar lembretes como Post-it em sua casa ou escritório, para que você possa vê-los e lembrar que deseja manter as mãos afastadas do rosto.

“Mantenha suas mãos ocupadas. Se você estiver em casa assistindo TV, tente dobrar a roupa, verificar o correio ou segurar algo nas mãos ”, explicou Sikora, acrescentando que até um lenço serve, desde que você lembre de manter a mão afastada do rosto.

Ela também recomendou o uso de um antisséptico para as mãos perfumado ou um sabonete perfumado para ajudar a lembrar de manter a mão afastada do rostotoda vez que você sentir o cheiro.

Se você estiver em uma reunião ou assistindo uma aula, entrelace seus dedos e coloque as mãos no colo. Se você sabe que costuma tocar o rosto e acha difícil mudar esse hábito, em casos extremos, como de um surto ou pandemia, use luvas.

Em períodos de surtos ou pandemias, você pode usar luvas quando estiver em locais públicos e com maior probabilidade de ser exposto ao tocar em superfícies com germes. Em seguida, remova-as quando chegar ao seu destino. Pode ser incomum, mas usar luvas em casa também pode ajudá-lo a quebrar o hábito de colocar a mão no rosto.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×