Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Os diuréticos naturais podem ser encontrados no armário da sua cozinha

Os diuréticos são substâncias que aumentam a quantidade de urina produzida e ajudam o organismo a liberar o excesso de água. Esse excesso é chamado de retenção líquida, e pode causar inchaço nas pernas, tornozelos, abdômen, mãos e pés.

Normalmente, a retenção de líquidos costuma aparecer depois de viagens de avião, alterações hormonais e consumo de sal em excesso. Quadros mais sérios que podem causar retenção de líquidos são problemas renais, hepáticos, doenças da tireoide e insuficiência cardíaca.

hipertireoidismo-hipotireoidismo
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: qual a diferença?

Quando a ingestão de água não é suficiente, o corpo tende a reter água, fazendo com que a pessoa se sinta mais pesada e inchada que o normal e menos ágil ou ativa. A retenção de líquidos é um problema de saúde comum e pode ocorrer diariamente, podendo ser causada por fatores como dieta, ciclo menstrual e genética. Alguns alimentos podem servir como diurético natural, confira uma lista com os oito melhores diuréticos naturais.

1. Café

Imagem editada e redimensionada de Nathan Dumlao, está disponível no Unsplash

O café pode proporcionar alguns benefícios para a saúde. Ele também é um diurético natural, principalmente devido ao seu teor de cafeína (1). Altas doses de cafeína entre 250 e 300 mg (o equivalente a cerca de duas a três xícaras de café) têm efeito diurético (2).

Isso significa que beber algumas xícaras de café pode causar um aumento na produção de urina. No entanto, é improvável que uma porção padrão de café, ou cerca de uma xícara, contenha cafeína suficiente para ter esse efeito. Além disso, se você bebe regularmente café, provavelmente desenvolverá uma tolerância às propriedades diuréticas da cafeína e não experimentará efeitos (2, 3)

Conheça 10 incríveis benefícios do café

2. Extrato de dente-de-leão

O extrato de dente-de-leão, também conhecido como Taraxacum officinale, é conhecido por seus efeitos diuréticos (4, 5). Um estudo sugeriu que esses efeitos acontecem por conta do seu alto teor de potássio (6).

Ingerir alimentos ricos em potássio contribui para a perda de sódio e água pelos rins (7). Isso pode ser benéfico, pois a maioria das dietas modernas é rica em sódio e pobre em potássio, o que pode causar retenção de líquidos (8).

Em teoria, o alto teor de potássio do dente-de-leão significa que esse suplemento pode ajudar a eliminar o excesso de água causado por uma alta ingestão de sódio. No entanto, o conteúdo real de potássio do dente-de-leão pode variar, assim como seus efeitos (6).

Um estudo em humanos descobriu que tomar um suplemento de dente-de-leão aumentou a quantidade de urina produzida nas cinco horas após tomar o suplemento. Por outro lado, a perda de potássio no organismo provoca o efeito contrário, favorecendo a retenção de líquidos (9).

Por esse motivo muitas pessoas recorrem a diuréticos poupadores de potássio, que eliminam o sódio e a água, mas poupam o potássio. No entanto, essas opções não são naturais, e sim um grupo de fármacos, que deve ser tomado por pessoas que são propensas a retenção de líquidos.

3. Cavalinha

A cavalinha é uma planta usada há anos como diurético natural. Um estudo realizado com homens descobriu que essa erva é tão eficaz quanto a hidroclorotiazida, um medicamento, em auxiliar as pessoas a aumentarem a excreção de água.

Entretanto não é recomendado usar a cavalinha a longo prazo. Ela também não é recomendada para pessoas com insuficiência renal ou diabetes. Lembre-se de que os remédios à base de plantas também podem conter quantidades variáveis ​​de seu ingrediente ativo, portanto, devem ser usadas levando em consideração a variação dos seus efeitos. Saiba mais sobre esse tema na matéria:

chá de cavalinha
Para que serve o chá de cavalinha?

4. Salsa

A salsa é usada como diurético na medicina popular. Tradicionalmente, é ingerida na forma de chá várias vezes ao dia para reduzir a retenção de água (10). Estudos em ratos mostraram que ela pode aumentar o fluxo de urina e exercer um efeito diurético leve. No entanto, nenhum estudo em humanos examinou a eficácia da salsa como diurético. Como resultado, atualmente não se sabe se tem o mesmo efeito nas pessoas e, se houver, quais doses são mais eficazes. Saiba mais na matéria:

salsão
Salsão: benefícios, receitas e como usar

5. Hibisco

O hibisco é uma família de plantas conhecida por produzir flores bonitas e coloridas. O hibisco tem sido comumente usado para fazer um chá medicinal chamado “roselle” ou “chá azedo”. Um estudo concluiu que o chá de hibisco reduz a pressão de pessoas com hipertensão arterial.

O chá de hibisco também funciona como um ótimo diurético natural. Alguns estudos concluíram que ele remédio eficaz para retenção de líquidos leve.

Alguns estudos de laboratório e em animais indicaram que ele pode ter um efeito diurético leve (15, 16). Entretanto, um estudo realizado na Tailândia deu a 18 pessoas três gramas de hibisco em forma de chá diariamente por 15 dias. No entanto, eles descobriram que isso não teve efeito sobre a produção de urina (14).

cha-de-hibisco
Chá de hibisco: para que serve e como fazer

No geral, os resultados foram variados. Apesar de observar um efeito diurético em animais, pequenos estudos em pessoas que tomaram hibisco até agora não demonstraram nenhum efeito diurético (confira aqui os estudos: 14, 17).

6. Cominho

O cominho é uma planta muito utilizada na medicina ayurvédica na Índia para tratar distúrbios digestivos, dores de cabeça e enjoos matinais (18).

Na medicina marroquina, o cominho também é usado como diurético. Um estudo realizado em ratos descobriu que a administração de extrato de cominho em forma líquida aumentou significativamente a produção de urina em 24 horas.

Ayurveda
O que é a Ayurveda?

7. Chá verde e preto

Tanto o chá preto quanto o verde contêm cafeína e podem atuar como diuréticos. Em ratos, o chá preto demonstrou ter um efeito diurético leve. Isso foi atribuído ao seu conteúdo de cafeína (20).

No entanto, como no caso do café, pode haver tolerância aos efeitos da cafeína presente no chá. Isso significa que o efeito diurético só é provável de ocorrer em pessoas que não tomam chá regularmente (3).

8. Nigella Sativa

Nigella sativa, também conhecida como “cominho preto”, é um tempero com impressionantes propriedades medicinais, incluindo seu efeito diurético (21)

Estudos em animais mostraram que o extrato de Nigella sativa pode aumentar a produção de urina e diminuir a pressão arterial em ratos com pressão alta (22, 23 e 24).

Medicamentos diuréticos

Nem sempre o uso de diuréticos naturais vai ser a solução. Algumas pessoas precisam recorrer a alternativas químicas, fármacos, para tratar condições mais sérias, como insuficiência renal aguda e hipertensão arterial. Nesse caso, é feito o uso de diurético tiazídico e o diurético de alça, recomendado pelo profissional de saúde responsável pelo caso.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais