Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Tanto a escova de dentes elétrica quanto a manual são eficazes na remoção da placa bacteriana que causa cáries e gengivite

Escovar os dentes é a base de uma boa higiene bucal. A escova de dentes elétrica e a escova de dentes manual são eficazes na remoção da placa bacteriana, que causa cáries e doenças. Mas qual é a melhor escolha? Confira:

Benefícios da escova de dentes elétrica

As cerdas da escova de dentes elétrica vibram ou giram para ajudar a remover o acúmulo de placa dos dentes e e da gengiva. A vibração permite mais micro-movimentos toda vez que você move sua escova de dentes.

Mais eficaz na remoção de placa bacteriana

Uma revisão de estudos mostrou que, em geral, a escova de dente elétrica diminui mais placa e gengivite do que a escova de dentes manual. Após três meses de uso, a placa foi reduzida em 21% e a gengivite em 11% . A escova de dentes oscilante (rotativa) parece funcionar melhor do que a escova de dentes vibratória.

gengivite
Gengivite: o que é e como tratar

Mais fácil para pessoas com mobilidade limitada

A escova de dentes elétrica faz a maior parte do trabalho. Ela pode ser útil para qualquer pessoa com mobilidade limitada, como pessoas com a síndrome do túnel do carpo, deficiência do desenvolvimento e artrite.

Pode melhorar o foco na escovação

Um estudo descobriu que as pessoas ficam mais concentradas ao escovar os dentes usando uma escova de dentes elétrica, o que pode melhorar a escovação.

Pode melhorar a saúde bucal em pessoas com aparelhos ortodônticos

Um outro estudo descobriu que a escova de dentes elétrica é particularmente útil para pessoas com aparelhos ortodônticos, pois facilita a escovação. Entre as pessoas com aparelhos que já apresentavam boa saúde bucal, entretanto, os níveis de placa eram os mesmos, quer usassem uma escova de dentes elétrica ou não.

Banho & Corpo
Seu banho e cuidado pessoal mais relaxante, natural e sustentável
A partir de R$9,00
Frete CO2 Neutro
Comprar

Benefícios da escova de dentes manual

A escova de dentes manual existe há muito tempo e ainda é uma ferramenta eficaz para limpar os dentes e prevenir a gengivite. Se você se sentir mais confortável com uma escova de dentes manual, continue usando-a – o importante é que você escove seus dentes ao menos duas vezes por dia, todos os dias.

Acessível

Você pode obter uma escova de dentes manual em quase qualquer supermercado, posto de gasolina, loja ou farmácia a um preço acessível. Ela não precisa ser carregada para funcionar, assim você pode usar uma escova de dentes manual em qualquer lugar e a qualquer momento.

Desvantagem

Um estudo descobriu que as pessoas eram mais propensas a escovar os dentes com muita força se usassem uma escova manual, em comparação à elétrica. Escovar com muita força pode machucar suas gengivas e dentes.

Usar uma escova de dentes manual também pode tornar mais difícil saber se você está escovando o tempo suficiente para cada sessão, já que não há um cronômetro embutido. Considere colocar um timer de cozinha em seu banheiro para cronometrar suas sessões de escovação.

Crianças

A melhor escova de dentes para o seu filho é a que ele provavelmente usará. Os especialistas recomendam cerdas macias e uma cabeça de escova de dentes para crianças. Não há escova de dentes manual nem elétrica que necessariamente seja melhor para crianças pequenas. Os mesmos prós e contras de cada tipo ainda se aplicam.

creme dental caseiro
Veja como fazer creme dental caseiro

As crianças podem usar com segurança uma escova de dentes elétrica por conta própria. No entanto, é recomendável que sejam supervisionada para que se tenha a certeza de que não estão engolindo a pasta.

Quando substituir a escova de dentes

Todas as escovas de dentes precisam ser substituídas a cada três ou quatro meses, e devem ser descartadas corretamente. Substitua a sua se ela parece desgastada ou se você a usou quando estava muito doente. Ao usar uma escova de dentes elétrica, também é necessário descartar as pilhas corretamente. Saiba como na matéria: “Como fazer o descarte de pilhas e baterias?“. Se você prefere a manual, dê preferência a opções mais ecofriendly, como a de bambu.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais