Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bactéria H. Pylori é responsável por 80% das úlceras gástricas e 90% das úlceras duodenais

A Helicobacter pylori (H. pylori) é uma espécie de bactéria capaz de sobreviver no ambiente ácido do estômago humano, onde se desenvolve e pode causar infecções. Ela é a principal causa de 80% dos casos de úlceras gástricas e 90% das úlceras duodenais, podendo aumentar a chance de câncer no estômago. A infecção pela H. pylori é muito comum e há indícios de que sua transmissão pode se dar pela saliva ou através do consumo de água e alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas.

Sintomas

A boa notícia é que, na maior parte dos casos, a bactéria H. pylori não chega a causar problemas nem a gerar um processo inflamatório. Quando eles ocorrem, os principais sintomas são:

  • Dor ardente no abdômen
  • Inchaço
  • Náusea
  • Perda de apetite
  • Arroto frequente
  • Perda de peso inexplicada

Nos casos em que a H. pylori gera sintomas, o tratamento geralmente se dá com remédios para o estômago e antibióticos. O uso desses tratamentos convencionais pode ser difícil para algumas pessoas, já que às vezes acarreta efeitos colaterais negativos, como dor de estômago, náusea, diarreia e perda de apetite.

Além disso, algumas bactérias são resistentes aos antibióticos, o que complica o tratamento tradicional. Por isso, algumas pessoas acabam buscando opções de tratamento natural para a H. Pylori.

Remédio para diarreia
Remédio para diarreia: 6 dicas no estilo caseiro

Mas, antes de pensar em abandonar o tratamento convencional, tenha em mente que os estudos in vivo e in vitro sobre tratamentos naturais para H. Pylori mostraram que esses métodos são capazes apenas de reduzir as populações de bactérias, mas não as erradica completamente.

H. Pylori. Imagem editada e redimensionada de Patho, está disponível no Wikimedia sob a licença CC BY-SA 3.0

Dessa forma, procure utilizar as opções naturais que indicaremos a seguir como tratamento complementar ao convencional e busque ajuda médica para melhor embasar as decisões relativas à sua saúde.

Opções de tratamento natural para a H. Pylori

Probióticos

Os probióticos ajudam a manter o equilíbrio entre as bactérias intestinais boas e ruins. De acordo com um estudo, tomar probióticos antes ou depois do tratamento padrão para H. pylori pode melhorar as taxas de erradicação da bactéria. A desvantagem dos antibióticos é que eles também matam a bactérias boas do estômago. É aí que estão os benefícios de consumir probióticos, pois eles ajudam a repor essas boas bactérias.

Eles também ajudam a reduzir o risco de crescimento excessivo de leveduras. Um alimento famoso por ser probiótico é o chucrute.

Chucrute
Chucrute: benefícios e como fazer

Pesquisadores encontraram evidências que sugerem que a bactéria Lactobacillus acidophilus oferece os melhores resultados para o tratamento de H. Pylori. Você também pode encontrar lactobacilos em cápsulas vendidas em farmácias e lojas virtuais. Para saber mais sobre os probióticos e onde encontrá-los, confira o vídeo abaixo:

Chá verde

Um estudo em camundongos mostrou que o chá verde pode ajudar a matar e a retardar o crescimento de bactérias Helicobacter. O estudo descobriu que consumir chá verde antes do desenvolvimento da infecção evita a inflamação do estômago e que tomar o chá durante a infecção reduz a gravidade da gastrite. Saiba mais sobre essa bebida na matéria:

chá verde
Chá verde: benefícios e para que serve

Azeite

O azeite também é um tratamento natural para a Helicobacter Pylori. Um estudo mostrou que ele tem propriedades antibacterianas contra oito cepas de H. pylori, sendo três dessas cepas resistentes a antibióticos. Ele também ajuda a manter o equilíbrio do ácido gástrico. Saiba mais sobre ele na matéria:

azeite-de-oliva
Azeite de oliva: benefícios dos diferentes tipos

Raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz é um remédio natural comum para úlceras de estômago e também ajuda a combater o H. pylori. De acordo com um estudo, a raiz não mata diretamente as bactérias, mas ajuda a evitar que elas grudem nas paredes das nossas células.

Brotos de brócolis

Um composto presente nos brotos de brócolis chamado sulforafano pode ser usado no tratamento natural contra o H. pylori. Pesquisas em ratos e humanos sugerem que a substância reduz a inflamação gástrica, a colonização bacteriana e seus efeitos. Um estudo realizado em pessoas com diabetes tipo 2 que estavam com H. pylori mostrou que o pó de brócolis combate a bactéria e melhora os fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Fototerapia

Estudos mostram que o H. pylori é vulnerável à luz. No tratamento com a fototerapia é utilizada luz ultravioleta dentro do estômago. Essa é uma alternativa quando os antibióticos não funcionam, apesar de não poder ser feita em casa.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais