Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além de desagradável esteticamente, o tártaro pode acabar danificando os dentes e a gengiva

Como tirar o tártaro do dente é uma pergunta frequente feita por quem percebeu os seus dentes mais amarelados ao longo do tempo. Se você é uma dessas pessoas, confira oito dicas práticas de como remover a placa bacteriana para evitar a formação de tártaro nos dentes.

Mas, lembre-se: dependendo do caso, quando o tártaro já está formado, é melhor procurar ajuda odontológica, pois o tártaro pode causar danos irreversíveis na gengiva e na arcada dentária.

O que o tártaro no dente pode causar?

Crianças escovando os dentes
Crianças escovando os dentes. Imagem de Jenny Friedrichs pro Pixabay

Na odontologia, o tártaro é chamado de cálculo dental, sendo resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme. Após cerca de 21 dias, caso o biofilme bacteriano não seja removido, há a fixação de uma comunidade de bactérias. Dessa forma, surge o tártaro, na parte interna e externa da linha da gengiva, na superfície dos dentes. Além de ser desagradável esteticamente, o tártaro pode levar à danificação dos dentes e da gengiva se não for removido.

A maneira mais fácil de evitar a formação de tártaro é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e manter uma boa higiene bucal. Você deve usar uma escova macia que deve ser substituída a cada três meses. Você também pode considerar o uso de uma escova de dentes elétrica, que pode ser mais eficiente do que a escova de dentes tradicional. Confira como evitar ou se livrar do tártaro:

Como tirar o tártaro nos dentes de um jeito caseiro?

Passe o fio dental antes da escovação:

  1. Segure 18 centímetros de fio dental, envolvendo uma extremidade em torno de cada um dos seus dedos do meio;
  2. Segure o fio dental entre os dedos polegares e indicadores e, em seguida, empurre-o suavemente entre dois dentes;
  3. Mova o fio fazendo um formato de “C” na lateral de um dente;
  4. Esfregue o fio suavemente para cima e para baixo, continuando a pressioná-lo contra o dente;
  5. Repita esse processo em todos os dentes, incluindo os do fundo.

Depois de passar o fio dental, você deve passar dois minutos escovando os dentes:

  1. Coloque uma quantidade de creme dental do tamanho de uma ervilha na sua escova. Para as crianças, a quantidade de pasta de dente deve ser do tamanho de um grão de arroz;
  2. Segure a escova de dentes em um ângulo de 45 graus com a gengiva;
  3. Mova a escova para frente e para trás em movimentos curtos e suaves com a mesma largura de cada um dos seus dentes;
  4. Escove todas as superfícies externas, superfícies internas e superfícies de mastigação, e não esqueça da língua;
  5. Para o interior dos dentes da frente, incline a escova verticalmente e faça pequenos movimentos para cima e para baixo.

Com esses passos, sua saúde dentária certamente estará em bom estado. Mas, infelizmente, a placa bacteriana se acumula rapidamente após ser removida. Alguns especialistas recomendam outras receitas caseiras para tirar o tártaro dos dentes, incluindo tratamento com óleo de coco, entre outras dicas, confira:

1. Óleo de coco

Para evitar o tártaro dos dentes, bocheche uma colher de sopa de óleo de coco durante 20 a 30 minutos. O óleo de coco é benéfico para saúde bucal porque contém ácidos graxos como o ácido láurico, uma substância com efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos.

Um outro estudo publicado pela plataforma PubMed concluiu que o óleo de coco é um ótimo adjuvante na diminuição da formação de placa e gengivite induzida por placa – o que o torna um aliado na higienização bucal diária.

Óleo de coco
Óleo de coco natural: para que serve e como usar

2. Cascas de limão ou laranja

Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.

3. Como tirar tártaro dos dentes com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um clareador natural, que ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho. Mas é preciso tomar cuidado: o vinagre é um produto ácido, que pode causar danos ao esmalte dos dentes. Se for usar vinagre para tirar o tártaro dos dentes, lave bem a boca e escove os dentes com pasta depois.

Vinagre de maçã
12 benefícios do vinagre de maçã

4. Casca de banana

A casca da banana contém ácidos naturais que ajudam a clarear os dentes, além de conter diversos nutrientes. A técnica é a mesma usada com cascas de laranja: esfregue a parte interna da casca de banana nos dentes por alguns minutos. Depois é feita a limpeza dos dentes mais uma vez.

5. Como tirar tártaro dos dentes com morango e sal

Escove os dentes com uma mistura de três morangos grandes bem amassados com uma colher (de café) de sal. Seque os dentes com um lenço e aplique a mistura usando a escova de dente. Deixe agir por cinco minutos e enxágue. Escove em seguida.

Por ser rico em vitamina C, o morango ajuda a evitar o tártaro, que também afeta a cor dos dentes. Além disso, o fruto contém ácido málico, uma enzima que clareia os dentes.

8. Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão brasileiro, é uma raiz com propriedades antibióticas e que também ajuda a evitar o tártaro dos dentes. Apesar de ser amarela, basta escovar os dentes com um pouco de cúrcuma em pó e na hora já é possível percebê-los ficando mais brancos. Você também pode fazer uma mistura da cúrcuma com um pouco de óleo de coco, para obter uma textura mais agradável.

Açafrão-da-terra: benefícios e diferentes usos

9. Como tirar tártaro dos dentes com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode prevenir o acúmulo de tártaro nos dentes, além de contribuir para o seu tratamento. É uma substância levemente abrasiva e pode ser usada na escovação para a remoção de manchas e clareamento dos dentes.

Contudo, é importante tomar cuidado para não danificar o esmalte dos dentes, certificando-se de que não está fazendo muita força. Para tirar o tártaro dos dentes com auxílio do bicarbonato de sódio, escove os dentes com uma mistura de bicarbonato de sódio e água ou deixe essa pasta agir por 15 minutos nos dentes.

O que acontece se não fizer a limpeza de tártaro?

O acúmulo de placa pode ter sérias consequências para a saúde. As bactérias do tártaro criam ácido alimentando-se dos açúcares dos alimentos ingeridos, o que pode danificar os dentes, causar mau hálito e cáries. As bactérias também produzem toxinas que podem danificar a gengiva, levando à doença periodontal (doença da gengiva).

gengivite
Gengivite: o que é e como tratar

Ao contrário da placa bacteriana, a remoção do tártaro não ocorre por meio da escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, deve ser feita uma visita ao seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

Como evitar a formação de tártaro nos dentes

A melhor maneira de evitar a formação de placa bacteriana é manter bons hábitos dentários. Escove os dentes por dois minutos pelo menos duas vezes por dia (idealmente uma vez pela manhã e uma vez antes de ir para a cama) e use fio dental pelo menos uma vez por dia.

Consultas odontológicas regulares também são essenciais para prevenir a formação de tártaro. Seu dentista vai raspar e limpar os dentes para que fiquem livres da placa e do tártaro. Eles também podem realizar um tratamento com flúor, que pode prevenir e retardar o crescimento de bactérias da placa bacteriana e o acúmulo de tártaro nos dentes. Isso ajuda a prevenir a cárie dentária.

Um estudo sugere que a goma de mascar adoçada com sorbitol ou xilitol entre as refeições pode impedir o acúmulo de placa bacteriana. Mas certifique-se de não adquirir chiclete com açúcar, o que estimula o crescimento de bactérias nos dentes. Além disso, manter uma dieta saudável com baixo teor de açúcares adicionados também ajuda a prevenir o tártaro e outros problemas de saúde. Certifique-se de comer vegetais frescos e grãos integrais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais