Aromaterapia é um remédio natural para rinite. Entenda

eCycle

Uso de óleos essenciais é uma terapia alternativa eficaz para o tratamento da rinite

Rinite

Rinite é uma inflamação nas mucosas das cavidades nasais causada por uma reação exagerada do sistema imune a algum agente alérgeno (que causa alergia) ou pela própria anatomia da cavidade nasal do indivíduo. A rinite pode ser confundida com o resfriado e a gripe, entretanto, esses dois últimos são causados por vírus.

Sintomas de rinite

Quem sofre de rinite sabe bem que os desconfortos são inúmeros: coriza, insensibilidade a odores, irritação, obstrução nasal, coceira, olhos lacrimejantes e por aí vai. Nos estados mais graves a rinite pode até evoluir para uma sinusite. Mas a boa notícia é que existem formas de aliviar esses sintomas, e a aromaterapia é uma delas.

Remédio para rinite

A aromaterapia é uma terapia alternativa utilizada no tratamento de diversas doenças físicas e emocionais. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais, sendo uma medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa. No caso da rinite, a aromaterapia tem se mostrado uma alternativa eficaz de tratamento de seus sintomas. Para saber mais sobre a aromaterapia, confira a matéria "O que é aromaterapia e quais seus benefícios?". Para saber os benefícios dos óleos essenciais, acesse a matéria "O que são e para que servem os óleos essenciais?".

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são o produto base da aromaterapia; eles podem intervir em certos sintomas de maneira rápida e eficaz, demonstrando ação anti-inflamatória e imunomoduladora, resultando numa melhora significativa da resposta imunológica.

Alguns óleos essenciais ainda possuem ação mucolítica, broncodilatadora, expectorante e antialérgica.

O que utilizar

Para obstrução nasal, podem ser utilizados os óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto globulus, alecrim QT cânfora e alecrim QT cineol.

Quem tem dificuldades para dormir pode utilizar os óleos essenciais de lavanda francesa, sálvia esclareia e bergamota.

Para coceira no nariz e garganta podem ser utilizados os óleos essenciais de espruce branco, eucalipto globulus e eucalipto radiata.

Para dor de cabeça são recomendados os óleos essenciais de hortelã-pimenta, lavanda francesa e manjericão.

Para aliviar dores musculares podem ser utilizados os óleos essenciais de bétula doce, wintergreen, hortelã-pimenta e alecrim QT cânfora.

Quem sente fadiga ou mal-estar também pode utilizar hortelã-pimenta, alecrim QT cânfora e alecrim QT cineol.

Mas atenção: não é recomendado utilizar óleos essenciais de hortelã-pimenta e eucalipto globulus em crianças menores de dois anos e nem utilizar o óleo essencial de alecrim QT cânfora em grávidas e pessoas com hipertensão.

Como utilizar

Para aproveitar os benefícios dos óleos essenciais de sua preferência, aplique de três a dez gotas dos óleos essenciais numa bacia com água quente e, colocando o rosto acima da bacia, tampe a cabeça com uma toalha e inale o vapor durante um minuto ou mais.

Ações complementares

Para além de tratar os sintomas da rinite é preciso investigar o que a causou. Se for um problema anatômico das cavidas nasais, é preciso conversar com um médico em busca da melhor alternativa, e se for o caso, até mesmo uma cirurgia.

Se as causas da rinite forem agentes alérgenos, procure investigar com o médico quais são esses agentes para eliminá-los do dia a dia. Normalmente a rinite pode ser causada por inalação de pólen, fumaça, produtos químicos, poeira, ingestão de leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe, crustáceos, entre outros. Até mesmo o contato da pele com substâncias químicas como perfumes, cremes, látex, plantas, insetos pode desencadear a rinite. Tratando dos sintomas e investigando suas causas, é muito provável que você tenha sucesso no tratamento da rinite.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail