Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda mais sobre as orquídeas, plantas delicadas que podem ser encontradas em diversas espécies e cores.

As orquídeas compõem a família Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. Elas despertam interesse de admiradores e colecionadores como nenhuma outra espécie – existem até os chamados “orquidófilos”. São mais de 35 mil espécies diferentes na natureza, sendo a maioria utilizada para fins ornamentais, e algumas cultivadas pela sua utilidade. Esse é o caso da espécie Vanilla, utilizada na produção de baunilha, e a perfumada Jumellea, utilizada na produção de perfumes e tabaco.

As orquídeas podem florir até três vezes por ano e suas flores duram até três meses. Porém, não existem épocas específicas em que cada flor floresça, já que isso depende de fatores ambientais. Pela beleza, variedade de cores e facilidade de cultivo, pode ser uma excelente ideia optar por orquídeas para presentear amigos e entes queridos. A seguir, saiba mais sobre as orquídeas.

planta-rosa-morrendo
Salve uma planta que está morrendo

Como plantar orquídeas

Orquídeas Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum estão entre as mais fáceis de plantar e são recomendadas para a maioria dos jardineiros iniciantes e cultivadores de orquídeas. Como é possível ver acima, cada espécie precisa de um cuidado específico.

As orquídeas são resistentes, mas questões relacionadas ao espaço e à falta de adubação influenciam bastante em seu desenvolvimento. Além disso, as epífitas, que são cerca de 90% das espécies cultivadas, preferem estar em árvores. Já as terrestres como a paphiopedilum e a orquídea-bambu preferem vasos fundos ou serem plantadas no chão com muitos compostos orgânicos, nunca em árvores. Mas as orquídeas de vaso precisam de uma drenagem caprichada.

Como cuidar de orquídeas

As raízes de todas as espécies de orquídea precisam ficar arejadas. Portanto aconselha-se colocá-las em um recipiente com furos, de barro ou de xaxim de palmeira, feito com fibras orgânicas e livre de substâncias tóxicas ou químicas. 

O tipo de substrato utilizado também influencia no desenvolvimento das orquídeas. Isso porque ele ajuda a conservar a água por mais tempo. Muitas pessoas usam placas de madeira, fibra de coco e carvão.

Plantar orquídeas é, no geral, simples, mas tenha muita atenção na hora de regá-las. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta de água. Quando o clima estiver quente, regue pelo menos duas vezes por semana. A maneira correta de regá-las é pelas raízes durante a manhã, evitando que as folhas fiquem molhadas, pois isso pode causar doenças.

Regue-as deixando a água escorrer totalmente, você saberá quando molhá-la verificando se o substrato está seco – ele deve estar sempre úmido, mas jamais encharcado. Para verificar se o substrato já secou, aponte um lápis e, o afunde alguns centímetros no substrato. Caso ele mude de cor (a ponta do lápis), o substrato ainda está úmido, caso não mude, ele já secou.

Adube sua orquídea no máximo uma vez por mês. Adubar demais pode queimar as raízes e dificultar a floração, e não adubar dificulta o processo. Você pode utilizar adubo orgânico, como farinha de osso e torta de mamona, facilmente encontrados em qualquer loja de jardinagem ou nos setores de jardinagem de supermercados. Também é possível usar o adubo oriundo da compostagem doméstica.

Qual o melhor lugar para deixar orquídeas?

Prefira deixar sua planta em locais onde ela possa tomar sol no horário da manhã ou no final da tarde. As orquídeas precisam tomar sol e ficar em locais arejados para florescerem.

O que fazer para ter orquídeas floridas o ano todo?

Se você manter sua planta com as dicas anteriores, cuidando do ambiente e de seu solo, eles vão continuar florescendo o ano todo. Contudo, podem não aparecer após alguns meses para florescerem saudáveis novamente.

A flor de orquídea

Manchas na folhagem podem indicar que a planta tenha sido atacada por uma praga. Mas isso dificilmente acontecerá se ela for cultivada de forma adequada. As cochonilhas são um dos maiores inimigos dos orquidófilos. Pois sugam a seiva da planta e, caso não sejam combatidas, podem até matá-la.

Caso sua planta seja atacada, utilize defensivos, procurando optar pelas fórmulas naturais. Os produtos químicos industrializados são comprovadamente prejudiciais não só às plantas, mas também aos cultivadores. Uma dica é utilizar o óleo de neem em suas orquídeas. Isso porque ele não é tóxico e combate cerca de 200 tipos de predadores de plantas.

Fique de olho em caso de:

  • Pontos pretos – queimadura do sol, falta de água ou nutrientes;
  • Folhas enrugadas – falta de água;
  • Bulbo encolhido – falta de água e nutrientes;
  • Manchas – ataque de fungos ou bactérias;
  • Folha amarelada – excesso de água ou falta de nutrientes;
  • Buracos nas folhas – ataque de fungos.

Não colete ou adquira orquídeas do mato. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos com plantas disponíveis. A orquidofilia está intimamente associada à causa ecológica e todo cultivador de orquídeas deve ser, acima de tudo, um defensor do meio ambiente.

Conheça alguns tipos de orquídea famosos

Phalaenopsis

Gênero de orquídeas asiáticas, as Phalaenopsis também são conhecidas como “orquídeas-borboletas”, pela semelhança das flores com asas de borboleta. Esse tipo de planta prefere sombra, calor e pouco acúmulo de água. Elas podem florir até três vezes por ano e suas flores duram até três meses. 

As cores dessa flor variam: branca, rosa, azul, roxa, e há também versões híbridas: branca com rosa, azul com branco, amarelo e rosa. As orquídeas brancas são as mais comuns, enquanto a orquídea amarela é rara, sendo mais difícil de encontrar.

Dendrobium

Também conhecida por “orquídea olho-de-boneca”, é um dos gêneros que mais tem espécies, geralmente de fácil cultivo. As orquídeas desse tipo costumam florescer no fim da primavera, e na época de crescimento precisam ser regadas frequentemente.

Oncidium

É um gênero de orquídeas largamente distribuídas na América Latina, conhecida no Brasil como “chuva-de-ouro”. Suas flores são pequenas, delicadas e muitas vezes perfumadas. Como é o caso da Oncidium sharry baby, que exala cheiro de chocolate na floração.

Cattleya

São as mais vendidas no Brasil, com cerca de trinta espécies no país. Elas costumam se adaptar a todos os tipos de clima e possuem flores perfumadas, que duram em média de dez a trinta dias.

Vanda

Conhecida por suas cores vibrantes e beleza peculiar, as Vandas são uma das espécies de orquídea mais procuradas. Suas raízes são aéreas e devem ficar soltas. Sendo que o indicado é borrifar as raízes com água assim que elas ficarem com um tom acinzentado. Normalmente, em dias quentes, o ideal é borrifar duas vezes e, em dias frios, uma vez.

Paphiopedium

A “orquídea sapatinho”, recebe esse apelido pelo seu formato exótico, em que o labelo tem o formato de um sapato. Por este mesmo motivo, os colecionadores dessa espécie são chamados de “sapateiros”. É uma planta de fácil cultivo, com flores solitárias de hastes longas que permanecem por mais de vinte dias.

Orquídeas
Imagem de Zoltan Tasi em Unsplash


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais