Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A misofonia é pouco conhecida, mas é mais comum do que se imagina e não possui tratamento

Você já ouviu falar sobre misofonia? Provavelmente não, certo? Mas ela é muito mais familiar do que aparenta. A misofonia é uma condição em que o indivíduo não consegue tolerar certos sons emitidos por pessoas próximas, como o da respiração ou o da mastigação.

Pessoas que não têm misofonia muitas vezes nem percebem tais barulhos e convivem normalmente com eles, porém indivíduos que sofrem de misofonia podem sentir pânico, raiva ou irritabilidade ao ouvirem esses sons tão comuns no dia a dia. Para piorar, se essas pessoas tiverem contato constante com poluição sonora, o nível de irritabilidade aumenta.

Impactos no cotidiano

Por reagirem de forma tão intensa a pequenos barulhos, como o de alguém mordendo uma maça, as pessoas que sofrem de misofonia acabam se afastando de seus círculos sociais, deixando de almoçar e jantar junto com a família para evitar certos sons. Afastam-se dos amigos e até mesmo evitam ir a locais públicos, já que sempre encontram alguém com goma de mascar na boca ou comendo salgadinho.

Eu tenho misofonia?

  • Os sintomas começam a aparecer geralmente dos 10 aos 12 anos;
  • Os barulhos “desencadeadores” tendem a ser o da respiração e o da mastigação;
  • Quanto mais próxima emocionalmente a pessoa com distúrbio for da “desencadeadora”, mais ofensivo o som será;
  • A reação mais comum é a raiva extrema;
  • O barulho desencadeador pode causar em quem sofre de misofonia uma resposta de fuga em que a pessoa sente vontade de ser violenta com quem está provocando os sons ou de sair de perto do som de qualquer maneira.

As pessoas que sofrem com misofonia geralmente são diagnosticadas incorretamente, muitas vezes como tendo transtorno fóbico, transtorno obsessivo compulsivo, ou transtornos de ansiedade, bipolar ou maníacos. Especialistas dizem que o problema pode ser genético e que talvez não seja uma doença auditiva e sim uma falha fisiológica em partes do cérebro que são ativadas pelo som.

Tratamento

Por enquanto não existe tratamento e nem cura para a misofonia. O que é possível fazer é se afastar das pessoas para não sentir incomodo, tomar medicamentos prescritos, fazer hipnose e terapias cognitivas comportamentais. Existem até mesmo grupos on-line de apoio para pessoas que sofrem de misofonia.


Fontes: Misophonia e BBC

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais