Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Profissionais de saúde devem empoderar o paciente para que ele tenha um maior controle sobre as decisões e ações que afetam sua saúde

Novo fascículo da série de publicações “Uso Racional de Medicamentos”, fruto de parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a pesquisadora Lenita Wannmacher, aborda os riscos que os remédios podem apresentar à saúde caso não sejam utilizados da maneira adequada.

No artigo “Administração: não basta usar, é preciso conhecer a maneira correta”, a enfermeira Fernanda Gimenes aborda o tema da administração segura de medicamentos, com base em evidências científicas, e contextualiza a problemática no Brasil e no mundo — além de apontar estratégias para redução de riscos.

“Os incidentes com medicamentos podem ocorrer em qualquer etapa do processo de medicação, ou seja, na prescrição, transcrição e documentação, dispensação, preparo, administração ou durante a monitorização de reações adversas”, escreveu. “Todavia, aproximadamente três quartos dos incidentes estão relacionados à prescrição (49%) e à administração (26%)”, completou.

A autora citou estudo segundo o qual a administração de medicamentos é uma das atividades mais realizadas na assistência à saúde, e que uma em cada cinco doses é administrada de forma incorreta. As faixas etárias mais vulneráveis aos equívocos são crianças e idosos.

Os erros de administração de medicamentos não acontecem apenas em hospitais, mas também após a alta, em domicílio. Por isso, os profissionais de saúde devem empoderar o paciente para que ele tenha um maior controle sobre as decisões e ações que afetam sua saúde.

“Erros de administração são um problema global e reduzir sua incidência é responsabilidade de todos. Nesse contexto, pacientes, familiares e cuidadores devem ser vistos como parceiros na prevenção dos incidentes e a chave para o sucesso é tornar comum a prática de empoderamento das pessoas”, finalizou a especialista.

Sobre a série “Uso Racional de Medicamentos”

O projeto “Uso Racional de Medicamentos” fornece aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

Nos próximos meses, serão lançados mais dois fascículos em português e com linguagem acessível. A escolha dos temas sobre condutas terapêuticas baseou-se, principalmente, nas dez maiores causas de morte apontadas pela OMS em maio de 2014.

O artigo está disponível para download gratuito na página da OPAS/OMS no Brasil, assim como as outras 17 publicações lançadas nos últimos meses.


Fonte: ONUBr

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais