Cuidados ao doar e receber medicamentos

eCycle

Existem maneiras de doar aqueles medicamentos em desuso, mas existem riscos que acompanham essa ação

Como fazer a doação de remédios e outros medicamentos

Medicamentos em desuso armazenados em casa podem passar da data de validade e assim jogamos fora grandes quantidades de medicamentos vencidos que, se não descartados corretamente, podem causar sérios impactos ao meio ambiente e à saúde humana (saiba mais em "Entenda os riscos do descarte de medicamentos e como evitar"). Visando a diminuição do desperdício desses medicamentos, muitas pessoas procuram alternativas para o que fazer com eles. As doações de medicamentos são uma forma de tentar evitar o desperdício e ajudar a população mais carente, que muitas vezes não tem condições de adquirir por certos remédios, devido ao preço e à disponibilidade.

Ainda não há uma legislação nacional que proíba ou libere a doação de medicamentos, portanto não existe regulamentação ou diretrizes sobre boas práticas relacionadas às doações desse tipo de material. Essa prática, apesar de ser feita com boas intenções, pode trazer problemas a quem se beneficia dos medicamentos doados, principalmente pela doação de pessoa física para pessoa física. Geralmente os medicamentos doados para o setor público ou para organizações vêm de indústrias farmacêuticas, distribuidores e laboratórios, pois eles possuem práticas de armazenamento corretas, o que muitas vezes não ocorre em residências. O método de armazenamento influencia na qualidade e preservação do medicamento e geralmente em residências o armazenamento é feito em gavetas ou caixas e não há como garantir a qualidade do produto.

Organizações, farmácias comunitárias, hospitais públicos, ao receberem as doações fazem uma triagem dos medicamentos que estão apropriados para uso. Um profissional habilitado é responsável por avaliar a qualidade do medicamento recebido, de modo a fazer a classificação e o redirecionamento do uso, disponibilizando aqueles medicamentos não encontrados na rede pública e outros para a população. Caso o lugar de doação não exija prescrição médica, tome cuidado, provavelmente a triagem dos medicamentos não foi feita e a qualidade do medicamento pode estar comprometida, pondo em risco a saúde do paciente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aceita somente doações em grandes quantidades de ONGs, indústrias farmacêuticas, associações, etc. Há diversos pré-requisitos para doar medicamentos visando garantir a origem e qualidade dos produtos, este exemplo demonstra como a doação de medicamentos deve ser levada a sério.

Além do comprometimento da qualidade e eficácia do produto a doação entre pessoas físicas também é perigosa pois quando um paciente está tomando um medicamento a prescrição é realizada exclusivamente para as condições dele, como dosagem e tempo de tratamento. Se outra pessoa utilizar este medicamento os efeitos podem ser diferentes, principalmente se não houver acompanhamento médico (saiba mais em "Cinco importantes cuidados com medicamentos".

Se você quiser doar ou receber seus medicamentos pesquise bem sobre o lugar. O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com o Programa de Devolução Segura de Medicamentos, incentiva pacientes a devolverem os medicamentos que não foram usados e após considerados estar em perfeito estado são dispensados para outros pacientes. Outro programas em Araraquara (SP), Itanhaém (SP), Criciúma (SC) também recebem e doam medicamentos.

A atitude mais correta e segura é consumir conscientemente. Compre somente a quantidade indicada para o tratamento. Caso não haja fracionamento do medicamento compre a quantidade mais aproximada possível para evitar e diminuir as sobras. Lembre-se de sempre armazenar o medicamento em sua embalagem original e em local seco e fresco para manter suas propriedades terapêuticas. Se o medicamento está vencido ou em mau estado de conservação, não doe e sim descarte corretamente em um posto de coleta próximo a você. Veja onde descartar medicamentos vencidos.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail