Veja como o cansaço pode afetar sua mente

O cansaço afeta nossa mente e nosso corpo de diversas maneiras. Estudos mostram no que isso pode afetar nossa rotina e hábitos que podemos adquirir para minimizar as consequências

Cansaço

Todos conhecemos o cansaço, seja por passar mais horas estudando ao invés de dormir, uma atividade física puxada ou uma semana dos infernos. O corpo não obedece de maneira alguma e você sabe que se sentar nunca mais vai levantar. Mas você conhece os efeitos do cansaço na mente humana?

Um estudo feito pela University of Southern California indica que, quando cansados, temos mais tendência a mantermos nossos hábitos - mesmo os saudáveis. Claro que, no período de transição, os velhos hábitos podem achar uma brecha em momentos de vulnerabilidade, mas depois que os hábitos estão consolidados, ir até eles sempre será a opção mais acessível, principalmente quando já estamos exaustos e tanto nosso cérebro quanto nosso corpo não têm forças para resistir.

O cansaço também afeta a forma como encaramos algumas coisas. Por exemplo: quando cansados tendemos a nos arriscar menos - o que não é necessariamente ruim. Uma série de estudos indicou que seus participantes mais casados evitavam ter comportamentos muito arriscados e optavam por opções mais confortáveis. Tomar decisões relacionadas a saúde ou dinheiro quando estiver cansado pode ser uma boa, pois você agirá com mais cautela.

Por isso, uma boa dica para evitar que o cansaço te derrube e impeça de ter uma vida mais saudável é fazer uma lista com hábitos que você pode adotar na sua rotina. Por exemplo: você pode deixar na porta da sua geladeira uma lista com receitas que você goste de comer, assim, quando estiver cansado demais para pensar no que cozinhar, é só olhar para a lista e escolher um item, sem muito esforço. Desse modo, você evita de cair na procrastinação e no fast-food

Incluir exercícios na sua rotina também é muito importante, até para amenizar o cansaço do dia-a-dia. Mas pesquisas já mostraram que o cansaço não afeta apenas nossa mente, como também nosso corpo. Um corpo cansado tem a capacidade física muito menor que a de um corpo bem descansado. Estudos mostram que existe uma conexão entre o tempo e qualidade de sono de um atleta e sua performance. Para isso, ter uma boa noite de sono é indispensável. Confira dicas de como melhorar seu sono aqui.


Fonte: Crew


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail