Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Várias atividades gratuitas ocorrem na cidade. Confira programação

A Secretaria Municipal da Saúde realiza a segunda edição da Virada da Saúde na cidade de São Paulo. Com correalização do Instituto Saúde e Sustentabilidade, o evento, que começou em 3 de abril, vai até o dia 10 de abril, comemora o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e surge para aproximar os cidadãos do tema “saúde” de forma diferenciada, inovadora e lúdica.

As atividades da Virada da Saúde acontecem em quatro eixos de atuação: Cultural, Médico-Assistencial, Bem-Estar e Educação.

Exibição de filmes, palestras e prática de atividades físicas ao ar livre vão fazem parte da segunda edição da Virada da Saúde. As atividades são espalhadas em diversos pontos da cidade.

O evento é gratuito e, além de aproximar os cidadãos do tema, a ideia é promover a saúde em espaços da cidade e a construção de um ambiente saudável e sustentável nos grandes centros urbanos. A Virada da Saúde englobará aspectos diversos do tema e suas ligações com outros temas, como meio ambiente, desafios sociais, mobilidade, alimentação, arte e cidade, espiritualidade, medicina alternativa e respeito à diferença.

O programa conta com ações nos bairros através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços públicos e privados na cidade como parques, hospitais e instituições parceiras, e terá mais de 1000 atrações.

Para conferir a programação, clique aqui.

Urbanidade e Saúde

Mais de 84% dos brasileiros vivem hoje nas cidades. A preocupação de que o ambiente urbano seja visto como um espaço saudável e sustentável é, portanto, de extrema importância.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Urbanização e seus efeitos para a saúde são um dos maiores desafios que enfrentamos este século, o que significa que o viver em cidades traz consequências profundas para a saúde daqueles que a habitam.

A qualidade de vida do homem nas grandes cidades é um aspecto raramente abordado quando falamos de sua relação com o meio ambiente. O sentimento de pertencimento de sua cidade deve fazer parte do cotidiano do morador e ele deve sentir-se integrado ao seu cotidiano e a todos os aspectos de sua cidade.

Por essa razão, a Virada da Saúde é uma forma do cidadão se aproximar do tema, ampliar seu conhecimento, compreender a relação de sua saúde com a cidade e entender que ele é um protagonista importante para alcançar qualidade de vida onde habita. A Virada da Saúde tem ainda como objetivo inserir o conceito de sustentabilidade como um agente promotor de saúde e é a oportunidade perfeita de mudança nos hábitos cotidianos dos cidadãos paulistanos para a reinvenção de seu bem-estar.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais