Quais as principais diferenças entre óleos minerais e óleos vegetais?

eCycle

Muitas pessoas utilizam óleos no dia a dia com o intuito de hidratar e nutrir o corpo, mas você sabe quais são as diferenças entre esses óleos, os minerais e vegetais?

oil-drops-vegetal-750x460

Imagem: Pixabay / CC0 Public Domain

Os óleos são conhecidos pelos seus efeitos hidratantes e nutritivos para o corpo, porém existem diferenças entre óleo vegetal e óleo mineral, e não é qualquer óleo que garante esses efeitos. Os óleos minerais proporcionam apenas efeito hidratante, mas eles age de uma maneira diferente dos óleos vegetais.

Quando em contato com a pele, o óleo mineral forma uma barreira na superfície, impedindo que a água evapore - ou seja, ele tampa os poros e evita o ressecamento da pele. Graças a essa barreira que é formada, o óleo mineral possui aplicação recomendada em queimaduras, pois protege a região lesionada e evita que ela resseque; de maneira geral, é mais recomendado para proteção do que para hidratação.

Já os óleos vegetais apresentam melhor desempenho para hidratação e nutrição da pele. Eles são formados por trigliceróis e, dependendo de qual fonte o óleo vegetal é extraído, podem ter presentes também vitaminas, nutrientes e antioxidantes. Além de poderem ser utilizados como hidratantes, alguns óleos vegetais têm ótimo desempenho na culinária e como “óleos carregadores” - ou seja, servem para diluir óleos essenciais, de modo que os óleo vegetais “carreguem” o essencial, pois os óleos essenciais são muito concentrados e podem causar irritações na pele. 

Principais características (positivas e negativas)

Óleos minerais


  • São barreiras muito eficazes em casos de queimaduras.
  • Possuem impacto ambiental alto, pois são derivados do petróleo, o que faz que a obtenção emita muitos poluentes na atmosfera. Ao serem despejados no ambiente, podem poluir a água, já que não são biodegradáveis.
  • Ao serem aplicado à pele, obstruem os poros, evitando o ressecamento da pele, mas também evitam que a pele absorva qualquer nutriente externo. Graças a esse “entupimento” dos poros, tais óleos pioram a respiração da pele e ocorre o acúmulo de gorduras nos poros, o que favorece o surgimento de cravos e espinhas.
  • São mencionados em rótulos de cosméticos como paraffinum liquidum ou mineral oil.


Óleo vegetais


  • Em comparação com os óleos minerais, têm menor impacto ambiental.
  • São extraído de plantas, principalmente de sementes.
  • Ao serem aplicado à pele, permitem a respiração cutânea, hidratam e podem disponibilizar nutrientes, antioxidantes e vitaminas.
  • Possuem efeitos hidratante e nutritivo, causando menos reações alérgicas do que óleos minerais.
  • Dê uma conferida nas nossas matérias completas sobre o óleo vegetal e o óleo mineral.

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail