Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Bicarbonato, melaleuca e chá verde podem ser aliados para acabar com chulé de sapatilha e sapatos

Saber como acabar com chulé pode mudar a vida de uma pessoa. Se você sofre com chulé, não se sinta constrangido, qualquer pessoa está suscetível a isso todos os dias.

O chulé é o nome popular associado ao odor nos pés (podobromidose) e saber como acabar com ele não é lá muito fácil. Na mentalidade popular, o chulé está associado à má higiene. De fato, a falta de cuidados de limpeza pode causar chulé, mas ele também costuma ser originado por outros motivos. O suor excessivo na planta dos pés pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade.

Hipertireoidismo
Hipertireoidismo: o que é, sintomas e tratamento

Qual a causa do chulé?

O mau cheiro pode estar acompanhado de problemas como micoses, alergias e eczemas, por isso é fundamental tomar os devidos cuidados. Se julgar necessário, procure um médico. 

O chulé é causado pela ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. A umidade faz com que elas se proliferam com maior rapidez. Ao decompor o material, ocorre um processo de fermentação que libera o odor conhecido.

Remédio para micose de unha
Remédio para micose de unha: 14 opções caseiras

Sapatos fechados ou feitos de borracha e plástico, como a sapatilha, não permitem ventilação, facilitando a produção de suor. As meias também podem ser as responsáveis pelo chulé, quando feitas de material sintético como o náilon. 

O melhor material para evitar o chulé é o algodão, que permite que seus pés respirem e se mantenham bem secos. Alguns sapatos retêm o suor com maior intensidade, gerando um odor difícil de suavizar. Isso explica a dificuldade de tirar chulé de sapatilha.

Lavar seus pés com sabonetes e esfoliá-los uma vez por semana (para remover as células mortas das quais as bactérias se alimentam) são tarefas que ajudam na missão de como acabar com o chulé. Isso reduz a proliferação de bactérias nos pés. Use produtos naturais para combater o mau cheiro dos sapatos e evitar danos ao meio ambiente. Secar os pés muito bem (principalmente entre os dedos) antes de calçar o sapato também ajuda.

Como acabar com chulé

Se você já seguiu todas as dicas acima e o problema continua, aqui vão alguns métodos naturais de como acabar com o chulé:

1. Talco

A utilização do talco para acabar com o chulé é, talvez, uma das mais tradicionais. Provavelmente seus avós utilizavam o talco com essa finalidade. O talco atua absorvendo a umidade e assim minimiza o mau cheiro. 

Você pode usá-lo diretamente nos pés antes de calçar suas meias. Ou, aplicar no sapato durante a noite e retirar o excesso pela manhã. A medida pode ser antiga, mas é muito efetiva.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato tem mil e uma utilidades na limpeza da casa, como absorver manchas, odores e umidades. Por esse motivo, ele é muito útil para tirar o chulé de seus sapatos. Você pode preparar sachês com a substância e colocar em seus sapatos após tirá-los ao final do dia.

É importante lembrar que você não deve utilizar a substância do mesmo modo que o talco. Pois o bicarbonato de sódio possui um pH básico, o suficiente para causar irritações em seus pés. Portanto, verifique se seu calçado não tem resquícios de bicarbonato antes de utilizá-lo. Confira outros usos para o bicarbonato de sódio.

3. Cascas de laranja, limão ou tangerina

Nunca jogue as cascas de frutas fora, elas têm mil e uma utilidades em sua casa, como:

  • Retirar os poluentes da água;
  • Espantar mosquitos;
  • Aromatizar o ambiente;
  • Além de poderem ser utilizadas em deliciosos doces, entre outras funções;

As cascas de frutas cítricas como o limão e a laranja também podem ser utilizadas na sua luta para acabar com o chulé. Basta colocar as cascas (bem sequinhas) dentro de seus sapatos pela noite e retirar no dia seguinte. Com esse truque seguro você reaproveita essas casquinhas que não teriam função.

4. Sálvia e lavanda

Essas plantinhas aromáticas são muito efetivas na eliminação de odores. A dica é colocar sachês com folhinhas de sálvia e uns raminhos de lavanda durante a noite em seus sapatos. Você pode adicioná-las também no sachê de bicarbonato, ensinado acima.

sálvia
Sálvia: para que serve, tipos e benefícios
plantas que precisam de pouca água
O que é lavanda e quais são os seus benefícios

5. Use palmilhas com controle de odor

Existem palmilhas com tecnologia desenvolvida especificamente para corrigir esse problema, como as palmilhas com sais de prata. Você pode recortá-las no formato da sola original. Funcionam bem em todos os tipos de sapato, basta prendê-las com tiras de fita adesiva dupla face se os calçados forem abertos.

6. Remova o mau cheiro congelando o sapato

O frio do congelador elimina as bactérias e fungos que causam o mau cheiro em seus calçados. Para isso, coloque seus sapatos em sacos plásticos selados no congelador. Deixe eles lá durante a noite. Vale lembrar que é preciso estar atento ao material do sapato, pois ele pode ser danificado por esse processo, principalmente se for sintético.

7. Lave seus sapatos com certa frequência

Além de lavar bem os pés, é necessário higienizar os sapatos. Seja lavando à mão, ou na máquina (nem todos os sapatos vão na máquina), essa medida irá auxiliar na remoção do odor. Se o sapato não permitir esse tipo de limpeza, lave a palmilha na máquina. 

Com um pano com desinfetante (de preferência ecológico), limpe o interior do sapato. Deixe todas as partes secarem muito bem em um local arejado (e de preferência no sol) antes de usar novamente. Usar calçado molhado pode causar um odor ainda pior.

8. Alterne os sapatos

Quando você usa o calçado por dias seguidos, não permite que ele areje adequadamente e assim eles estão mais propensos a apresentar odor. Ao retirar os sapatos, coloque-os em um local bem arejado e de preferência com incidência de sol. Assim eles se livram da umidade e das bactérias que causam o temido chulé. Se isso não for possível, alterne pelo menos a palmilha e seque o interior de seu sapato com secador.

9. Use meias sempre que possível

Usar sapatos sem meias ou com meias sintéticas pode ser o motivo de seu chulé. Por isso, o ideal é utilizar meias de algodão, pois elas ajudam a absorver a umidade de seus pés. Se possível, utilize meias de corrida, elas têm uma tecnologia específica para a absorção de umidade que ajuda a manter os pés secos. 

Se estiver com receio de que elas apareçam, basta procurar o modelo adequado para seu calçado. Para evitar o odor, o mais importante é que elas cubram as solas dos pés e a frente dos dedos. Por isso, uma meia sapatilha já é eficaz.

10. Escalda pés

De noite, prepare uma bacia com água morna e duas colheres de sopa de vinagre (ou duas colheres de sopa de sal). Deixe seus pés nessa solução por dez minutos e deixe-os secarem naturalmente. Você não deverá utilizar esse método antes de calçar os sapatos, apenas antes de dormir.

escalda-pés
Escalda-pés caseiro: benefícios e como fazer

O escalda pés também pode ser feito com diversas outras substâncias, como chá verde e chá preto (imersão diária de 15 minutos). Outro método é a utilização de oito gotas de óleo essencial de cipreste e oito oito gotas de tea tree (malaleuca). Use três vezes por semana (saiba mais sobre o óleo essencial de melaleuca).

Independente do método escolhido, é importante estar ciente do motivo pelo qual você apresenta o mau cheiro. Se você sofre com essa condição, busque sempre sapatos e meias de materiais mais arejados. O chulé pode ser um sintoma de alterações na saúde, como deficiência em zinco. Por isso não tenha vergonha e fale sobre isso com seu médico.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais