Faça você mesmo: cinco receitas caseiras de loção pós-barba naturais

Para uma pele bonita e bem cuidada, produtos industrializados podem ser agressivos e causar ressecamento - confira receitas que você mesmo pode fazer!

Pincel de barbear

O processo de fazer a barba é repetido inúmeras vezes durante a vida de um homem, sendo que muitos indivíduos repetem esse procedimento todos os dias. Mas para se ter uma pele bonita e bem cuidada, tão importante quanto deslizar a lâmina é preparar o pelo a ser depilado antes e a região da face depois. Por isso, selecionamos as melhores receitas caseiras de como fazer loção pós-barba natural e caseira.

É muito importante evitar o uso de loções pós-barba que contenham álcool em sua formulação (que muitos produtos industrializados possuem), pois ele é agressivo à pele sensível do rosto, provocando ressecamento, ardência e desconforto em caso de pequenos cortes ocasionados pelas lâminas, vermelhidão e alteração do pH natural da pele, estimulando a produção de oleosidade excessiva pelas glândulas sebáceas.

Além disso, é preciso ser cuidadoso e ter muito critério ao tentar fazer uso de muitas fórmulas caseiras divulgadas na internet, que não são nada amigáveis, pois sugerem em sua composição ingredientes perigosos para a saúde humana e para o meio ambiente, tais como triclosan, óleo mineral (um derivado do petróleo) e diversos tipos de álcoois que, dependendo do seu uso ou modo de obtenção, podem conter direta ou indiretamente essas substâncias indesejadas.

Uma das principais funções das loções pós-barba é cuidar da pele sensibilizada após a raspagem dos pelos com as lâminas, hidratando-a e reparando o efeito de possíveis lesões provocadas durante esse processo.

Todas receitas sugeridas abaixo foram cuidadosamente selecionadas priorizando eficácia em sua ação, economia (inclusive pela diminuição do consumo das embalagens plásticas presentes nos produtos industrializados) e segurança ao uso humano e ao meio ambiente (depois que lançados na rede de esgoto).

1. Loção para peles sensíveis

Misture bem todos os ingredientes e armazene em um frasco apropriado.

2. Loção de laranja

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco (saiba onde comprar aqui);
  • 120 ml de manteiga de karité derretida em banho-maria;
  • 5 gotas de óleo essencial de laranja (adquira óleos essenciais).

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes na batedeira até que se obtenha a consistência de um creme esbranquiçado. Não se preocupe com essa consistência sólida, pois ela se torna líquida ao toque das mãos. Armazene em um recipiente apropriado. Para usá-la, pegue uma pequena porção na palma das mãos, esfregando uma na outra em movimentos circulares até que o creme se tornem líquido e aplique sobre a pele.

3. Loção adstringente

  • 3 colheres de vinagre de maçã;
  • 3 colheres de água gelada filtrada.

Misture os ingredientes e aplique sobre a pele. Pode parecer simples demais, porém apresenta ótimos resultados no quesito fechamento dos poros, e não se preocupe com o aroma característico do vinagre, ele desaparece quando evapora.

4. Loção de manjericão

  • Hidrolato de manjericão.

Aplique diretamente sobre a pele.

5. Loção para peles ressecadas

  • 1 xícara de azeite de oliva extra virgem;
  • 20 g de flores de camomila desidratadas.

Misture os dois ingredientes e ferva-os; em seguida, deixe a mistura descansar por 15 minutos. Após esfriar, armazene-a em um frasco apropriado (pode coar essa mistura caso queira, mas não há necessidade) e use-a sempre que precisar.

Pronto! Agora você pode cuidar da sua pele de forma natural, econômica e consciente usando todos os benefícios da natureza sem causar grandes impactos ao meio ambiente e prejuízos à sua saúde.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail