Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Hora de colocar a mão na massa! Confira dicas de itens que podem ser feitos manualmente em vez de comprados prontos

 

Hoje em dia é muito fácil encontrar produtos processados, preparados e embalados esperando em uma prateleira de supermercado para serem comprados. E eles nem sequer precisam esperar muito tempo. Mas saiba: seu bolso não é o único a pagar o preço pela conveniência de encontrar tudo o que precisa em prateleiras: o planeta também paga!

Por sorte, há uma variedade de itens que fazem parte do nosso dia a dia e que são passíveis de transformação. Em vez de comprar novos produtos, você pode transformá-los, dando outras funções a eles – assim você economiza dinheiro e contribui com a satisfação relacionada ao “faça você mesmo” que é tão rara nos dias atuais. Confira nossas sugestões de coisas que se pode fazer em casa e como poupar um pouco de verde (dinheiro e natureza), sendo verde!

 

1. Produtos de limpeza

triclocarban
Imagem de Towfiqu barbhuiya no Unsplash

Detergentes, sabonetes e outros produtos de limpeza podem parecer inofensivos, mas eles facilmente se acumulam no ambiente; o que pode ser prejudicial à saúde, pois eles contém VOCs – compostos orgânicos voláteis. Basta pensar na variedade de itens que geralmente são utilizados na limpeza da casa: desinfetantes, detergentes para roupa, sabões para louça e para banho, produtos de polimento, produtos para limpeza de madeiras, de vidros, de alumínio… E por aí vai.

Mas você sabia que é possível usar vinagre e bicarbonato de sódio em tarefas de limpeza? Eles são ótimos para tirar a sujeira de superfícies. Aliás, o bicarbonato de sódio por si só pode substituir diversos produtos, atuando na retirada de mofo, branqueamento de roupas, retirada de odores de geladeiras e outras funções. Até o óleo de oliva pode ser utilizado como produto de limpeza, auxiliando no polimento de móveis de madeira e promovendo o brilho de materiais de aço inoxidável.

Você pode ainda fabricar seu próprio desinfetante em spray ou aromatizadores de ambiente naturais e que não são nocivos ao meio ambiente e à sua saúde.

 

2. Cervejas e vinhos

cerveja
Foto de Sonja Maric no Pexels

Se você gosta de uma taça de vinho ou de uma cerveja geladinha, tente fazê-los você mesmo! O desafio de fazer uma bebida artesanal pode ser entusiasmante, além de ser um processo divertido, em que você pode experimentar novos sabores e aperfeiçoar seu tipo pessoal de cerveja. Fabricar seu próprio vinho também oferece a oportunidade de se aproximar da natureza ao utilizar de flores, frutas e plantas. Você pode encontrar receitas diferentes para a fabricação artesanal de vinhos e de cervejas em websites. Acesse uma receita de cerveja muito utilizada por iniciantes na arte da produção de cerveja artesanal.

 

3. Frutas e vegetais

Imagem de Ella Olsson no Unsplash

O que vai bem com um vinho artesanal? Uma pizza marguerita com tomates frescos e manjericão colhidos do jardim. Bem, como agora você é uma pessoa que “faz”, por que não combinar o vinho com algumas massas caseiras e um molho fresco de tomate colhido de seu próprio jardim?

Se você tem pouco espaço em casa, não se preocupe. Você ainda pode fazer sua própria horta de legumes e ervas com apenas um metro quadrado.

Plantando suas próprias frutas e vegetais você foge dos alimentos que durante seu plantio foram bombardeados com pesticidas e herbicidas (que acabam por contaminar o solo) e que vão parar nos corredores do supermercado, preservando sua própria saúde e a do meio ambiente.

Você pode ter sua horta orgânica em casa seguindo apenas oito passos simples. Além disso, há também um curso de hortas orgânicas.

 

4. Brinquedos

Hoje em dia, a maior parte dos brinquedos requer montagem, baterias e longas cartilhas de instruções, e muitas vezes vêm acompanhados de altos preços. Apesar disso, às vezes os mais básicos brinquedos são aqueles que entretêm as crianças por horas seguidas e as inspiram a usar suas imaginações. E muitos desses podem ser criados em casa com itens que você possui.

Por exemplo: uma caixa de papelão grande que já não tem mais utilidade pode virar um carrinho, que seus pequenos podem usar pra brincar de motorista.

 

Crianças brincando
Imagem: somentecoisaslegais
Mais elaboradas, podem ainda se transformar em enormes fortalezas!

 

Castelo
Imagem: somentecoisaslegais
Aquelas garrafas vazias de refrigerante que você ia jogar fora podem ser transformadas em um vai-e-vem!

 

vai e vem
Imagem: somentecoisaslegais

Melhor do que ver seu filho ou filha usar estes brinquedos é despertar neles o interesse em criá-los. Então por que não chamar os filhotes para participar? Além de divertido, estimula a imaginação e habilidade motora da criança. Em uma tarde livre, crie uma oficina de sucata em casa! Separe materiais recicláveis limpos, um pouco de cola, giz de cera, lápis de cor, e ajude-os a colocarem suas próprias ideias em prática.

 

5. Cosméticos

Cosméticos sustentáveis
Imagem de Karolina Grabowska em Pexels

Com todos os debates sobre a segurança dos corantes, parabenos e outros compostos químicos frequentemente utilizados em cosméticos, por que não fazer em casa alguns dos seus? Dessa forma você pode ter a certeza sobre quais ingredientes estão entrando em contato com seu corpo e com sua pele.

Você pode começar criando seu próprio creme hidratante. Verifique três receitas. Além disso, temos também receitas para xampu e condicionador caseiros.

 

6. Alimentos a partir do zero

geléia
Foto de Malik Skydsgaard no Unsplash

Há diversos alimentos que sua família consome regularmente e que podem ser feitos com um esforço mínimo. É claro que é mais prático simplesmente comprar uma lata de molho de tomate ou um pote de geleia, mas o fato é que os alimentos prontos geralmente são piores para seu organismo e para o planeta, pois eles contém mais gorduras, sais, açúcares e conservantes, fora as embalagens não recicláveis, ou simplesmente desnecessárias quando se faz o produto em casa.

Verifique uma lista de ingredientes estranhos que são adicionados aos alimentos industrializados e fast foods.

Portanto, pesquise. Monte um caderno de receitas e experimente! Além da economia, há também a vantagem de que os alimentos feitos em casa tendem a ser muito mais saborosos com relação aos comprados prontos.

 

7. Presentes

presente
Imagem de Harry Strauss por Pixabay

Presentes feitos manualmente ajudam a economizar dinheiro e evitam embalagens desnecessárias. Além disso, o tempo, esforço e criatividade envolvidos em criar algo para presentear alguém geralmente são mais apreciados que presentes genéricos.

Se você decidiu fazer sua própria cerveja ou vinho, sabões e perfumes ou geleias, estes dão ótimos presentes. Crie um rótulo decorativo para a garrafa de vinho ou para o perfume, adicione a flor preferida da sua amiga, ou coloque aqueles biscoitos caseiros em um pote bonito e presenteie.

Você pode também elaborar pequenas embalagens com rolos de papel higiênico, ou confeccionar belos embrulhos sustentáveis.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais