De brinquedos a alimentos: sete itens que você pode fazer em vez de comprar

eCycle

Hora de colocar a mão na massa! Confira dicas de itens que podem ser feitos manualmente em vez de comprados prontos

Massa

Hoje em dia é muito fácil encontrar produtos processados, preparados e embalados esperando em uma prateleira de supermercado para serem comprados. E eles nem sequer precisam esperar muito tempo. Mas saiba: seu bolso não é o único a pagar o preço pela conveniência de encontrar tudo o que precisa em prateleiras: o planeta também paga!

Por sorte, há uma variedade de itens que fazem parte do nosso dia a dia e que são passíveis de transformação. Em vez de comprar novos produtos, você pode transformá-los, dando outras funções a eles - assim você economiza dinheiro e contribui com a satisfação relacionada ao “faça você mesmo” que é tão rara nos dias atuais. Confira nossas sugestões de coisas que se pode fazer em casa e como poupar um pouco de verde (dinheiro e natureza), sendo verde!

1. Produtos de limpeza

Produtos de limpeza

Detergentes, sabonetes e outros produtos de limpeza podem parecer inofensivos, mas eles facilmente se acumulam no ambiente; o que pode ser prejudicial à saúde, pois eles contém VOCs - compostos orgânicos voláteis. Basta pensar na variedade de itens que geralmente são utilizados na limpeza da casa: desinfetantes, detergentes para roupa, sabões para louça e para banho, produtos de polimento, produtos para limpeza de madeiras, de vidros, de alumínio… E por aí vai.

Mas você sabia que é possível usar vinagre e bicarbonato de sódio em tarefas de limpeza? Eles são ótimos para tirar a sujeira de superfícies. Aliás, o bicarbonato de sódio por si só pode substituir diversos produtos, atuando na retirada de mofo, branqueamento de roupas, retirada de odores de geladeiras e outras funções. Até o óleo de oliva pode ser utilizado como produto de limpeza, auxiliando no polimento de móveis de madeira e promovendo o brilho de materiais de aço inoxidável.

Você pode ainda fabricar seu próprio desinfetante em spray ou aromatizadores de ambiente naturais e que não são nocivos ao meio ambiente e à sua saúde.

2. Cervejas e vinhos

Cerveja

Se você gosta de uma taça de vinho ou de uma cerveja geladinha, tente fazê-los você mesmo! O desafio de fazer uma bebida artesanal pode ser entusiasmante, além de ser um processo divertido, em que você pode experimentar novos sabores e aperfeiçoar seu tipo pessoal de cerveja. Fabricar seu próprio vinho também oferece a oportunidade de se aproximar da natureza ao utilizar de flores, frutas e plantas. Você pode encontrar receitas diferentes para a fabricação artesanal de vinhos e de cervejas em websites. Acesse uma receita de cerveja muito utilizada por iniciantes na arte da produção de cerveja artesanal.

3. Frutas e vegetais

Frutas e vegetais

O que vai bem com um vinho artesanal? Uma pizza marguerita com tomates frescos e manjericão colhidos do jardim. Bem, como agora você é uma pessoa que "faz", por que não combinar o vinho com algumas massas caseiras e um molho fresco de tomate colhido de seu próprio jardim?

Se você tem pouco espaço em casa, não se preocupe. Você ainda pode fazer sua própria horta de legumes e ervas com apenas um metro quadrado.

Plantando suas próprias frutas e vegetais você foge dos alimentos que durante seu plantio foram bombardeados com pesticidas e herbicidas (que acabam por contaminar o solo) e que vão parar nos corredores do supermercado, preservando sua própria saúde e a do meio ambiente.

Você pode ter sua horta orgânica em casa seguindo apenas oito passos simples. Além disso, há também um curso de hortas orgânicas.

4. Brinquedos

Hoje em dia, a maior parte dos brinquedos requer montagem, baterias e longas cartilhas de instruções, e muitas vezes vêm acompanhados de altos preços. Apesar disso, às vezes os mais básicos brinquedos são aqueles que entretêm as crianças por horas seguidas e as inspiram a usar suas imaginações. E muitos desses podem ser criados em casa com itens que você possui.

Por exemplo: uma caixa de papelão grande que já não tem mais utilidade pode virar um carrinho, que seus pequenos podem usar pra brincar de motorista.


Imagem: somentecoisaslegais

Mais elaboradas, podem ainda se transformar em enormes fortalezas!


Imagem: somentecoisaslegais

Aquelas garrafas vazias de refrigerante que você ia jogar fora podem ser transformadas em um vai-e-vem!


Imagem: somentecoisaslegais

Melhor do que ver seu filho ou filha usar estes brinquedos é despertar neles o interesse em criá-los. Então por que não chamar os filhotes para participar? Além de divertido, estimula a imaginação e habilidade motora da criança. Em uma tarde livre, crie uma oficina de sucata em casa! Separe materiais recicláveis limpos, um pouco de cola, giz de cera, lápis de cor, e ajude-os a colocarem suas próprias ideias em prática.

5. Cosméticos

Com todos os debates sobre a segurança dos corantes, parabenos e outros compostos químicos frequentemente utilizados em cosméticos, por que não fazer em casa alguns dos seus? Dessa forma você pode ter a certeza sobre quais ingredientes estão entrando em contato com seu corpo e com sua pele.

Você pode começar criando seu próprio creme hidratante. Verifique três receitas. Além disso, temos também receitas para xampu e condicionador caseiros.

6. Alimentos a partir do zero

Há diversos alimentos que sua família consome regularmente e que podem ser feitos com um esforço mínimo. É claro que é mais prático simplesmente comprar uma lata de molho de tomate ou um pote de geleia, mas o fato é que os alimentos prontos geralmente são piores para seu organismo e para o planeta, pois eles contém mais gorduras, sais, açúcares e conservantes, fora as embalagens não recicláveis, ou simplesmente desnecessárias quando se faz o produto em casa.

Verifique uma lista de ingredientes estranhos que são adicionados aos alimentos industrializados e fast foods.

Portanto, pesquise. Monte um caderno de receitas e experimente! Além da economia, há também a vantagem de que os alimentos feitos em casa tendem a ser muito mais saborosos com relação aos comprados prontos.

7. Presentes

Presentes feitos manualmente ajudam a economizar dinheiro e evitam embalagens desnecessárias. Além disso, o tempo, esforço e criatividade envolvidos em criar algo para presentear alguém geralmente são mais apreciados que presentes genéricos.

Se você decidiu fazer sua própria cerveja ou vinho, sabões e perfumes ou geleias, estes dão ótimos presentes. Crie um rótulo decorativo para a garrafa de vinho ou para o perfume, adicione a flor preferida da sua amiga, ou coloque aqueles biscoitos caseiros em um pote bonito e presenteie.

Você pode também elaborar pequenas embalagens com rolos de papel higiênico, ou confeccionar belos embrulhos sustentáveis.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail