Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Adotar alguns hábitos logo cedo pode melhorar bem-estar e auxiliar no cumprimento de objetivos na vida

Às vezes, com tantos compromissos inadiáveis na rotina, acabamos esquecendo um pouco de nós mesmos. Mas é importante que cada um tenha um tempo para pensar em si próprio e para realizar algumas atividades. A seguir, conheça alguns hábitos que você pode adotar logo cedo para começar o dia bem. Implementar uma rotina matinal pode proporcionar benefícios como diminuição de gordura, melhora da memória e diminuição do estresse.

Hábitos para começar o dia bem

1. Dormir bem

Uma boa noite de sono está ligada a uma série de benefícios: melhora da memória, longevidade, criatividade, atenção e foco, diminuição de gordura e aumento de massa muscular (quando aliado à pratica de exercícios físicos), diminuição do estresse, menor dependência de estimulantes como a cafeína, menor risco de estar em acidentes, menor risco de depressão, melhora o humor e rejuvenesce a pele.

privacao-do-sono
O que a privação do sono pode causar?

Dormir bem é extremamente importante para começar o dia bem, e estimulantes podem ajudar a curto prazo, mas, com o tempo, irão fazer mal à sua saúde. Por isso, se você tem noites conturbadas, saiba mais sobre como melhorar o seu sono.

2. Refletir

Após acordar de uma boa noite de sono, refletir é a melhor maneira de começar o dia de uma maneira positiva. Reflita no que te faz sentir grato. A gratidão, como já dissemos, impacta fortemente a maneira como nos portamos, e é uma ferramenta importante para o sucesso – ela também faz bem para saúde e para suas relações pessoais.

3. Praticar exercícios físicos

Que exercício físico faz bem para tudo, todo mundo sabe. Faz bem para a saúde, para a mente e também ajuda a começar o dia bem. A prática de exercícios está ligada não só à diminuição de estresse, de ansiedade e de depressão, mas também ao sucesso na carreira – não é à toa que atualmente muitas empresas implementam matrículas em academias como benefícios aos seus funcionários.

Existem outras opções, como usar as escadas em vez do elevador, descer do ônibus um ponto antes do usual, pegar seus fones de ouvido e se exercitar dançando. Se você quiser conferir mais opções, acesse a matéria:

exercicios-us
Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho

4. Tomar banho frio

Quando feito regularmente, um banho de água fria pela manhã pode trazer mudanças para o sistema imunológico, linfático, circulatório e digestivo. Pode também ajudar na perda de peso, pois acelera o metabolismo. Para muitos, é uma ideia assustadora entrar debaixo de um jato gelado de água logo cedo. Porém, pense nas vantagens: a água fria irá te deixar alerta e pronto para começar o dia bem, além de ser um exercício diário para a sua força de vontade. Depois de um tempo, você se acostuma.

5. Ler um livro ou ouvir um audiolivro

Se você tiver um audiolivro, ouça-o no caminho ao trabalho ou de sua instituição de ensino. A leitura também é importante porque, além de passar informações de conteúdos diversos, exercita o cérebro e diminui o estresse. Ler te conecta com diferentes realidades, vivências e ideias desconhecidas por você que acabam te levando a ver o mundo de maneira diferente.

Para um conteúdo rápido e de qualidade, você pode ouvir podcasts jornalísticos ou com conteúdo editorial de sua confiança. Se tiver disponibilidade para começar o dia com uma boa leitura, mas não tiver muito tempo, contos e crônicas são uma alternativa para instigar reflexão e criatividade logo pela manhã.

6. Ingerir proteína

Alimentos altamente proteicos mantém o indivíduo saciado por mais tempo que outros tipos, pois demoram mais tempo para saírem do estômago. Proteína mantém os nível de glicose estáveis, o que previne a fome. Comer proteína logo de manhã diminui o desejo por carboidratos brancos, que são os tipos de carboidrato que engordam.

Do seu café da manhã, certifique-se que pelo menos 40% seja proteína. Exemplos são: semente de abóbora (rica em proteína), ovos, queijo, leite, quinoa e atum.

Conheça 10 alimentos ricos em proteínas

7. Pensar sobre objetivos de vida

Lembra de quando falamos sobre reflexão? Às vezes precisamos ter nossos objetivos apresentados diante de nós para darmos aquele impulso de determinação. Caso você seja uma pessoa focada e determinada, ler os seus objetivos de curto e longo prazo pode ajudar a mantê-los em mente e, assim, a cumpri-los.

Porém, para aqueles que sentem muita ansiedade diante do futuro incerto, é recomendado começar aos poucos. Em vez de enfrentar seus objetivos para o longo prazo todo dia de manhã, tente criar diferentes objetivos: para o dia, para a semana ou para o mês. Faça-os de manhã e marque uma recompensa para você quando conseguir cumpri-los. Faça no dia pelo menos uma escolha que irá servir para auxiliar os seus objetivos de longo prazo. Matricule-se naquele curso de línguas, vá àquela festa, inscreva-se para um cargo, voluntarie-se, saia de sua zona de conforto!

Assim que você começar a ficar craque e a ideia de pensar no futuro não lhe der mais ansiedade, passe a acompanhar seus objetivos de vida para o longo prazo.

8. Priorize o mais difícil

Adote o lema “o pior vem primeiro”. Use as manhãs para tomar as decisões difíceis. Reserve a manhã para resolver as coisas importantes, as coisas difíceis. Assim você não terá que passar o dia com sua maior preocupação sobre sua cabeça. Depois, convença-se de que irá fazer o mesmo no dia seguinte. Você estará fortificando sua mente e fortalecendo o seu “músculo da força de vontade”. Faça disso um mantra (“O pior vem primeiro”) e passe o dia menos estressado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais