Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda a fazer um removedor de esmalte caseiro e evite a acetona e outros tipos de removedor que contêm tóxicos

Como tirar esmalte sem acetona certamente é uma pergunta já feita por quem gosta de pintar as unhas. A tentativa de experimentar as milhares de cores de esmalte disponíveis no mercado (inclusive o esmalte incolor) torna imprescindível o uso de um produto popular entre as mulheres: o removedor de esmalte.

Como tirar esmalte sem acetona
Aprenda como tirar esmalte sem acetona

O removedor de esmalte caseiro é uma alternativa muito buscada. Entretanto, o removedor de esmalte mais utilizado é a acetona, um produto perigoso para o ser humano e para o meio ambiente.

Segundo a ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ), a acetona é um solvente produzido sinteticamente que pode liberar vapores inflamáveis que, ao serem inalados, podem causar irritação das mucosas oculares e nasais.

Se a inalação de acetona ocorrer em altas concentrações, pode haver efeitos narcóticos e anestésicos, além de dor de cabeça, vertigens, náuseas, sonolência e até mesmo perda da consciência.

O contato da acetona ou removedores tóxicos com a pele causa ressecamento, e até inflamações na pele. Isso explica os problemas nas cutículas e na região em que é aplicada na hora de retirar o esmalte, que se agravam em quem a utiliza com certa frequência. Devido a todas essas características, esse produto não deveria ser utilizado diretamente sobre a pele.

Em termos ambientais, a acetona também traz efeitos negativos, já que, no ar, seus vapores reduzem a concentração do oxigênio, tornando o ambiente asfixiante e extremamente explosivo.

Na água, é prejudicial à fauna e à flora, sendo biodegradada lentamente. No solo, quando derramada, a parte que não evapora pode atingir os lençóis freáticos, contaminando-os.

Além da acetona, existem outros tipos de removedor de esmalte perigosos à saúde. Eles podem conter óleo mineral (derivado do petróleo), propileno glicol, entre outros (a maioria tóxicos).

Muitas marcas se valem da frase “livre de acetona” (ou parecido), como se somente isso bastasse para que o produto não apresentasse um risco potencial à saúde e ao meio ambiente, mas é preciso ter muito cuidado na hora de comparar removedor de esmalte e ler atentamente o rótulo.

Diante de tudo isso, pesquisamos duas receitas de removedor de esmalte caseiro. A primeira é a mais natural, mas menos eficiente. Confira:

Removedor de óleo de banana

Umedeça um disco de crochê reutilizável ou um pedaço de algodão em um vidro de óleo de banana e passe nas unhas até remover o esmalte completamente. Apesar de menos eficiente que a acetona, essa receita é menos nociva para as unhas e pele.

Você ainda pode despejar uma pequena quantidade de óleo de banana no vidro de esmalte para prolongar sua vida útil.

Removedor de esmalte caseiro de álcool

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa álcool etílico;
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado.

Modo de preparo

Para fazer o seu removedor de esmalte caseiro basta misturar os ingredientes e, antes que o açúcar se dissolva no álcool, embeba um chumaço de algodão nessa mistura e aplique sobre a unha em movimentos circulares, até que o esmalte seja removido.

Nessa formulação, o açúcar funciona como um abrasivo que remove mecanicamente o esmalte, enquanto que o álcool vai dissolvendo-o. Uma dica natural para hidratar a região após a aplicação é passar óleo de semente de uva.

O álcool é antisséptico, menos agressivo e menos tóxico que a acetona, mas também pode causar algum ressecamento na pele; por isso, o cuidado de hidratar a região posteriormente é super importante para a manutenção de unhas e cutículas bonitas e saudáveis.

Bem que gostaríamos de apresentar uma versão tão eficiente quanto a acetona totalmente natural para o removedor de esmalte caseiro, mas infelizmente a própria composição dos esmaltes não permite isso, já que são basicamente uma mistura de solventes, resinas e corantes, compostos sinteticamente em sua maioria.

Se você está preocupada com os efeitos nocivos no esmalte nas unhas, que tal optar pelo estilo natural? Nunca é tarde para rever um hábito.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais