Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça 18 maneiras de usar o peróxido de hidrogênio com segurança comprovada pela ciência

Peróxido de hidrogênio é uma solução aquosa líquida sob a fórmula química H2O2, dissolvida em água. Ele é conhecido comercialmente como água oxigenada, e é usado como antisséptico. Mas não é recomendado para uso em machucados ou cuidados com a pele, porque pode levar a complicações perigosas e retardar o tempo de cicatrização de feridas.

Entretanto, existem outros usos saudáveis e reconhecidos pela ciência para o peróxido de hidrogênio. Entenda:

Para que serve o peróxido de hidrogênio

Incolor à temperatura ambiente, o peróxido de hidrogênio (cuja fórmula química é H2O2) difere da água apenas pela presença de oxigênio extra. Mas essa molécula extra a transforma em um poderoso oxidante. Ser um agente oxidante é a razão pela qual o peróxido de hidrogênio é um limpador versátil, e também a razão pela qual você precisa usá-lo com cautela em pessoas e animais de estimação.

O H2O2 em água ou em contato com o ar se decompõe de maneira rápida e fácil, por isso é considerado mais seguro para o meio ambiente do que os produtos químicos com cloro.

Não é recomendável deixar o peróxido de hidrogênio próximo a metais como o cobre ou ligas metálicas como o bronze, além de matéria orgânica. Isso porque, próximo desses materiais, ele, embora não seja inflamável, é passível de sofrer combustão.

De acordo com o Centers for Disease Control (CDC), o peróxido de hidrogênio mata leveduras, fungos, bactérias, vírus e esporos de fungos. Ou seja, pode ser um substituto dos produtos de limpeza. Mas existem concentrações específicas necessárias para usá-lo com segurança. Além de tempo determinado.

Na sua cozinha

Limpe sua máquina de lavar louça

Para eliminar mofo e bolor na máquina de lavar louça, pulverize a parte interior da máquina de lavar louça, onde a umidade pode ficar por mais tempos após a conclusão de um ciclo de lavagem – incluindo as borrachas laterais de vedação e fendas do suporte de louças.

Um estudo sobre as máquinas de lavar louças residenciais descobriu que 83% delas possui fungos e, 47%, leveduras da espécie E. dermatitidis, que podem ser prejudiciais aos seres humanos. Esta última foi detectada principalmente na parte das vedações de borracha.

Se você quiser dar um dia de spa para sua máquina, use uma mistura de peróxido de hidrogênio, bicarbonato de sódio e óleos essenciais.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?

Desinfeta sua tábua de corte

De acordo com a Ohio State University Extension, a limpeza de tábuas de corte com peróxido de hidrogênio não diluído em contato com a superfície durante dez minutos sob temperatura ambiente, é eficaz para matar as bactérias E. coli e Salmonella em superfícies duras, como tábuas e cortadores.

Esfregue sua pia

Muitos blogs de dicas caseiras de limpeza doméstica recomendam este truque para limpar a pia da cozinha: umedeça a superfície da pia e esfregue-a com bicarbonato de sódio borrifado em uma esponja. Quando esfregar toda a superfície, despeje peróxido de hidrogênio com concentração de 3% sobre a superfície e deixe durante dez minutos antes de enxaguar.

Saiba o que é bicarbonato de sódio

Lave os vegetais – e aumente sua vida útil

Jardineiros recomendam o uso na proporção de 1:4 de xícara de peróxido de hidrogênio com concentração de 3% e água para ajudar a remover as bactérias dos vegetais. Se você estiver lavando vegetais delicados, como alface, deixe de molho por 20 minutos e depois enxágue.

Cenouras, batatas e outros vegetais podem ficar 30 minutos antes de enxaguar e secar. Como as bactérias podem fazer com que os vegetais e as frutas fiquem marrons, acredita-se que o peróxido de hidrogênio os mantém frescos por mais tempo na geladeira.

como-lavar-vegetais
Como higienizar frutas e verduras

Limpe as panelas

Se suas assadeiras, panelas e frigideiras estiverem com uma camada marrom de sujeira, borrife bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio com concentração de 3%. Deixe de molho pelo período entre uma e três horas antes de enxaguar.

Livre-se dos germes da lata de lixo

Depois de lavar a lata de lixo com água e sabão, pulverize todo o recipiente com uma solução 1:1 de peróxido de hidrogênio e água. Deixe a lixeira secar ao sol por várias horas.

No seu banheiro

Dê brilho a espelhos e superfícies de vidro

Pulverize uma solução de 1:1 de peróxido de hidrogênio e água nas superfícies de vidro e depois limpe com toalhas de papel ou um pano sem fiapos.

embalagens
Junibee: empresa fabrica embalagens veganas para substituir plásticos

Faça uma limpeza pesada no banheiro

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, o peróxido de hidrogênio serve para se livrar de bactérias, leveduras, fungos, vírus e esporos, sendo uma boa opção para limpar seu banheiro.

Para isso, coloque 1/2 xícara de peróxido de hidrogênio de concentração de 3% na privada e deixe por 20 minutos para obter todos os benefícios.

Mate o bolor

O bolor pode se acumular rapidamente em ambientes úmidos como o banheiro. Para matá-lo sem ter que respirar o “vapor” tóxico da água sanitária, pulverize peróxido de hidrogênio com concentração de 3% não diluído e deixe por 30 minutos. Em seguida, enxágue. O peróxido de hidrogênio matará o bolor, mas você ainda precisará remover as manchas com um pano.

O que é bolor e por que ele é perigoso?

Branqueie porcelana velha

Use uma bucha vegetal embebida em peróxido de hidrogênio com concentração de 3% e bicarbonato de sódio para esfregar objetos de porcelana amarelados. Você irá se surpreender com o resultado.

Bucha vegetal: como usar e seus diversos benefícios

Limpe a banheira

Para a limpeza semanal de um chuveiro ou banheira de fibra de vidro, faça uma pasta de com 1 xícara de bicarbonato de sódio, 1/4 de xícara de vinagre branco e mais uma colher de sopa ou duas de água oxigenada. Quando as bolhas diminuírem, esfregue as superfícies com a mistura.

Na lavanderia

Remova manchas

peróxido de hidrogênio
Imagem por Nimble Made, disponível no Unsplash

A substância utilizada pela indústria no branqueamento de papel e celulose também pode ser útil na lavanderia. Use o peróxido de hidrogênio como uma maneira eficaz de remover manchas de sangue e de bebidas como suco de frutas e vinho. Tente esfregar o verso do tecido para começar.

Faça seu próprio alvejante combinando 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de peróxido de hidrogênio. Inicie o ciclo, deixe a máquina de lavar encher e aplique a mistura nas roupas por algumas horas antes de terminar o ciclo para clarear e higienizar.

No Jardim

Brote sementes saudáveis

Numerosos estudos mostraram que a imersão de sementes em peróxido de hidrogênio com concentração entre 1 e 3% pode amolecer o revestimento das sementes e iniciar a germinação. Se você quiser aumentar as chances de obter um bom rendimento da planta, mergulhe as sementes no peróxido de hidrogênio por 20 minutos antes do plantio.

Mas isso não vale se for consumir brotos jovens. Para essa segunda opção existe o broto fácil. Entenda o que é na matéria: “Kit Broto Fácil permite germinar sementes em casa com praticidade“.

Trate plantas com infecções por fungos

Se os vegetais do seu jardim foram afetados por fungos, misture quatro colheres de chá de peróxido de hidrogênio em um litro de água e pulverize a planta. Concentrações mais fortes podem queimar folhas delicadas; portanto, evite.

Para seus animais de estimação

EVITE usar peróxido de hidrogênio para limpar as feridas do seu animal, independentemente do tamanho da lesão!

Use na limpeza da caixa de areia

Para eliminar odores e desinfetar a caixa de areia do seu gato, esvazie-a, lave o recipiente com sabão e água quente e depois pulverize cuidadosamente com água oxigenada. Deixe descansar por 15 minutos antes de enxaguar e secar.

Para a sua saúde

A Food and Drug Administration (FDA) classifica o peróxido de hidrogênio seguro para humanos em doses baixas. Mas a organização adverte que a aplicação de água oxigenada na pele pode causar irritação, queimação e formação de bolhas.

Em contato com os olhos, pode queimar a córnea. Inspirar o peróxido de hidrogênio em concentrações mais altas também pode causar irritação nas vias aéreas, aperto no peito, rouquidão ou falta de ar. E engolir peróxido de hidrogênio, especialmente em concentrações mais altas, pode causar vômitos, inflamação ou danos aos órgãos.

A ciência diz que não

Retire-a do seu kit de primeiros socorros

O peróxido de hidrogênio já foi usado como antisséptico em machucados e lesões superficiais. Mas hoje em dia não é recomendado para este fim. Alguns estudos demonstraram que o peróxido de hidrogênio pode ser prejudicial aos fibroblastos, células que o organismo necessita para promover a cura de feridas.

Não use para descolorir pelos

Os dermatologistas podem usar o peróxido de hidrogênio para tratar algumas doenças da pele, mas não é considerada uma maneira segura de aliviar a hiperpigmentação no uso doméstico. Os riscos superam quaisquer benefícios potenciais.

Não o use para tratar a acne

Sim, ele borbulha e mata bactérias, incluindo as bactérias que podem causar acne. Mas um estudo mostrou que o peróxido de hidrogênio também pode levar à formação de cicatrizes, portanto, usá-lo diretamente na acne não é uma boa ideia.

Em geral, não é uma boa ideia usar peróxido de hidrogênio em sua pele, desde clarear as unhas até suavizar calos nos calcanhares.

Remédios para espinhas: 18 opções naturais

A ciência diz que sim

Use para higienizar sua escova de dentes

A American Dental Association diz que as escovas de dente podem ser expostas a coliformes fecais e outras bactérias no banheiro. Quantidades pequenas dessas bactérias geralmente não causam problemas de saúde, mas se você quer estar do lado seguro, mergulhe sua escova de dentes em peróxido de hidrogênio.

Um estudo descobriu que o peróxido de hidrogênio reduziu a contagem bacteriana em 85%. Em contraponto, não use o peróxido para clarear seus dentes sozinho. Entre em contato com um dentista e converse com ele como é feito processo de clareamento dentário e o uso do peróxido de hidrogênio.

Use para esterilizar pincéis de maquiagem

Depois de lavar o excesso de maquiagem dos pincéis com um xampu suave, mergulhe as cerdas por 10 minutos em uma tigela de água com uma colher de chá de peróxido de hidrogênio com concentração de 3%. Você também pode usá-lo para limpar as almofadas do modelador de cílios. Mas enxágue bem qualquer resíduo para proteger seus olhos.

Considere deixar um profissional clarear seu cabelo

O peróxido de hidrogênio é geralmente considerado seguro em tinturas capilares comerciais, embora uma pesquisa tenha mostrado que queimaduras químicas graves podem ocorrer, mesmo em um salão profissional.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais