12 surpreendentes usos caseiros para a água oxigenada

eCycle

Descubra os usos da água oxigenada - que vai muito além dos cuidados com ferimentos

Objetos

O peróxido de hidrogênio, comercialmente conhecido como água oxigenada, é uma solução aquosa incolor e um poderoso e versátil oxidante. Agente oxidante é aquele que provoca a oxidação (perda de elétrons de uma substância) do agente redutor, adquirindo alguns dos seus elétrons. Sua comercialização está disponível em diversos volumes, que estão diretamente ligados à sua concentração; quanto maior o volume, maior a concentração.

Se você tem peróxido de hidrogênio em casa, provavelmente ele está no seu kit de primeiros socorros. Mas os usos para água oxigenada podem ser diversos, inclusive substituindo produtos com química nociva. Listamos abaixo alguns deles. Mas, lembre-se: as dicas são para água oxigenada a 3%, que é o percentual que nós utilizado para primeiros socorros, ou seja, 10 volumes.

1. Limpeza de tábua de corte

Uma tábua de corte sem uma boa limpeza pode ser o território perfeito para proliferação de bactérias. Por isso é importante manter sua tábua limpa e higienizada. O peróxido de hidrogênio é um ótimo aliado na hora da limpeza. Veja algumas dicas sobre como escolher tábuas e evitar a contaminação.

2. Higienização de vegetais

Ninguém gosta de ver os legumes repletos de bactérias e fungos. Como um produto oxidante, a água oxigenada pode ser utilizada para desinfetar vegetais. Veja receitas de misturas para lavar os seus legumes e livrar-se de pesticidas.

3. Limpeza de esponjas

Esponjas para lavar louça, por exemplo, são extremamente propícias ao acúmulo de germes. É preciso mantê-las sempre limpas para evitar contaminações. Para isso é possível utilizar a água oxigenada, deixando suas esponjas de molho em uma solução 1:1 de água morna e peróxido. Veja mais sobre como descontaminar suas esponjas e para saber o que fazer no término da vida útil do produto.

4. Remoção de manchas de vinho

Esbarrou em alguém com a taça na mão e manchou sua roupa preferida? Temos a solução pra você: água oxigenada! Misture partes iguais de água oxigenada com detergente; aplique sobre a mancha e esfregue com uma esponja; em seguida lave normalmente, como de costume.

5. Branqueamento de manchas de suor

Para remover manchas de suor da roupa na região das axilas, faça uma mistura de uma parte de detergente com duas partes de peróxido de hidrogênio e aplique sobre as manchas, esfregando com uma esponja, lave com água fria em seguida. Veja mais algumas dicas para limpar e adaptar roupas e calçados de forma mais sustentável.

6. Remoção de manchas de sangue

O peróxido de hidrogênio é um poderoso alvejante, por isso é bastante utilizado na limpeza de roupas. Para remover manchas de sangue em roupas brancas, aplique a água oxigenada diretamente sobre a mancha e deixe agir por cinco minutos; em seguida, lave com água. Talvez seja necessário repetir o processo por duas ou mais vezes para remover a mancha totalmente. Mas tenha cuidado, pois a propriedade alvejante pode remover a coloração de suas roupas.

7. Limpeza de azulejos

Para remover manchas nos azulejos, faça uma pasta de peróxido com farinha de trigo e aplique diretamente no local da mancha. Deixe descansar de um dia para o outro, cobrindo a área com um plástico. No dia seguinte, retire cuidadosamente a pasta com água.

8. Limpeza de vaso sanitário

Despeje uma quantidade de água oxigenada dentro do vaso, aguarde de 20 a 30 minutos para que o peróxido aja sobre as manchas e sujeiras; em seguida, esfregue e dê descarga.

9. Eliminação do mofo de cômodos

Geralmente, em ambientes mais úmidos, como banheiro e cozinha, é comum o aparecimento de mofo, que é caracterizado como a proliferação de fungos, muitos deles nocivos à saúde humana. A água oxigenada pode ser utilizada para o combate desse problema; veja uma receita para eliminar essa “dor de cabeça” da sua casa!

10. Limpeza de escova de dentes

Se não tomarmos cuidado, a escova de dente pode sim ser uma fonte de bactérias, pois a guardamos no banheiro, no mesmo ambiente onde fica o vaso sanitário, o que facilita a migração de germes entre eles. Para manter a desinfecção de sua escova, mergulhe ela em uma solução de partes iguais de peróxido de hidrogênio e água. Veja mais alguns utensílios que podem ser fontes de bactérias.

11. Auxílio ao crescimento de plantas

Antes de plantar suas sementes, experimente deixá-las de molho em uma solução contendo uma xícara de água com uma colher de água oxigenada.

12. Remoção de mofo de plantas

Faça uma solução com meio litro de água e cinco colheres de sopa de água oxigenada. Borrife nas plantas para tirar os fungos das folhas.

Fique atento!

O peróxido de hidrogênio pode trazer muitos benefícios, porém o seu uso deve se dar com cautela. Isso porque a utilização indiscriminada via oral ou em contato com a pele pode levar ao surgimento de problemas de saúde, como a obstrução de vasos sanguíneos.

Utilize luvas ao manipular a substância e evite o uso contínuo.

Fonte: Care2

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail