Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Escolha a receita que melhor lustra seus móveis de um jeito caseiro e natural

O lustra-móveis caseiro atóxico é uma alternativa aos muitos produtos de limpeza que possuem, em sua composição, substâncias químicas danosas à saúde. O lustra-móveis convencional é um produto derivado do petróleo e, se ingerido, inalado ou entrar em contato com a pele, pode trazer prejuízos ao corpo, como irritações aos olhos e à pele e até câncer, sem contar os danos ambientais.

Por isso, apresentamos logo abaixo duas receitas para fazer um lustra-móveis caseiro, natural e que não contêm derivados do petróleo e, portanto, não são nocivos à saúde humana. A primeira é mais prática de se fazer, pois seus ingredientes são fáceis de encontrar em casa, porém, possui um prazo de validade menor. A segunda receita é mais complicada de ser feita devido aos seus ingredientes, mas apresenta um prazo de validade de seis meses. Portanto, dê uma checada nas duas receitas e julgue a que melhor atende suas necessidades.

Receita I de lustra-móveis caseiro

Ingredientes:

  • 1 xícara de azeite de oliva;
  • 1/2 xícara de suco de limão;
  • Recipiente para armazenar o composto;
  • Pano macio.

Instruções:

Misture uma xícara de azeite de oliva e 1/2 xícara de suco de limão. Aplique na madeira com a ajuda de um pano, depois remova o excesso. Antes de polir todos os objetos de madeira da casa, teste o seu lustra-móveis caseiro em um espaço pequeno e veja o resultado.

Esta solução é perecível, portanto, se desejar, diminua seus ingredientes proporcionalmente.

Receita II de lustra-móveis caseiro

Ingredientes:

  • Dois recipientes para o banho-maria;
  • 1/2 xícara de óleo vegetal;
  • 28 g de cera de abelha;
  • 28 g de cera de carnaúba;
  • 1/2 xícara de água destilada.

Instruções:

Com fogo médio, derreta os óleos e ceras em banho-maria. Retire do fogo, despeje na água e misture com uma batedeira até que a mistura esteja cremosa e grossa. Aplique um pouco do creme em um pano de algodão e esfregue na mobília. Esfregue o lustra-móveis caseiro até que os óleos estejam bem misturados na madeira.

Essa fórmula de lustra-móveis caseiro tem vida útil de seis meses.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais