Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dos grãos de farinha ao óleo de cozinha, existem itens da sua casa que podem ir pelos ares

Antes de tudo, pode ficar calminho, pois não há motivo para alarde. Muitas das explosões listadas abaixo não vão ocorrer espontaneamente. Porém, existem sim alguns itens domésticos que, em determinadas circunstâncias, podem causar pequenas explosões. Tá curioso para saber como evitá-las? Olha só essa listinha:

Alimentos com “peles”

Alimentos como batatas e salsichas, quando colocados no forno, podem explodir. A “pele” ajuda a reter a umidade no interior e, conforme a comida é aquecida, a pressão criada rompe-a subitamente, simulando uma explosão. Uma maneira de garantir que seu jantar não voe pelos ares é perfurar as salsichas ou batatas antes de colocá-las no forno.

Lâmpadas

Quando é ligada, por exemplo, a lâmpada incandescente pode ficar muito quente. Se entrar em contato com água fria, mesmo que sejam somente algumas gotas, a mudança de temperatura pode causar a contração do vidro e sua fratura.

Cerveja no congelador

A cerveja é composta de bastante água. Segundo a física, a água aumenta de volume quando congelada, fenômeno conhecido como dilatação anômala da água; isso faz com que a água presente na cerveja não suporte a pressão interna de seu recipiente (seja garrafa de vidro ou lata) e estoure. Às vezes, a cerveja passou um bom tempo no congelador, você deu uma olhada e ela não congelou, mas quando você a toca, ela se solidifica. Não se assuste ou pense que você desenvolveu superpoderes. Foi o calor da sua mão que fez com que as moléculas reagissem pelo estímulo de calor.

cerveja
Cerveja: quais riscos e benefícios à saúde?

Objetos lacrados em altas altitudes

O Brasil não é conhecido por altitudes extremas, com o município de maior altitude sendo Campos do Jordão (1600 m – Bogotá, na Colômbia, possui 2400 m; e os Alpes Suíços têm 4800 m). Ainda assim, um saco de salgadinhos, durante uma viagem de avião, pode estourar devido à diferença de pressão. Portanto, cuidado ao manusear produtos lacrados em altas altitudes.

Farinha

A farinha tem muito carboidrato, ou seja, moléculas de açúcar em cadeia. Quando em pó, os carboidratos são inflamáveis e, no caso em especial da farinha, que é processada em grãos bem finos, o fogo se alastra rapidamente. Portanto, lembre-se que farinha é um perigo de incêndio e, por favor, faça bolos, não faça guerra.

Este item (a farinha) e o próximo são os mais perigosos no ambiente doméstico, mas nada como um pouco de precaução e consciência para impedir um incidente.

Óleo quente e água

Óleo e água não se misturam, ainda mais óleo quente e água que, quando juntos, podem causar uma pequena explosão na sua casa. 

Caso você se depare com um pequeno incêndio com óleo, nunca jogue água. Desligue o fogão e tampe a panela, ou jogue sal na substância (nunca açúcar, farinha ou leite). Confira o vídeo abaixo, em que um bombeiro mostra o que fazer em casos de incêndio de óleo.

Árvores

Podem explodir durante incêndios ou quando atingidas por um relâmpago, já que ambos os eventos aquecem a água presente na madeira, transformando-a em gás. Por isso, não é seguro buscar refúgio embaixo de uma árvore na presença de relâmpagos no céu.

Choque térmico

Colocar líquido quente em um recipiente com gelo pode fazer com que o gelo exploda, já que o volume do gelo é diferente do volume da água, causando um estresse no gelo até que uma rachadura se forme, o que pode até projetar pedaços de gelo, de maneira similar a uma explosão.

É importante também tomar cuidado na hora de manusear pratos quentes com água fria, que também podem sofrer choque térmico e explodir. 

Refrigerante de cola e bala de menta

Muitos já devem ter visto os vídeos do que acontece quando algumas balas de goma de menta fazem quando entram em contato com refrigerante de cola. A explicação varia entre especialistas, porém a ciência concorda que se trata de um fenômeno físico oriundo do contato da bala com a bebida gaseificada, que causa uma explosão de líquido devido à liberação rápida de dióxido de carbono.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais