Sete dicas para ser mais feliz no ambiente doméstico

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Algumas atitudes podem melhorar seu humor no dia a dia da sua casa

Mulher sorrindo

Pode não haver nada acontecendo de errado na sua vida, mas isso não quer dizer que as coisas não podem mudar para melhor. Invista em você e nas pessoas ao redor e confira algumas dicas de como ser mais feliz em casa.

1. Introduzir um ritual social

David Gilbert, especialista em felicidade da Universidade de Harvard diz que família e amigos são nossas maiores fontes de felicidade. Por isso, invista em atividades em que você pode estar em contato com pessoas que você goste. Crie o hábito de cozinhar uma receita nova, por exemplo, e chame amigos ou sua família para provar e aprovar.

E por que não se planejar? Pense em coisas que você pretende fazer ao longo da semana. Estudos mostram que pessoas podem aumentar os níveis de endorfina em 27%, quando pensam em assistir ao seu filme predileto e, com os amigos, a tendência é que o prazer aumente. Se você gosta de tradições, quem sabe não consiga colaborar para aumento desse número para 30%?

2. Elimine fontes de irritação

Às vezes coisas simples do nosso dia a dia tornam-se uma grande fonte de estresse sem você ao menos perceber. A pasta de dente que não está no lugar, o seu parceiro que nunca lembra de repor o papel higiênico ou aquela porta que sempre range ao abrir podem ser a fonte de sua irritação.

Fique ligado! Identifique essas fontes e tente eliminá-las da sua rotina. Converse com seu parceiro sobre esses assuntos e arrume a porta que range. Com certeza você se sentirá bem melhor.

3. Livre-se dos meios de comunicação uma hora antes de dormir

Você está indo dormir e resolve checar seus e-mails; um deles é sobre o seu trabalho; a informação não é boa; você lê e fica nervoso. A partir daí já não consegue mais dormir, não é mesmo?!

Para evitar esse tipo de coisa, desligue-se dos meios de comunicação como redes sociais, telefones e televisão pelo menos uma hora antes de dormir. Tome um banho, converse com seus familiares ou leia algum livro. Tudo isso irá contribuir para uma boa noite de sono, evitando o estresse do dia seguinte.

4. Acorde 30 minutos antes

Se você teve uma ótima noite de sono (com ajuda do item três), acordar um pouquinho mais cedo não será um problema, não é verdade? Lembrando que a vantagem é sempre reduzir o seu nível de estresse.

Existe uma grande diferença em acordar em cima da hora - e sair correndo sem tomar um café - e acordar com calma - para tomar o seu café sem pressa enquanto observa as notícias. Esse momento contribui para o planejamento do seu dia, aumentando a chance de acertos ao longo dele.

5. Aromatize o seu ambiente

De acordo com o Jornal de Psicologia Social, os odores do ambiente podem influenciar no nosso comportamento. Em um exemplo, pesquisadores observaram aumento de 77% de generosidade nas pessoas quando o cheiro de comida ​​estava flutuando no ar. Obviamente que não estamos dizendo que você precisa transformar sua casa em uma padaria, mas sim brincar com os cheiros no ambiente. A menta, por exemplo, é conhecida por ajudar a impulsionar humores, e ambos os grãos de lavanda e de café podem reduzir os níveis de estresse. Por que não testá-los?

6. Faça pequenos favores para seus colegas de casa

Em um estudo realizado pela Universidade de Columbia, cientistas mostraram que as pessoas se sentem mais satisfeitas quando gastam dinheiro com outra pessoa do que quando gastam com si mesmas. Mas a boa notícia é que você não tem que desembolsar dinheiro para fazer um favor a alguém! A verdade é que arrumar o brinquedo favorito do seu filho ou ajudar seu irmão em um dever de casa já são atos aleatórios de bondade em casa que poderão ser revertidos em benefícios pessoais. Você mora sozinho? Faça algo para seus amigos ou vizinho!

7. Exercite-se

De fato, um estudo mostrou que o exercício pode prevenir a recaída da depressão clínica de forma mais eficaz do que a medicação!

Mais e mais especialistas estão dizendo que os benefícios que os exercícios têm gerado na população são aumento de autoestima e felicidade. Tem algum tempo livre? Pratique exercícios! Sete minutos dedicados a polichinelos e flexões podem ser a chave para uma melhora do seu humor.

E você? Tem truques felicidade casa para compartilhar? Diga nos comentários!


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