Contra resfriado: dicas mostram como diminuir duração, evitar recorrência e barrar sua piora

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Para não ficar doente, dê uma olhada nas recomendações

Ficar doente no inverno é sempre péssimo para qualquer pessoa. Vamos combinar que sair no frio, às vezes, não é algo tão fácil assim; é quase implorar para, quando voltar, ficar de cama por alguns dias.

Infelizmente, é muito difícil não ficar resfriado nesta época do ano devido ao fato de sermos muitos dividindo o mesmo espaço urbano, além de serem bastantes as exposições a que estamos sujeitos no dia a dia; seja no ônibus, no metrô, no trabalho, na escola, na faculdade, etc. Mas as sugestões a seguir podem facilitar a sua vida ao ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico. Um sistema imunológico forte é capaz de diminuir a duração do resfriado, evitando sua recorrência ou até mesmo barrando a piora dele. Confira como tratar resfriado e impedir que ele volte.

Dormir

Está comprovado que se temos um sono com qualidade ruim, nossa imunidade diminui. Isso pode levar ao risco de desenvolvimento de um resfriado ou de uma gripe. Se você não sabe, fique sabendo que a soneca também ajuda! Caso não tenha conseguido descansar todas as horas de sono necessárias durante a noite, aproveite para tirar um cochilo. Vinte minutinhos já são o bastante para fazer a diferença.

Vitamina C

Enquanto alguns médicos dizem que o efeito da vitamina C durante um resfriado é insignificante, uma quantidade abrangente de estudos mostra o contrário. Esses estudos afirmam que doses regulares de vitamina C podem ter um importante papel no combate a resfriados. Além disso, a vitamina C pode, sim, prevenir resfriados, via suporte do sistema imunológico. A vantagem é que este nutriente é simples de ser adquirido por preços bem amigáveis. Ele pode ser incluído de diversas formas na sua refeição e consequentemente fazer parte da sua rotina.

Equinácea e hidraste (goldenseal, em inglês)

Há controvérsias se estas duas ervas de fato ajudam a controlar a duração e intensidade dos resfriados, porém muitos profissionais da saúde acreditam que sim e exaltam seus efeitos benéficos. Porém, estas duas plantas são mais efetivas quando usadas nos primeiros sinais dos sintomas e não quando você já está doente. Caso esteja tomando algum medicamento, não deixe de consultar o seu médico. Se ele liberar, tome então uma tintura líquida de equinácea ou hidraste. 

Relaxamento e diminuição de estresse

O estresse é muito ruim para a imunidade. Quanto mais estressado, menos energia seu corpo tem para combater as doenças que o afetam. Há alternativas muito boas, que também proporcionam saúde para livrar o seu corpo deste mal. Algumas delas são: ioga, chi kung, tai chi e meditação. Até mesmo uma noite com a televisão desligada e sem o uso do computador, com a companhia de um bom livro e uma xícara de chá fazem seu corpo ganhar energia necessária para lutar contra as doenças que o cercam. Veja aqui dicas para amenizar o estresse no trabalho.

Exercícios

Há uma conexão entre um sistema imunológico forte e prática de exercício regular. Fazer caminhadas é um ótimo exercício mas, se você puder, tente andar mais rápido ou até mesmo correr. Tenha dedicação na sua caminhada para que você possa realmente se exercitar. Em contrapartida, esportes radicais ou que exijam muito podem amortecer o efeito da imunidade, por isso a ideia aqui é ter moderação.

Bebidas alcoólicas

Pode parecer chato, mas é verdade. Álcool e outras drogas reduzem a imunidade. Não é à toa que quando tomamos bebidas nessa época de frio, estamos mais sujeitos e vulneráveis a ficar doentes. Uma ótima saída é dizer sim a somente um copo de vinho e bebê-lo bem devagar, saboreando-o. Pense que beber menos te ajuda em vários aspectos, como no combate ao ganho de peso (acompanhe como curar ressaca sem remédios).


Fonte: Mother Nature Network 


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