Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cuidados com a higienização de utensílios de cozinha: conserve-os e remova as manchas

Você terminou de fazer aquele baita almoço de domingo e, apesar da felicidade da família ao se alimentar enquanto assiste às videocassetadas, o que sobra para você? Sim, a terrível louça. Para não deixar trabalho doméstico acumular ao longo da semana, você já lava tudo com a maior agilidade. Mas o trabalho apressado (já dizia vovó) pode trazer imperfeições. “O que você quer dizer com isso?”? Bom, você usou diferentes tipos de utensílios para preparar o seu “rangão”, então é preciso colocar em prática variados modos de limpeza, dependendo do matéria-prima do item, senão eles correm o risco de estragarem rapidamente.

Antes das dicas para cada tipo de utensílio, há dois toques gerais:

  • Tome cuidado ao lavar as panelas caso elas ainda estejam quentes, pois você pode se machucar;
  • Não use a máquina de lava-louça em certos tipos de panelas, pois elas podem se danificar

Agora vamos ao que interessa:

Aço

Utensílios de aço não reagem quimicamente com alimentos e também não alteram o gosto de comida ácida. Eles são fáceis de limpar e não arranham, porém têm baixa condução de calor e demoram um pouco para atingir a temperatura desejada. Para limpar esses tipos de utensílios, primeiramente, retire os restos de comida da superfície. Depois despeje azeite de oliva e passe um pano macio com movimentos circulares no item. Pressione o pano na superfície até que o utensílio fique brilhando.

Cobre

Esses são reativos! Reagem quimicamente com comidas e são ótimos condutores de calor, atingindo rapidamente a temperatura desejada. O recomendável é que se evite cozinhar, em temperatura muito alta, as comidas ácidas com itens de cobre, como molho de tomate, pois o gosto pode ser alterado. Usar a lava-louças com detergente irá danificar e descolorir suas panelas, então não os utilize. Caso o cobre comece a descolorir, misture, em um copo, um quarto de vinagre com duas colheres de sopa de sal grosso. Esfregue a mistura com uma esponja cuidadosamente e enxague o cobre.

Alumínio

Esses também são reativos, ou seja, também são ótimos condutores de calor. Portanto não cozinhe comidas ácidas com esse tipo de item. Para remover as manchas, ferva cascas de maçã com água por trinta minutos. O ácido liberado pela casca quebrará qualquer tipo de mancha ou descoloração e restaurará o utensilio de volta ao seu acabamento original.

Ferro fundido

Nunca use detergente ou sabão, pois pode causar corrosão. Limpe com uma escova e água quente. Primeiro ferva a água na panela para soltar o alimento grudado. Depois esfregue a superfície com a escova rígida até que as partículas de alimentos tenham saído. Seque imediatamente. Em seguida, cubra levemente com óleo vegetal enquanto ainda estiver quente.

Essas dicas ajudarão a conservar seus utensílios.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais