Dicas na hora de usar sua máquina lava-louças

eCycle

Uma boa lavagem pode economizar até 90% mais água que uma lavagem manual imprudente

Máquina de lavar louça

Há benefícios hídricos e energéticos em utilizar uma máquina lava-louças. Apesar de gastar 80% menos água com relação à lavagem manual, e economizar 300 horas por ano, apenas 2% da população brasileira tem uma dessas em casa. Devido ao número limitado, a quantidade de informação disponível que pode auxiliar seus usuários a obterem uma lavagem mais eficaz e grande economia é bem pequena. Mas nós reunimos todas para você. Confira algumas dicas sobre como usar a máquina de lavar louça de uma forma mais prática:

Abra espaço

Rearranje o espaço para que nenhum item se toque (copos, por exemplo, podem quebrar por causa das vibrações). É melhor deixar panelas e frigideiras de fora, devido as suas necessidades especiais de lavagem, além de ocuparem muito espaço na lava-louças.

Saiba o que pode entrar e o que deve sair

Colocar a coisa errada na lava-louças é um passo para o desastre. Apesar de muitas inovações tecnológicas, ainda existem itens que devem ser lavados manualmente. Entre eles:

  • Madeira: a mistura de calor e água da máquina fará com que a madeira inche (dilate) e se quebre.
  • Plásticos finos e flexíveis: se não houver alguma informação dada pelo fabricante, é melhor lavá-lo à mão. O calor pode torcer e até derreter o objeto. E mesmo que o item seja considerado seguro para lavagem na máquina, é melhor colocá-lo na prateleira de cima - ou o mais longe possível do calor.
  • Folhados a ouro: detergentes fortes em conjunto com o calor da lava-louças podem fazer com que o ouro se desfaça e caia. Melhor prevenir do que perder toda essa preciosidade, não?
  • Facas de cozinha: facas baratas têm mais aço e são propensas a enferrujar. Modelos mais caros são enganosamente frágeis. Na hora da faca, pegue uma esponja e um detergente (sustentável) e mãos à obra.
  • Delicados: não coloque taças de vinho, porcelana ou qualquer outra louça formal ou delicada. Os componentes químicos do detergente são abrasivos e irão passar a desfazer os materiais delicados da sua louça mais delicada fazendo com que elas rachem. O calor da lava-louças pode fazer com que as taças e a porcelana quebrem.

Coloque os itens com as pontas para baixo

Assumindo que seu cesto é propriamente perfurado, colocar colheres, facas e garfos apontando para cima não irá atrapalhar a qualidade da limpeza e evita possíveis acidentes.

Confira mais dicas como essa sobre como melhor aproveitar a sua máquina lava-louças nesse vídeo (em inglês):


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail