Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Embrulho de presente pode ser sustentável, original e acessível: confira 12 ideias criativas e faça o seu em casa

O embrulho de presente feito em casa tem várias vantagens. Com criatividade e dando um toque de personalização, você torna a embalagem um mimo à parte para seus amigos e entes queridos. Acessível e fácil de fazer, esse tipo de embrulho também é muito mais sustentável do que o tradicional.

A embalagem de presente tradicional – aquela metalizada – é feita de uma película de polipropileno biorientada (BOPP), um material plástico que, quando descartado de forma inadequada, provoca uma série de problemas ambientais.

Isso sem falar que o desperdício do papel que vem junto com os presentes é gigantesco, principalmente no final do ano. De acordo com a Universidade de Stanford, o período que contempla o feriado de Ação de Graças, de Natal e Ano-Novo é o mais crítico nos Estados Unidos, quando os norte-americanos jogam fora 25% mais lixo do que no restante do ano. O desperdício extra chega a 25 milhões de toneladas de lixo, ou cerca de 1 milhão de toneladas extras por semana!

Segundo a estimativa da instituição, se cada família americana embrulhasse apenas três presentes com materiais reutilizados, ela economizaria papel suficiente para cobrir 45 mil campos de futebol. Por isso, é muito mais divertido e ecológico dar um novo destino aos materiais que você já tem em casa. Vale tudo: páginas de livros antigos, retalhos de tecido, lenços, latas e caixas escondidas no fundo dos armários – basta usar a imaginação!

1. Embrulho de presente com folhas de jornal

embrulho-de-presente
Foto de Tengyart na Unsplash

Se você tem folhas de jornal em casa, por que não utilizá-las para embrulhar presentes? Você pode aproveitar as páginas que contêm tirinhas para deixar o presente mais estilizado. Para finalizar, faça um laço com uma fita ou coloque outro enfeite.

2. Calendários, páginas de livros antigos e revistas

Embrulho de presente
Imagem de kconcha em Pixabay

Sabia que você pode dar utilidade a calendários antigos, às páginas de livros que você não quer mais e até àquelas revistas que estão acumulando poeira no fundo da estante? Em vez de jogar no lixo, esses materiais podem se transformar em um embrulho de presente superoriginal, sustentável e com um toque vintage.

3. Embrulho de presente com roupas antigas

Embrulho de presente
Foto de Merylove Art na Unsplash

Aquela calça rasgada ou aquela blusa com uma estampa linda que você não usa há anos podem ser cortadas e aproveitadas para fazer uma embalagem moderna e reutilizável.

4. Caixas de encomendas

Embrulho de presente
Foto de Curology na Unsplash

Não jogue fora as caixas de encomendas que receber, pois você pode reutilizá-las para embrulhar presentes.

Usando a criatividade, você pode deixar a caixa personalizada com barbantes, lã ou linhas coloridas que estão sem utilidade em casa. Você também pode utilizar tinta, com o auxílio de um lápis com borracha na ponta, fazendo pequenas bolinhas de tinta colorida na caixa.

5. Sobras de papel de presente

Embrulho de presente
Foto de Sigmund na Unsplash

Não jogue no lixo as sobras de papel de presente, pois elas poderão servir para embrulhar presentes menores e também como decoração.

6. Latas e potes

Embrulho de presente
Imagem de Albrecht Fitz em Pixabay

Latas e potes de alumínio ou outros metais podem ser facilmente transformadas em embrulhos. Coloque o presente dentro e cole uma etiqueta personalizada ou pinte o recipiente para dar um toque pessoal.

7. Furoshiki

Embrulho de presente
Foto de Joanna Kosinska na Unsplash

O furoshiki é um pano japonês muito utilizado para embrulhar presentes. Você pode usar qualquer tecido e é muito fácil de fazer: você só precisa do próprio tecido. O único requisito é que o pano seja quadrado. O tamanho vai depender do objeto que você pretende embrulhar.

A embalagem pode ser totalmente personalizada: desde o tipo até o padrão e a espessura do tecido.

8. Embrulho de presente com papel pardo

Embrulho de presente
Foto de Nathan Lemon na Unsplash

Certamente você recebeu alguns envelopes e encomendas com papel pardo durante o ano. E, é claro, não jogou nenhum no lixo, porque sabia que poderia aproveitá-los depois, não é? Dependendo do tamanho do seu presente e do material que você tem, é possível fazer um embrulho incrível e elegante. Se preferir, você pode personalizar um adesivo e estampar do jeito que quiser.

9. Embrulho de presente com ecobags

Embrulho de presente
Imagem de catayhome em Pixabay

Ecobags nunca saem de moda, são muito versáteis e podem ser usadas para uma infinidade de coisas – inclusive para substituir o embrulho de presente comum. Além de sustentáveis e elegantes, elas se tornam um presente extra para quem você ama, porque poderá ser reutilizada por vários anos, em várias situações.

10. Embrulho de presente com lenços

Embrulho de presente
Foto de Alexander Grey na Unsplash

Você já pensou em embrulhar presentes com lenços antigos? Muitas vezes os lenços são esquecidos no armário, mas poderiam se tornar um saco de presente incrível e autêntico. Você também pode embrulhar o presente com o lenço e finalizar com um laço, amarrado com as pontas da própria peça.

11. Sacola de papel

Embrulho de presente
Imagem de s weis em Pixabay

A sacola de papel tem inúmeras vantagens como embalagem de presente. Além de ser uma opção sustentável e eco-friendly, sem plástico ou substâncias tóxicas em sua composição, é muito acessível e pode ser feita em casa, com materiais que você já tem disponíveis. A sacola de papel pode ser personalizada do jeito que você quiser, dando um toque pessoal ao embrulho.

12. Embrulho de presente criativo com papel de seda

embrulho-de-presente
Foto de Alexander Grey na Unsplash

Em algumas compras, como a de roupas, não é incomum que os produtos venham embalados no papel de seda. Você pode guardá-los e reutilizá-los como embrulho de presente ou como decoração de embrulhos, caixas e sacolas.

Como embrulhar presentes de forma criativa?

Existem diversas formas para embalar um mesmo presente. Porém, o modo de deixá-lo criativo é apostar nos enfeites! Use flores desidratadas, folhas e outras decorações nas dobras do seu embrulho! Explore laços diferentes de barbante ou borde os embrulhos!

Mas primeiro, aprenda como embrulhar um presente nesse vídeo do Hallmark. Siga o passo a passo:

Explore as alternativas anteriores para deixar o seu presente mais original! Misture ideias, use jornais e revistas, escreva usando recortes de letras e procure novas ideias no nosso site!

Evite a fita adesiva

A fita adesiva não é reciclável. Ela é feita de uma mistura de plástico polipropileno e adesivo acrílico, sendo ainda mais difícil de reciclar devido a existência dessas camadas. Esse fator faz com que ela seja considerada um plástico de uso único. Até porque, depois de usada, uma fita adesiva não pode ser aplicada em outro objeto.

Se você pretende dar presentes de Natal sustentáveis esse ano, eliminar o uso de fita adesiva é um passo muito importante. Por isso, tenha em mente que existem alternativas para embrulhar aquela surpresa para a pessoa que você ama.

O Origami, por exemplo, é uma técnica japonesa antiga que permite que você corte e dobre o papel de presente sem a necessidade de uma tesoura ou de fita adesiva. Existem milhares de formas de fazer um embrulho de Origami, por isso, a melhor maneira de fazer a sua é indo na internet e pesquisando para encontrar a sua favorita. A seguir separamos um tutorial simples para você se inspirar:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais