Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Diferentes hidrolatos trazem diferentes benefícios à saúde e ao bem-estar

Participei de alguns amigos secretos ao longo da minha vida: na escola, na faculdade, no trabalho e na família. Uma coisa que eu realmente não sei fazer é dar presente, ainda mais quando as opções vão ficando cada vez mais caras. Então, aproveitando que estamos entrando em clima de festa e está todo mundo em polvorosa porque vem aí a tia do interior passar uns dias na sua casa e você não sabe que lembrancinha vai dar para esse parente mais distante de Machu Pichu – ou de repente você é a tia do interior que não sabe se sua sobrinha curte esse tal livro do “50 tons de cinza” ou uma baby look do Palmeiras – que tal uma dica de presente que, além de ser baratinho, é sustentável, totalmente natural, com fins muito mais práticos do que uma pedra mágica de São Tomé das Letras ou um enfeite de mesa com uma prancha de surf vinda de Cubatão e que, além disso tudo, por acaso eu já disse que é baratinho? Pois eu vos apresento os hidrolatos.

Mas o que raios é um hidrolato, cara? Você pode dar uma olhadinha aqui e se aprofundar mais no assunto, mas deixa eu resumir para você: o hidrolato também é conhecido como água floral, é um produto completamente natural com propriedades terapêuticas e aromatizantes, e que é utilizado em muitas indústrias, como de cosméticos e perfumaria. Eles podem ser aplicados num grande números de necessidades, como por exemplo:

  • Hidratação e tonificação facial;
  • Acne e peles oleosas;
  • Peles sensíveis e ressecadas;
  • Refrescar o corpo;
  • Relaxar o corpo e a mente;
  • Revigorar o corpo e a mente;
  • Aromatizador para quarto de bebê;
  • Aromatizador para cozinha;
  • Aromatizador de carro;
  • Arranhões e picadas de insetos;
  • Perfumar a roupa;
  • Aroma floral;
  • Ambiente puro;
  • Energizante.

“Nossa! Quer dizer que só com esse tal de hidrolato eu consigo tudo isso?!” Olha, não é bem assim, né? Cada tipo de hidrolato tem uma recomendação específica, embora todos possam ser usados para perfumar a roupa (para que cheiro de amaciante que todo mundo tem quando você pode ter um leque bem maior de perfumes naturais para ostentar por aí?), então permita-me fazer algumas exemplificações aqui.

Para que gastar mais em vários produtos quando um tipo de hidrolato tem aplicações mais variadas? É o caso do hidrolato de alecrim: ele combate caspa e queda de cabelo e suas propriedades são indicadas para peles oleosas e com acne, além de ser um revigorante do corpo e da mente; use-o no carro no lugar daqueles aromatizantes industrializados enjoativos. Mas você tem um belo carango zero bala, que ainda está com aquele cheirinho de recém saído da concessionária? Não sei se você sabe, mas essa parada pode fazer muito mal pra você. O hidrolato de gerânio também te ajuda nessa, além de servir para a sua pele e relaxar a mente.

Já que estamos falando de aromatizantes de carro, vamos pegar esse embalo e nos atentar aos que colocamos em casa: os hidrolatos, em grande maioria, são muito recomendados para aromatizar e refrescar o ambiente da sua casa, tanto que os aerossóis industriais ainda tentam imitar o cheiro de alguns, como é o caso da lavanda. Eu tinha um desses aromatizantes em casa e vivia trocando de refil. E a bagaça pode parecer genial quando você vai fazer o número dois na casa do Pedrinho, mas aposto que a mãe do Pedrinho está de saco cheio de gastar uma grana preta num refilzinho que vai acabar rapidamente. E usar aerossol não é nada ecológico, já que ele emite gases que podem ser contaminantes e seu descarte é extremamente complicado. Isso também vale para colônias, perfumes e desodorantes e, adivinha só, se os hidrolatos podem perfumar a sua roupinha, alguns ainda servem para o seu corpinho sarado (ou não, tipo eu). Se não bastasse, o hidrolato de manjericão ainda combate o mau hálito, além de ser ótimo no pós-barba.

Ok, leitor, respire. Você acabou de ser bombardeado com muitas informações, mas aqui o ritmo é tão frenético quanto a dança do Créu e eu sei que você ainda quer mais motivos e mais usos para essa maravilhazinha natural… Eu sei que quer, então que tal se você pudesse usar um desses hidrolatos também no seu bichinho de estimação? Pois é, passar hidrolato de citronela na coleira do seu pet afasta pulgas e carrapatos, além da citronela poder ser usada no seu próprio corpo como repelente e cicatrizante de mordidas de insetos. Tente dormir no calorzão do verão todo empastado com aqueles cremes repelentes. Você vai querer muito limpar o forro de cama todo na manhã seguinte – sem contar que tais cremes não são nada sustentáveis, diferentemente do hidrolato.

E então, ficou interessado, inclinado ou, no mínimo, curioso? Antes de terminarmos, preste atenção nesse alerta: para uso tópico do hidrolato, ou seja, quando quiser usar o hidrolato na sua pele e também em animais (caso do hidrolato de citronela), é necessário que o misture com uma razão de 50% de água bi-desmineralizada. Em qualquer outro lugar, como aromatizante de ambiente, não é preciso nenhuma mistura. Você também pode usar o hidrolato misturado com pastas feitas de vários tipos de argilas, que ajudarão ainda mais em tratamentos estéticos. Você pode adquirir o seu nessa página da Loja eCycle, onde você encontra todos os tipos disponíveis e, na descrição de cada um, seu uso mais indicado. A água bi-desmineralizada também pode ser encontrada (dois litros ou um galãozão de 18 litros), respectivamente, aqui e aqui.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais