Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Muitos abrigos precisam de doações, mas para quem não está com dinheiro sobrando, existem outras formas de ajudar

 

Quando um animal é resgatado das ruas, geralmente é por alguém que tem ou trabalha em um abrigo. Então, este animal fica esperando pela adoção, mas até lá, precisa de cuidados como alimentação, medicação, higiene, etc. Essas tarefas geram gastos, mas nem sempre o abrigo pode arcar com tudo, por isso, é comum que eles peçam doações. Se você quer ajudar um abrigo, mas está com pouco dinheiro, veja algumas dicas para fazer um serviço voluntário de forma eficiente:

Conheça as necessidades do abrigo

Informe-se sobre a rotina do lugar, o tamanho da equipe, o que eles têm e do que precisam. Assim você pode planejar um meio de providenciar o que falta.

Faça propaganda

Compartilhe a página do abrigo e as fotos dos animais para adoção nas redes sociais; distribua folhetos (de preferência feitos em papel reciclado) em pet shops, clínicas veterinárias e outros locais, de modo que possam chegar a pessoas que gostam de animais; leve seus amigos para conhecer o abrigo pessoalmente e crie mais formas de tornar o local conhecido.

Transporte os animais

Muitas vezes os animais precisam ser levados ao veterinário, mas o abrigo não tem um transporte adequado para eles e o “táxi-dog” é caro. Você pode se oferecer para levá-los, caso tenha tempo livre.

Leve os animais para socializar

Um animal com medo de desconhecidos pode fugir ou ser agressivo, ou seja, ter atitudes indesejadas. Brincar com ele e levá-lo para passear são formas de apresentar coisas novas para que ele possa se acostumar e se comportar bem diante de situações pelas quais ele passará no futuro, como a convivência com crianças e outros animais.

Ajude a coletar doações

De campanhas virtuais a pedidos em fábricas, você pode criar meios de ganhar coisas que o abrigo precisa, como ração, toalhas, entre outras. Organizar um mutirão por meio de grupos em redes sociais pode ser um bom caminho. Uma fábrica pode doar objetos com pequenos defeitos, como uma caminha com o tecido manchado, um brinquedo que saiu “torto”, enfim, coisas que não poderiam ser vendidas por estarem fora do padrão e acabariam no lixo. Basta procurar e você encontrará pessoas dispostas a ajudar.

Use seu talento

Ajude com os bazares beneficentes fazendo upcycle de objetos que não servem mais e transformando em coisas legais pelas quais as pessoas podem se interessar. Você também pode oferecer serviços (gratuitamente) de acordo com sua profissão, por exemplo: um advogado pode auxiliar a rever contratos; um economista pode sugerir formas de organizar as doações; um fotógrafo pode montar calendários para vender e arrecadar fundos para o abrigo. Existem muitos serviços que podem ajudar.

Aproveite eventos para arrecadar fundos

Em seu aniversário, você pode pedir doações de presente. Se for casar, converse com seu(a) noivo(a) sobre pedir doações para o abrigo como presente de casamento. Você também pode dar outras festas e pedir a colaboração dos convidados. No trabalho, veja se é possível deixar um pote em um lugar onde as pessoas deixem pequenas doações de vez em quando. Na escola, peça para a professora falar para a turma sobre a importância de ajudar os animais abandonados e falar sobre o abrigo (só não é permitido pedir doações diretamente às crianças. A ideia aqui é que elas falem sobre o assunto em casa e os pais decidam colaborar).


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais