Doze ingredientes comestíveis essenciais para tratamentos de beleza

eCycle

Veja quais ingredientes da sua cozinha que podem ser utilizados nos tratamentos de beleza

Passa o creme; tira o creme; esfolia a pele; borrifa perfume; lava o cabelo com xampu; enxágua e finaliza com outro creme. Já parou para olhar os ingredientes contidos nos produtos de beleza que você usa? Muitos deles contêm substâncias químicas nocivas à saúde, como os parabenos, formaldeído e muitas outras que sequer sabemos as consequências que nos causam.

Muitos dos ingredientes contidos nesses produtos não passaram pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou da Food And Drug Administration (FDA - dos Estados Unidos) e são vendidos normalmente. Mas por que não mudar a rotina e utilizar produtos mais suaves... Tão suaves que podemos até comê-los.

Usar ingredientes culinários pode ser muito mais saudável, barato e prático. Veja a seguir uma lista com doze ingredientes utilizados na cozinha - e que você provavelmente tem - não tóxicos que e trazem muitos benefícios em termos de beleza.

1. Bicarbonato de Sódio como xampu

Misture uma colher de bicarbonato de sódio em um copo com água morna e, em seguida, despeje-o no cabelo, massageando o couro cabeludo. Não irá formar espuma - sua consistência é pastosa. Enxágue e prossiga com o vinagre (veja no próximo item).  O xampu com bicarbonato remove impurezas e resíduos e deixa a sensação de cabelos limpos por mais tempo. Dobre a receita para cabelos muito longos. Veja como fazer aqui (confira também os diferentes usos do bicarbonato de sódio, para mais aplicações).

2. Vinagre de maçã para dar brilho nos cabelos

Depois de lavar os cabelos com o bicarbonato, apliquei o vinagre de maçã" para dar um“banho de brilho” neles. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo com água morna. Despeje lentamente nos cabelos e enxágue. O cheiro de vinagre nos cabelos é quase imperceptível e pode ser corrigido aplicando óleos vegetais ou essenciais (para mais aplicações confira, 12 benefícios do vinagre de maçã).

3. Manteiga de karité

O óleo obtido a partir das sementes de karité é usado principalmente na África para cozinhar alimentos e como ingrediente de confeitaria e chocolates. Mas pode ser usado na pele e nos cabelos - principalmente os cacheados - para manter a hidratação. Apresenta consistência cremosa e combina muito bem com óleos vegetais. Aplique de maneira moderada e apenas quando os cabelos estiverem úmidos. Ele proporciona volume quando aplicado na raiz, e melhora os cachos quando aplicado nas pontas dos cabelos (você pode encontrá-lo aqui).

4. Óleos vegetais como hidratantes

Existe uma série de óleos vegetais que traz muitos benefícios para os cabelos e para a pele. Os de semente de uva, de jojoba e de amêndoas doces, por exemplo, proporcionam brilho e hidratação.

5. Óleo de coco para lavar o rosto

Ele substitui os sabonetes líquidos, deixando a pele limpa e bonita. Basta aquecê-lo um pouco entre os dedos e lavar o rosto normalmente, como faria com um sabonete. Pode ser usado nos cabelos também.

6. Sal para esfoliação corporal

Misture uma xícara de sal e meia xícara de óleo de amêndoas doces ou azeite de oliva e aplique no corpo, massageando em movimentos circulares. Enxágue em seguida. O sal age como um esfoliante e remove as células mortas, enquanto o óleo hidrata a pele (veja mais sobre os benefícios da esfoliação aqui).

7. Açúcar para lábios suaves

Crie uma pasta de açúcar com azeite de oliva ou óleo de amêndoas doces em partes iguais. Aplique uma pequena quantidade sobre os lábios e massageie, suavemente. O esfoliante com açúcar também pode ser passado no corpo.

8. Açafrão para impulsionar um brilho

A cor vibrante faz do açafrão um grande aliado dos que querem dar um impacto visual à comida, mas ele também pode ajudar no brilho da pele. Algumas pessoas utilizam o açafrão adicionado às bases e corretivos para fazer a cor perfeita de tons de pele difíceis de alcançar. Enquanto isso, as mulheres na Índia utilizam o açafrão em cremes e na esfoliação para obter brilho (para saber mais sobre os benefícios do Açafrão veja aqui).

9. Aveia para máscara facial

O uso da aveia como máscara facial tem uma longa história. É um escolha muito boa para pessoas com pele sensível e seca, mas pode ser usada em qualquer tipo de pele.

Moa no liquidificador ¼ de xícara de aveia e, em seguida, adicione uma colher e meia de sopa de iogurte natural e duas colheres de chá de mel. Misture bem e aplique no rosto. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

10. Mel para o couro cabeludo

Xampus anti-caspa são fortes e caros. O mel é uma alternativa barata, apresentando muitos benefícios na saúde e na beleza. Ele vem sendo utilizado para o tratamento de seborreia, caspas e problemas no couro cabeludo - também alivia problemas de coceira, descamação e ajuda no crescimento dos cabelos.

Misture mel e água morna (em uma proporção de 90% mel e 10% de água morna) e esfregue no couro cabeludo durante alguns minutos. Coloque uma touca e deixa agir por duas horas - enxágue em seguida. Faça o procedimento três vezes por semana durante um mês e o resultado será notado.

11. Azeite de Oliva

É um ingrediente muito comum presente nas cozinhas e pode ser utilizado como hidratante para a pele. O azeite é rico em nutrientes e penetra profundamente na pele, sendo ótimo para hidratar os cabelos, cutículas e unhas, mãos. e pode ser usado em todo o corpo - até mesmo como óleo de massagem.

12. Óleos essenciais

Os perfumes que usamos são cheios de aromas e produtos químicos sintéticos. A melhor maneira de se manter perfumado e livre dessas substâncias nocivas é utilizar essências e óleos essenciais - alternativas naturais e muito agradáveis.

Agora que você já sabe quais ingredientes trazem benefícios para a saúde e beleza, que tal testá-los? Seu corpo agradece!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail