Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O perigo de compartilhar objetos e maquiagens. Veja quais são os riscos e saiba como se prevenir

Muita gente gosta de se “produzir” no salão de beleza. Porém a maioria não imagina os riscos que o uso de um material não higienizado corretamente ou de um produto inadequado podem causar.

A utilização de objetos compartilhados nos salões de beleza pode causar danos a saúde. Usar a mesma escova e pentes no cabelo podem acarretar alguns tipo de doenças, como Pitiriase versicolor e dermatite seborreica, provocando coceira, descamação e oleosidade no couro cabeludo. Maquiagens também podem ser perigosas quando utilizada por muitas pessoas ou quando usadas após a validade. Rímel, sombras e lápis de olho podem transmitir conjuntivite, além dos batons e brilhos labiais, que causam herpes se estiverem contaminados. Em cosméticos vencidos, pode ocorrer alergia, vermelhidão e coceira, portanto atente-se à validade não somente das maquiagens utilizadas nos salões, mas também às pessoais.

Nas unhas, o uso compartilhado de lixas, espatulas e até mesmo o palito de madeira, podem transmitir fungos e bactérias originando micose, por exemplo. E, por incrível que pareça, o simples alicate de unha, que se não esterilizado corretamente, pode transmitir hepatite C, infecções e até mesmo Aids, uma vez que o objeto pode causar feridas com sangue.

Além dos problemas citados pelo uso compartilhado de objetos, também existem riscos que podem ser causados devido ao uso de produtos inadequados.

Muitos salões de beleza ainda utilizam o formol nas escovas progressivas, porém, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso de da substância como alisante capilar não é permitido, sendo apenas liberado como conservante para produtos capilares (com limite máximo de concentração de 0,2%), pois pode causar sérios danos, tanto para o profissional que aplica o produto, como para o cliente, tais como irritação, coceira, queimadura, descamação e vermelhidão do couro cabeludo. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês), o formol é carcinogênico a humanos, podendo levar ao câncer das vias respiratórias e, em casos mais sérios, até à morte.

Existem substâncias ativas específicas com propriedades alisantes, como ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, entre outras, que são permitidas pela legislação. Por isso, antes de alisar os cabelos, verifique na própria embalagem se o produto a ser utilizado está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os esmaltes também são produtos que contém algumas substâncias tóxicas que podem causar problemas como tosse, asma e problemas respiratórios, devido ao forte cheiro que esses produtos proporcionam. Neles, há ingredientes como tolueno, formaldeído e dibutilftalato (DBP), que deixam o esmalte com aparência cremosa e brilhante, mas devido aos problemas que podem causar à saúde, essas substâncias vêm sendo retiradas das prateleiras, principalmente nos Estados Unidos.

Prevenções

Existem algumas maneiras para se prevenir desses riscos que os salões de beleza e utensílios do tipo podem trazer. Vamos a eles:

  • Verifique como é feita a higienização dos objetos, como escovas e alicates de unha. A melhor maneira seria o salão se equipar com estufas ou com aparelhos chamados autoclave, usados em hospitais, para esterilizar esses objetos com eficiência;
  • Levar seus próprios objetos, como alicate, lixa, espatula e até mesmo maquiagens pessoais é a maneira mais segura para evitar contaminação. Verifique também a validade dos produtos e maquiagens antes de utiliza-los;
  • Antes de qualquer procedimento capilar, teste-o em uma pequena mecha de cabelo para certificar se de que o produto não foi rejeitado pelo seu organismo, evitando maiores problemas. Saiba se o produto que está sendo utilizado está registrado pela Anvisa.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais