Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Exagerou? Aprenda como tirar ressaca de forma natural, usando apenas água e alimentos como remédio

Exageros de vez em quando acontecem. Bebe-se um pouquinho a mais em uma festa de aniversário, naquele churrasco com os amigos, no Carnaval, nas festas de família… Às vezes passamos da conta, e a ressaca é o resultado. Por isso, o Portal eCycle preparou uma seleção de dicas bem legais de como curar ressaca mais rápido de forma natural para tratar os sintomas de excesso de álcool, como a dor de cabeça.

O que é bom para curar a ressaca de jeito caseiro?

Beber bastante água (principalmente se estiver vomitando)

Apesar de ter bebido muito líquido no dia anterior, a bebida alcoólica deixa o nosso corpo desidratado, pois desregula os hormônios que controlam o fluxo de urina e faz com que precisemos ir ao banheiro mais vezes do que o normal. Muitas pessoas, quando querem curar os sintomas da ressaca, bebem água somente quando tomam uma aspirina ou um analgésico, o que não é recomendável.

Deixe os remédios de lado e beba somente água, muita água! O problema é que os remédios podem complicar a sua situação, principalmente se você ainda tiver álcool em seu organismo.

Não se esqueça de beber água enquanto faz o consumo da bebida, afinal, ajuda a reduzir os riscos de vômito na ressaca.

Comer bananas

Sim, as bananas são a maneira mais barata e eficiente de curar ressaca. Como dito anteriormente, o álcool possui um efeito diurético no organismo. 

Por isso, urinamos mais quando bebemos e, junto com a urina, vai também o potássio. O baixo nível de potássio no organismo causa cansaço excessivo, náuseas e câimbras. Comer banana no dia seguinte ajuda a repor esse e outros sais minerais importantes.

Tomar suco de frutas

Tomar bastante sucos naturais de frutas eleva os níveis de açúcar no sangue e reabastece seu corpo com as vitaminas essenciais que foram perdidas por conta da ingestão de álcool. Mas, se seu estômago estiver ruim, é melhor evitar suco de laranja devido à acidez. Fuja de café preto e de bebidas cafeinadas, como chá mate, por exemplo. Eles são diuréticos e vão te desidratar ainda mais.

Você pode fazer um suco detox de limão com couve, que repõe as energias e tem alto poder hidratante. Além disso, tomar água com limão também ajuda a regular o estômago e facilita a digestão.

Consumir mel

Como curar ressaca
Imagem de Arwin Neil Baichoo em Unsplash

O mel tem muitas qualidades quando o assunto é ressaca. Sozinho, com torradas ou bolachas de sal, ele dá energia para seu organismo trabalhar na eliminação do álcool. Segundo o Royal Society of Chemistry, torrada com mel é a melhor dica de como curar ressaca.

Conheça os benefícios do mel
Conheça os benefícios do mel

Abusar de sopa

Tomar sopa é uma ótima opção para quem está de ressaca. Ela hidrata o corpo e repõe nutrientes que o seu corpo precisa depois da bebedeira. Se você conseguir se programar, uma ótima opção para a próxima vez que exagerar na bebida é tomar um pouco de sopa assim que chegar em casa, logo depois da bebedeira, o que ajuda a prevenir a ressaca.

Vale ressaltar que você deve consumir alimentos leves no dia seguinte.

Dicas de nutricionista para curar ressaca

A nutricionista Jacqueline de Oliveira, especialista em alimentação higienista, dá algumas dicas de como curar ressaca e também de como evitar que a ressaca apareça:

  • Para se proteger da desidratação, o ideal é tomar um copo de água entre cada copo de bebida;
  • Também é importante tomar bebidas de qualidade, que são bem destiladas e fermentadas. As de má qualidade carregam resíduos mais nocivos ao organismo;
  • No dia seguinte, comece comendo frutas que contenham muita água, como melancia, melão e pêra.
  • Nada de comer alimentos pesados e gordurosos no dia seguinte. O estômago foi agredido no dia anterior e precisa de descanso para se recuperar. Evite também os alimentos ácidos.
  • A sopa de missô, por ser rica em enzimas, é um grande trunfo para curar ressaca.
  • Beba isotônicos: prefira os naturais, como água de coco e caldo de cana bem gelados. Quanto mais líquido ingerir, mais fácil será para o organismo eliminar o álcool.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais