Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O sal amargo proporciona benefícios para a pele, cabelo, plantas, limpeza da casa e muito mais

O sal amargo, também chamado de sulfato de magnésio ou sal de epsom, não é exatamente um sal, e sim um mineral puro composto por sulfato e magnésio, sendo encontrado na natureza em locais onde há fontes de água quente resultantes de formações rochosas. Seu uso iniciou-se na antiguidade. Acreditava-se que beber e banhar-se nessas fontes resultaria em benefícios para a saúde.

Muito tempo depois, o que era crença se tornou algo cientificamente aceito e empresas da área farmacêutica começaram a produzir “remédios” à base de sal amargo. Esses medicamentos podem ser produzidos por laboratórios ou indústrias farmacêuticas.

pre-sal
O que é pré-sal?

O sal amargo tem como principal composto o magnésio, um nutriente essencial para nossa sobrevivência e que está presente naturalmente nos alimentos. Porém, devido a diversos fatores que afetam a qualidade do solo, os alimentos que ingerimos muitas vezes não apresentam a quantidade ideal de magnésio, por isso a suplementação se faz necessária. O mineral é uma alternativa para aumentar as concentrações de magnésio no corpo.

Magnésio: o que é e para que serve?
sal-de-cozinha
Sal de cozinha: o que é e onde pode ser utilizado

Esse composto, por muitas vezes, é indicado em drogarias para ser acrescentado na hora do banho e tratar dores musculares, mas será que seu único benefício é esse? A resposta é não. O sal amargo apresenta diversos benefícios e aqui vamos conhecer os principais.

Seja em compressas, banhos, pastas ou soluções, o sal amargo pode ser utilizado de diversas formas. Até para tratar gripes e resfriados, aliviar dores musculares, coceiras de queimaduras de sol e de mosquitos. O sal amargo também diminui o estresse, melhora o sono, pode ser usado como esfoliante, para limpeza de pele, além de fertilizar seu jardim. Veja abaixo em mais detalhes alguns dos usos do sal amargo em casa.

Para que serve o sal amargo

1. Fertilizante

O sal amargo contém magnésio e sulfato, nutrientes essenciais para a saúde das plantas. Algumas plantas (principalmente rosas), alimentos (tomate, por exemplo) e árvores se desenvolvem melhor com a aplicação do sal. Isso ocorre porque ele torna a plantação mais saudável e duradoura, principalmente em época de floração. Se você possui um jardim, espalhe o sal amargo entre as flores e frutos uma vez por semana.

Se você está começando a criar plantas num jardim, aplique uma quantidade de sal amargo no adubo ou espalhe uma xícara do sal para cada 10 m² para ajudar na fertilização. Além de ajudar no desenvolvimento das plantas, ele atua como pesticida natural.

Para criar um pesticida natural, utilize uma colher de sopa de sal amargo para cada 950 ml de água. Observação: para estimular o crescimento saudável da roseira utilize ½ xícara desse sal no solo.

Inseticida natural
Aprenda como fazer inseticida natural

2. Esfoliante suave

Está com a pele áspera ou com cravinhos que a deixam feia? Faça um produto natural caseiro para deixar sua pele limpa e renovada. Lembre-se que o tempo e a quantidade de aplicações variam de acordo com a textura e o tipo da pele. Geralmente, o esfoliante deve ser usado de uma a duas vezes por semana.

Modo de preparo:

Para eliminar cravos e limpar a pele: faça uma mistura utilizando três gotas de iodo, uma colher de chá do sal amargo e ½ xícara de água fervente. Misture tudo e, com o auxílio de algodão, aplique a mistura nas áreas com cravos.

Para fazer a esfoliação da pele: misture ½ colher de chá no seu creme de limpeza, passe a mistura no rosto, massageie-o suavemente e depois enxágue com água fria.

Pele oleosa
Receitas caseiras para pele oleosa
hidratante
Será que hidratar a pele pode ser perigoso?
Dicas naturais para tratar mancha na pele
Limpeza de pele caseira
Limpeza de pele caseira em cinco passos

3. Limpeza doméstica

Você pode utilizá-lo na cozinha, banheiros e outros cômodos.

Modo de preparo:

Para limpeza pesada (azulejos, pias, pisos entre outros): misture detergente líquido com sal amargo (a quantidade depende da quantidade de detergente usada, lembrando que ambos deverão possuir a mesma quantidade na mistura) e use-os para fazer a limpeza mais pesada na residência.

Você ainda pode aplicar a mistura da pasta para lavar locais como garagens, quintais e telhados, mas para isso é necessário esfregar o ambiente manualmente com vassoura.

Aplicar uma pequena quantidade desse mineral ao redor da sua casa manterá as lesmas e os caracóis longe da sua residência e do seu jardim.

Sabão líquido
Sabão líquido ecológico: benefícios e como fazer

4. Controle de ervas daninhas

Você pode controlar a aparição de ervas daninhas em seu jardim e melhor ainda, sem recorrer a produtos tóxicos.

Modo de preparo:

Misture um frasco de vinagre branco com duas xícaras de sal amargo e ¼ de sabão comum. Misture e coloque o líquido dentro de um borrifador e saia borrifando pelo seu jardim.

5. Compressa em hematomas

Quem nunca se machucou de alguma forma e ficou com aquela mancha de hematoma que deixa a aparência feia? Saiba como melhorar a mancha de forma simples.

Modo de preparo:

Misture uma colher de sopa de sal amargo com um copo de água fria. Com o auxílio de algodão, espalhe a emulsão em cima dos hematomas. Não desaparecerão como mágica, mas com certeza a sua aparência ficará melhor. Aplique diversas vezes.

6. Remoção de fragmentos

Às vezes aquelas lasquinhas de madeiras ou cacos de vidros entram em contato com a nossa pele e causam dor e inflamação. O sal é ótimo para remoção desses fragmentos.

Modo de preparo:

Misture uma colher de sopa de sal amargo em um copo de água fria. Com o algodão, aplique o líquido na área onde está o fragmento. O mineral possui características que aumentam a pressão osmótica, ou seja, ele impulsiona os fragmentos para a superfície da pele. Isso deverá reduzir a dor e evitar a inflamação.

7. Suavização de queimaduras solares e pele irritada

Essa é especialmente para quem tem criança em casa e sofre com queimaduras solares e pele irritada causada por picadas de insetos.

Modo de preparo:

Misture uma colher de sopa de sal amargo em um copo de água fria e faça compressas. Sempre que puder, mantenha essa mistura por perto e proteja suas crianças.

O que passar em queimadura de sol?

8. No banho

No banho, o sal amargo ajuda a relaxar o corpo e aliviar o estresse. Ele pode contribuir para redução de inchaço, torções e contusões.

Qual o melhor horário para tomar banho?

Modo de preparo:

Misture 2 xícaras de sal amargo em uma banheira com água quente. Fique pelo menos 12 minutos e repita cerca de três vezes por semana. Caso também queira hidratar a pele adicione meia xícara de óleo essencial ou óleo de bebê. Saiba mais sobre os óleos essenciais na matéria:

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?
banho com sal amargo
Banho relaxante. Imagem de bruce mars em Unsplash

9. Alívio de constipação

Em caso de obstrução intestinal (prisão de ventre) ou constipação, o uso do sal pode ser recomendado. Porém, é necessário seguir as recomendações da farmacêutica responsável pela distribuição do produto na hora do consumo – enquanto alguns sais possam ser produzidos para a ingestão, outros não são.

As instruções podem variar de acordo com o fabricante, mas para adultos o consumo recomendado é de duas a seis colheres de sopa por dia. Misture o sal com cerca de 240ml de água (certifique-se que seja água filtrada antes) e beba antes do café da manhã em jejum. É importante não exceder o valor máximo diário permitido. Se depois de dois dias de uso os sintomas permanecerem, procure um médico.

Seu uso só é recomendado para casos leves de constipação. Para pacientes com disfunção renal e crianças com doenças parasitárias no intestino, além de outras enfermidades como  obstrução intestinal crônica, doença de Crohn, colite ulcerativa e qualquer outro episódio de inflamação no intestino, o sal amargo é contraindicado.

Atenção

As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, a medicação prescrita por um profissional da área médica. Somente o médico está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais