O que é que o juá tem?

Beleza que vem do nordeste: saiba o que é o pó de juá

Passar um creme hidratante nas mãos ou fazer uma maquiagem bem elaborada: não importa o que seja, a maioria das pessoas dedica pelos menos alguns minutos do seu dia para manter uma rotina de beleza, seja ela simples ou complexa;

Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Euromonitor International, a vaidade nossa de cada dia rende relevantes lucros para indústria de beleza e cuidados pessoais. Isso porque o mercado brasileiro representa o terceiro maior mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. Esses dados mostram que a população brasileira apresenta o traço comportamental de se preocupar com a sua aparência e de investir nela. E a tendência é a de que esse traço seja reforçado nos próximos anos.

De acordo com o estudo mencionado acima, é possível concluir que há quatro fatores principais que indicam o reforço dessa tendência: o envelhecimento populacional, que faz com que surja um perfil de consumo dedicado a preservar uma aparência jovial; o crescente acesso das classes C e D à indústria de cosméticos e a constante inovação que se verifica nesse setor, o que resulta numa diversificação de produtos que chegam às prateleiras.

A quantidade e a variedade de produtos oferecidos é imensa. E nem sempre eles são alternativas sustentáveis. Mas e se você pudesse cuidar da sua aparência sem precisar abrir a carteira em lojas de cosméticos e farmácias? A natureza oferece também uma imensa quantidade e variedade de opções que substituem esses produtos que são adquiridos por meio da indústria de cosméticos. E uma dessas opções, recém descoberta e ainda não muito conhecida pelo público brasileiro, atende pelo nome de pó de juá.

Beleza que vem do nordeste

O nome do pó de juá vem do tupi a-ju-á e que significa "fruto extraído dos espinhos". O pó de juá é extraído do juazeiro, uma árvore típica do nordeste brasileiro. Na verdade, juazeiro é o apelido carinhoso de Ziziphus joazeiro. 

O juazeiro é uma árvore de copa frondosa e caule espinhento, que oferece benefícios que vão da raiz até as pontas. Ou melhor dizendo, até os frutos. Os frutos do juazeiro são tradicionalmente usados na alimentação do gado em épocas de seca, além de servirem para fazer geleias. Já a casca é rica numa substância chamada saponina, que tem ação detergente, higienizante, adstringente e anti-séptica. Por essas razões, as saponinas têm presença praticamente garantida na composição de sabões e pastas de dentes (confira aqui uma receita de pasta de dentes a base de pó de juá).

Beleza em pó

Ele em pó já tem sido muito empregado entre os veganos e os benefícios do juá são velhos conhecidos dos povos indígenas, que o usavam para higienizar seus corpos e cabelos.

O estilo de vida vegano não consome produtos que possuam quaisquer extratos de origem animal e isso se estende até os hábitos de beleza e higiene pessoal. Isso pode ser um problema, já que a maioria dos cosméticos, produtos de limpeza e higiene pessoal disponíveis no mercado são feitos a base de substâncias de origem animal, como a glicerina animal, o colágeno e a lanolina.

Por ainda não ser muito conhecido no mercado consumidor brasileiro, ainda não há muitas empresas e lojas que disponibilizam esse extrato, mas já é possível obtê-lo via internet. Mas lembre-se sempre de observar qual é a origem do produto e se a empresa que está vendendo é confiável e não agride ao meio ambiente. Um consumidor sustentável é um consumidor atento.

Juá para os cabelos

O Portal eCycle selecionou uma receita simples de xampu para que você e os seus cabelos usufruam dos benefícios do pó de juá.

Como essa receita não leva conservantes, é provável que ela se degrade rapidamente se não for devidamente armazenada. Por isso, é importante que você a deixe reservada na geladeira e só coloque em temperatura ambiente a quantidade que você for consumir. Outra dica diz respeito à aquisição dos demais ingredientes: todos eles podem ser adquiridos em farmácias homeopáticas e lojas de produtos naturais.

Ingredientes

  • 500 ml de água filtrada;
  • 3 colheres de sopa de pó de juá;
  • 1 folha de babosa;
  • 2 colheres de sopa de jaborandi;
  • 2 colheres de sopa de alecrim;
  • 8 cravos da índia;
  • 1 colher de sopa de canela;
  • 3 gotas de óleo de copaíba.

Modo de preparo

Coloque o jaborandi, o alecrim, os cravos e a água filtrada numa panela até que a água comece a ferver. Depois, desligue o fogo e retire a panela e deixe a mistura em infusão por 30 minutos. Ela deve ficar com o aspecto de um chá. Assim que esfriar, bata essa mistura no liquidificador com a polpa da babosa. Junte o pó de juá, a canela e o óleo de copaíba e misture até ficar com um aspecto homogêneo. Por fim, coloque em um frasco da sua preferência e deixe o xampu descansar por 24 horas.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail