Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira opções naturais e eficientes para passar em queimadura de sol

Uma queimadura de sol é muito dolorosa e nem sempre temos acesso a produtos apropriados para o alívio imediato. Quando isso acontecer, alguns itens caseiros podem ser úteis – tanto para quem não tem alternativas como para quem quer passar produtos contendo menos químicos nocivos à saúde.

Abaixo, elencamos o que passar em queimadura de sol para alívio imediato, mas, lembre-se, em casos graves, o melhor é sempre procurar uma médica ou médico.

Opções naturais para aliviar queimadura de sol

Óleo de coco

A ardência causada pela queimadura de sol pode ser aliviada ao passar óleo de coco no local afetado. Isso porque ele hidrata e acalma a pele, dando uma sensação de alívio. Saiba mais sobre o óleo de coco nas matérias: “Óleo de coco: benefícios, para que serve e como usar” e “Óleo de coco faz bem para a pele. Entenda e saiba como usar“.

Óleo de calêndula

Ótimo remédio natural para ferimentos e queimadura de sol na pele, porque acelera a cicatrização e ainda nutre a pele – é recomendado para áreas sensíveis, como o rosto. Ajuda no condicionamento e rejuvenescimento das áreas danificadas, impedindo um tom de pele irregular ou então uma vermelhidão na área tratada.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Raiz de althaea

Pode ser utilizada para lavar a área afetada e ajuda a proporcionar um efeito calmante e arrefecedor. A raiz também é conhecida por acelerar a cicatrização de lesões tópicas, tornando-se um excelente remédio para queimadura de sol, especialmente quando aplicada constantemente e em abundância nas áreas afetadas.

Hortelã-pimenta

Seja na forma de óleo (seu próprio óleo essencial) ou junto com água de cozimento, a hortelã-pimenta acalma a pele e facilita o seu resfriamento. As suas propriedades antimicrobianas naturais ajudam a prevenir a infecção e a acelerar a cicatrização, enquanto que suas propriedades analgésicas ajudam a aliviar o desconforto da queimadura. Mas tome cuidado: o óleo essencial de hortelã-pimenta é muito concentrado! Não aplique diretamente na pele. Dilua-o em óleo carreador como óleo de coco na proporção de uma gota de óleo essencial para uma colher de sopa de óleo vegetal.

Raiz de gengibre

Uma decocção da raiz de gengibre aplicada na área afetada pode aliviar a dor localizada e acelerar a cicatrização através do aumento do fluxo sanguíneo na região. Com suas poderosas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o gengibre ajuda a diminuir o desconforto nas áreas afetadas. Para queimadura muito dolorosa, a solução é fazer um emplastro de gengibre quente, descascado e triturado, para não irritar a pele.

Amido de milho

Queimadura de sol que causa desconfortos leves pode ser solucionada com o amido de milho. Ele absorve a umidade e o suor da pele, evitando o desconforto causado pela reação do ácido com a pele ferida e também cria uma fina película de ressecamento, permitindo que a pele se recupere o mais rápido possível. Use-o com moderação e opte por outras soluções se a sua queimadura apresentar sinais de bolhas ou lesões.

Batata

Acredite ou não, as batatas são consideradas excelentes remédios para ferimentos na pele, como a queimadura de sol. Você pode usar o purê de batata ou bater a batata crua em um processador de alimentos – ambas as formas provocam o mesmo efeito. Confira esse e outros usos para a batata.

Manteiga de karité

É uma velha conhecida para problemas de pele. Muito utilizada como pomada, essa manteiga possui propriedades emolientes, anti-inflamatórias, analgésicas e umectantes, que ajudam a combater a queimadura de sol moderada e grave. Deve ser aquecida em uma caldeira dupla, para uma aplicação mais fácil, rápida e confortável.

Cuidados com a pele
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Gel da babosa

O gel da babosa, também conhecida como Aloe vera, é ótimo para passar em queimadura de sol, pois além de proporcionar sensação de refrescância, a babosa possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes. Saiba mais sobre a babosa na matéria “Babosa: benefícios, para que serve e como usar“.

Óleo de rosa mosqueta

As feridas causadas pela queimadura de sol podem ser tratadas com óleo de rosa mosqueta. Um compilado de estudos científicos feito pela Universidade de Brasília confirmou o saber popular em torno dos benefícios do óleo de rosa mosqueta, mostrando que ele possui alto poder de tratamento de feridas abertas e cicatrizes. Os estudos também confirmaram o alto poder antioxidante do óleo de rosa mosqueta e seu potencial como agente na prevenção de câncer. Entenda melhor na matéria: “Óleo de rosa mosqueta tem benefícios comprovados“.

Muito banho e água

Um dos melhores remédios para queimadura de sol é um bom banho de água fria, pois ajuda a aliviar as dores localizadas. Adicione também pequenas quantidades de vinagre, bicarbonato de sódio ou de óleos essenciais (como lavanda, menta e cravo), porque além de acelerarem a cura, vão estimular a regeneração da pele e neutralizar a infecção.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais