Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira algumas dicas simples de como recuperar uma planta seca e evitar sua morte

Ter plantas em casa é uma ótima “desculpa” para dar uma pausa na correria do dia a dia. Além disso, testes confirmam que elas absorvem poluentes do meio ambiente (muitos deles presentes devido a produtos de limpeza domésticos) e, claro, embelezam sua casa. Para começar seu jardim, não é preciso muita coisa: basta um vaso, um pouco de terra e algumas sementes. Para quem é novo no cultivo de plantas ou depois de voltar de uma viagem, é comum encontrar as plantas secas e com uma aparência ruim.

Após uso, embalagem de alimentos se torna vaso compostável para plantas

As plantas, assim como os seres humanos, têm momentos ruins, então não se desespere. Às vezes, é possível identificar a causa – quando as folhas estão murchas ou secas, o problema deve ser falta d’água. Ocorre que nem sempre é fácil verificar com precisão qual é o problema. Algumas possibilidades são: excesso ou falta de sol, clima seco ou pobreza de nutrientes no solo. Para melhorar a qualidade do solo, você pode usar adubo oriundo de uma composteira e você não sabe o que fazer, experimente esses truques rápidos que podem salvar suas plantas secas.

Pode demorar até três meses para você começar a notar uma melhora na saúde de uma planta que está seca, por isso, tenha paciência e acredite nos seus esforços. Aí vão algumas dicas sobre como salvar uma planta seca que está morrendo:

Apare as folhas mortas

Com uma tesoura de poda, apare todas as folhas mortas de sua planta de modo cuidadoso. Caso não tenha a tesoura específica, use uma tesoura normal, sem ponta, ou um alicate. Tome cuidado com os brotos. Mesmo que eles tenham um aspecto estranho, possuem grande potencial de crescimento.

Apare os galhos e caules mortos

Quando for cortar os galhos, comece pelo topo e apare uma pequena quantidade por vez. Para cada pedaço de galho cortado, verifique a cor do centro do caule. Às vezes, o caule parece morto, mas você encontrará a coloração esverdeada no centro dele, à medida em que o corte for se aproximando das raízes. Quando isso ocorrer, pare de cortar. Após algum tempos, galhos novos começam a crescer sobre os antigos.

Aloe
As melhores plantas para cada cômodo da casa

Troque a sua planta de vaso

Muitas vezes, ao plantarmos uma semente, utilizamos vasos pequenos. Mas se a planta crescer muito, é necessário aumentar também o tamanho do vaso para que haja mais espaço para o desenvolvimento do organismo. É possível saber a hora em que o replantio é necessário atentando para as raízes. Quando elas começarem a ficar visíveis e “saírem” do vaso (como cabelinhos), troque o recipiente por um maior e que possua furos na parte inferior para ajudar na drenagem. Pesquise sobre a sua espécie antes e veja se existe algum requisito especial nesse processo – e lembre que talvez seja preciso colocar mais terra.

Cheque os níveis de umidade da sua casa

A maioria das espécies gosta de um ambiente úmido, afinal elas vivem em florestas e bosques (com exceção de cactos ou suculentas). Se você perceber que o solo em que sua planta está colocada fica continuamente seco, mesmo regando diariamente, significa que os níveis de umidade de sua casa podem ser muito baixos. Para solucionar esse problema, borrife água nas folhas das plantas, use um umidificador de ar ou coloque muitas plantas com as mesmas necessidades de água juntas – isso faz com que o ambiente em que elas estão fique mais úmido.

Aloe
As melhores plantas para cada cômodo da casa

Controle a luz solar

Se a sua planta tem folhas queimadas e amareladas (sinais de muita exposição ao sol) ou pouca ou nenhuma floração (sinais de pouco sol), você deve alterar a quantidade de luz que ela recebe no dia a dia. Teste colocá-la nas proximidades de diferentes janelas se o local atual não estiver fazendo sua planta feliz. Fique atento se você morar em uma região com muita incidência de luz solar.

Adicione nutrientes

Assim como as pessoas, as plantas também precisam de nutrientes para se manterem saudáveis. Alguns deles estão presentes em saquinhos de chá (veja como reutilizá-los), que podem ser colocados na terra, junto com as folhas secas do chá, que também são fertilizantes. A borra do café também é muito eficiente para a nutrição de suas plantas, desde que misturada com terra e outros fertilizantes naturais. O produto da compostagem doméstica é excelente! Basta salpicar na terra da planta. Se o vaso for pequeno, retire um pouco de terra e coloque o composto.

Veja o vídeo (em inglês) sobre como aumentar a umidade do ar para as plantas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais