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Projeto Realidade Climática objetiva transformar pessoas comuns em ativistas capazes de lutar por soluções que amenizem a crise climática

Imagem editada e redimensionada de L.W., está disponível no Unsplash

O Climate Reality Project, em tradução literal para o português “Projeto Realidade Climática“, é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de educar e influenciar o ativismo em prol da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O Projeto Realidade Climática, fundado em julho de 2011 pelo jornalista e ativista ambiental Al Gore, tem como objetivo transformar pessoas comuns em ativistas capazes de lutar por soluções que amenizem a crise climática e ajudem a impulsionar mudanças significativas.

Sua missão: integrar soluções e ações globais para enfrentar as mudanças climáticas. Al Gore e sua equipe tem viajado o mundo para treinar líderes climáticos e incentivar redes de apoio, além de fortalecer, ampliar e repercutir as ações dos que já foram treinados. No Brasil, o primeiro treinamento de líderes climáticos do Climate Reality foi realizado em 2014, no Rio de Janeiro. Desde então, o movimento tem se tornado cada vez mais robusto no país, engajando pessoas que idealizam melhorias para o planeta Terra.

O Projeto Realidade Climática está focado na educação sobre as mudanças climáticas e no combate às campanhas de negação das mudanças climáticas em todo o mundo. A organização é uma consolidação de duas organizações ambientais, a Alliance for Climate Protection e o Climate Project, ambas fundados em 2006, quando o Al Gore era vice-presidente nos EUA. Entre suas atividades, o Climate Reality Project realiza um evento anual chamado 24 Hours of Reality e, em 2013, lançou o Reality Drop, uma ferramenta de mídia social.

projeto realidade climática
Imagem editada e redimensionada de Markus Spiske, está disponível no Unsplash

Atividades

24 Horas de campanha

O Climate Reality Project organiza um evento anual chamado 24 Hours of Reality, uma transmissão ao vivo de 24 horas sobre a crise climática e suas soluções com um segmento de uma hora em todos os fusos horários. Cada transmissão apresenta celebridades, músicos, autoridades eleitas e líderes de todo o mundo. Em 2017, a transmissão teve um alcance potencial de 400 milhões de pessoas.
Os temas para cada transmissão anual são:
  • 2011: 24 horas de realidade
  • 2012: 24 horas de realidade: o relatório do tempo sujo
  • 2013: 24 horas de realidade: o custo do carbono
  • 2014: 24 horas de realidade: 24 razões para esperança
  • 2015: 24 horas de realidade e terra viva: o mundo está assistindo
  • 2016: 24 horas de realidade: o caminho a seguir
  • 2017: 24 horas de realidade: seja a voz da realidade
  • 2018: 24 horas de realidade: proteja nosso planeta, proteja-se
  • 2019: 24 horas de realidade: verdade em ação

O primeiro evento, em 2011, teve uma duração de 24 horas, sendo transmitido ao vivo pela Internet e contando com 24 apresentadores em 24 fusos horários e 13 idiomas diferentes. As apresentações, que enfatizavam uma ligação entre as mudanças climáticas e os produtores de petróleo e carvão, começaram na Cidade do México e viajaram para o oeste antes de culminar na cidade de Nova York com uma apresentação do presidente do Projeto de Realidade Climática, Al Gore.

O webcast recebeu 8 milhões de visualizações e foi premiado com um “Leão de Prata” no evento do Festival Internacional de Criatividade do Cannes Lions em 2012.

Um segundo webcast chamado 24 Hours of Reality: The Dirty Weather Report, transmitido em 2012, contou com discursos e apresentações de mais de 100 ativistas, líderes empresariais e cientistas em 24 locais. O foco foi dado ao impacto causado pela poluição do carvão, petróleo e gás.

O webcast atraiu 14 milhões de espectadores e uma audiência de mais de 16 milhões, o que estabeleceu um recorde Ustream de espectadores online em um período de 24 horas. O evento também gerou 135 milhões de tweets, em comparação com 120 milhões de tweets em 2011, e recebeu dez prêmios Telly em 2013, incluindo dois prêmios prata Telly nas categorias Notícias e Notícias e Responsabilidade Social e sete prêmios Telly em bronze.

Reality Drop

Em 2013, o Climate Reality Project lançou a ferramenta Reality Drop, um agregador de conteúdo que coleta notícias online sobre mudanças climáticas. A ferramenta de mídia social foi desenvolvida em parceria com a Skeptical Science, um blog de ciências climáticas, e a Arnold Worldwide, uma organização global de comunicações, após um desafio iniciado pela empresa de mídia americana, PSFK, que solicitou projetos criativos para lidar com as mudanças climáticas. A ferramenta permite aos usuários discutir o que é dito sobre as mudanças climáticas na mídia e coleta pontos comentando e promovendo notícias sobre mudanças climáticas e rebaixando artigos que exibam negação às mudanças climáticas. Os usuários do Reality Drop também podem usar a ferramenta para compartilhar notícias nas redes sociais.

Corpo de Liderança

O Projeto de Realidade Climática também aborda as mudanças climáticas através de uma rede de aproximadamente 10.000 Líderes de Realidade Climática de base, que a organização chama de Corpo de Liderança em Realidade Climática. A partir de 2016, o Climate Reality Leadership Corps realizou 33 eventos de treinamento para preparar os líderes da realidade climática para se comunicarem e realizarem eventos eficazes de militância em suas comunidades locais. Os líderes da realidade climática são de 135 países. Os membros do Climate Reality Leadership Corps lideram eventos educacionais e incentivam atividades para lidar com as mudanças climáticas em suas comunidades locais.

Al Gore
Al Gore reacts to Chris Anderson’s questionImagem editada e redimensionada de Erik Charlton, está disponível no Wikipedia e licenciado sob CC. BY. 2.0

O Climate Reality Projecttambém estabeleceu uma parceria com a Warren Miller Entertainment chamada “I Am Pro Snow“. O objetivo da parceria é explorar o impacto das mudanças climáticas nos esportes de inverno e nos locais impactados pelas mudanças de temperatura.



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