Aquecimento global dos oceanos é equivalente a 1,5 bomba atômica por segundo

eCycle

Oceanos absorveram mais de 90% do calor armazenado por conta das emissões de gases estufa

A energia proveniente do aquecimento global que chegou aos oceanos nos últimos 150 anos equivale à explosão de uma bomba atômica e meia por segundo. Pode parecer exagero, mas é o que indica o cálculo de um estudo publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences. De 1871 até agora, o mar absorveu 436 sextilhões de joules de energia, o que representa mais de 90% do calor armazenado por conta das emissões antrópicas de gases de efeito estufa.

A nova pesquisa indica que essa enorme quantidade de energia que vem sendo absorvida pelos oceanos é a responsável pelo aumento do nível do mar e pela maior intensidade de furacões e tufões. A comparação da energia com bombas atômicas foi feita pelo jornal The Guardian, que concluiu que o aquecimento médio ao longo dos últimos 150 anos é equivalente à explosão de 1,5 bomba atômica de Hiroshima por segundo.

Citada pelo jornal, a professora da Universidade de Oxford Laure Zanna, líder da pesquisa, afirma que tenta não fazer esse cálculo por achar os resultados preocupantes e que, geralmente, eles procuram comparar o aquecimento ao uso da energia humana “para torná-lo menos assustador”.

A pesquisa ressalta o fato de que é cada vez mais importante estimar os futuros aumentos do nível do mar para que seja possível e viável se prevenir. O aumento do nível do mar está entre os impactos de longo prazo mais perigosos das mudanças climáticas.

Uma parte do aumento das águas, diz a pesquisa, se dá por conta do derretimento das calotas polares na Groenlândia e em outras regiões, mas outro fator importante é a expansão física da água à medida que sua temperatura aumenta.

Segundo os investigadores, “entender as alterações do calor nos oceanos e o papel da sua circulação na formação de padrões de aquecimento continuam sendo as chaves para prever as mudanças climáticas globais e regionais e o aumento do nível do mar.”



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail