Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As plantas podem estar se conscientizando de forma mais rápida que os humanos sobre os perigos do aquecimento global

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

As plantas podem estar fazendo mais do que imaginávamos no combate às mudanças climáticas.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Communications, a vegetação terrestre aumentou sua absorção de dióxido de carbono (CO2) em 17%, em comparação com dados de 30 anos atrás. O que é ainda mais surpreendente, observa o estudo, é que essas plantas terrestres estão usando menos água para executar essa função.

Em outras palavras, à medida em que os níveis de CO2 do planeta aumentam, as plantas elevam a capacidade de absorção do gás e o fazem de forma significativamente mais eficiente. “Descobrimos que o aumento dos níveis de CO2 está fazendo com que as plantas do mundo se tornem mais eficientes em quase todos os lugares, secos ou úmidos”, observaram os cientistas australianos.

Bem, podemos dizer que as cidadãs globais mais verdes parecem estar adotando algumas das nossas preocupações. E essa boa notícia não poderia chegar em um momento mais crucial. Desde a década de 1950, os gases de efeito estufa – dióxido de carbono, metano e óxido nitroso – estão aumentando implacavelmente.

A atividade humana, notadamente a nossa propensão para a queima de petróleo, gás, carvão e madeira, foi identificada como a principal culpada pelo desequilíbrio do efeito estufa, aquecendo o planeta a níveis alarmantes.

Do espaço, é difícil ver um problema. A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) notou um significativo efeito ecológico em todo o planeta nos últimos 35 anos. O aumento do CO2 provocou um crescimento sem precedentes nas plantas, bem como nas árvores e nas folhas.

O problema é que todo esse CO2 se apega ao calor, evitando a dispersão para além da nossa atmosfera. E o calor, quando está preso, como você pode imaginar, só fica mais quente.

Plantas fazendo mais com menos

As plantas estão “se virando”. Mesmo a vegetação terrestre precisando de água para crescer, ela reduziu a necessidade de absorção significativamente, segundo o novo estudo. Mais resistentes e eficientes, as plantas também nos ajudam a aumentar a produção de alimentos e a economizar ainda mais no abastecimento de água, sem contar a captação extra de CO2. A vegetação já é responsável por absorver cerca de 1/3 de todo o CO2 produzido. Ao se adaptarem dessa forma e nessa velocidade, estão se tornando ainda mais fundamentais para o sonho de frear as mudanças climáticas.

Mesmo assim, as plantas não podem salvar o mundo sozinhas… Devemos, portanto, seguir o caminho das nossas humildes amigas esverdeadas e mudar o modo como impactamos o meio ambiente – que tal começar aumentando a quantidade de plantas na sua casa?


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais