Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Solstício é um fenômeno astronômico relacionado às estações do ano

Solstício é um fenômeno astronômico que representa o momento em que o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos Hemisférios receba maior incidência dos raios solares do que outro ao longo do ano. Quando a intensidade solar é maior em um dos Hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. Por outro lado, quando a intensidade solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno.

Dessa maneira, quando é solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer e é inverno no hemisfério Sul. Já quando é solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. Consequentemente, é inverno no hemisfério Norte.

Quando ocorre o solstício?

O solstício ocorre duas vezes por ano, marcando o início do inverno e do verão. O verão inicia-se em 21 de junho no Hemisfério Norte e em 21 de dezembro no Hemisfério Sul, sendo caracterizado pelo dia mais longo do ano. Por outro lado, o inverno tem início em 21 de dezembro no Hemisfério Norte e em 21 de junho no Hemisfério Sul e, consequentemente, é a noite mais longa do ano. 

Por que ocorre?

A rotação refere-se ao movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. Já o movimento de translação está associado ao movimento em torno do Sol que a Terra faz, com duração de cerca de 365 dias. Os movimentos de rotação e translação estão relacionados, respectivamente, com a definição dos dias e das noites e a existência das estações do ano.

Qual e a diferença entre o equinócio e solstício?

Solstício
Imagem de Ivana Cajina em Unsplash

Em alguns momentos ao longo do movimento de translação, a Terra inclina-se em relação ao Sol. Isso faz com que os raios solares incidam de maneira desigual nos Hemisférios Norte e Sul. Como resultado, surgem as estações do ano. Elas são marcadas pelos fenômenos astronômicos conhecidos como solstícios e equinócios.

O fenômeno acontece quando o Sol está posicionado diretamente sobre a linha do Equador fazendo com que os dois hemisférios recebam a mesma quantidade de radiação.

O equinócio ocorre duas vezes ao ano, marcando o início da primavera no Hemisfério Norte e o início do outono no Hemisfério Sul e vice -versa. 

Equinócio
O que é o fenômeno do equinócio e quando ocorre

Solstício, equinócio e estações do ano

Como visto anteriormente, o movimento de translação é responsável pela existência das estações do ano. As estações são determinadas pela posição do Hemisfério em relação aos raios solares. Vale ressaltar que as estações do ano não ocorrem de forma simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.

Os solstícios e equinócios marcam o início das estações do ano. A incidência dos raios solares de maneira desigual nos Hemisférios marca o solstício de verão em um Hemisfério e o de inverno em outro. Já a incidência dos raios solares perpendicularmente sobre a linha do Equador marca o equinócio de primavera em um Hemisfério e o equinócio de outono em outro. Essa incidência faz com que os dois Hemisférios recebam a mesma quantidade de radiação.

Curiosidades

Algumas curiosidades dos solstícios são:

  • A palavra solstício apresenta origem latina e significa “sol imóvel”;
  • Na linha do Equador, os dias e as noites sempre têm 12 horas durante os solstícios;
  • Em vários locais dos Hemisférios Norte e Sul, o fenômeno foi a razão de festas e celebrações;
  • Na linha do Equador, eles são indefinidos, ou seja, não são nem de inverno nem de verão;

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais