Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Qual a diferença entre sabonete líquido e o em barra? Como são fabricados? Quais impactos causam?

Antigamente, o sabonete era composto, basicamente, por ingredientes bem inusitados: gordura animal e cinzas da lenha. Hoje em dia, há tantos produtos com tantas funções que não sabemos quais as suas diferenças e suas indicações. Além disso, o número de substâncias utilizadas no sabonete aumentou bastante e muitas delas podem ser prejudiciais. Vamos entender como e por que.

Sabonete líquido e em barra

A primeira dúvida que surge ao comprar um sabonete é: qual a diferença entre o sabonete líquido e o sabonete em barra? Os sabonetes líquidos são fabricados por substâncias tensoativas sintéticas (derivadas do petróleo). Normalmente, como nos detergentes, é utilizado o lauril sulfato de sódio, que é responsável pela emulsificação de gorduras e pelo poder de limpeza. O pH do sabonete líquido fica próximo ao pH da pele, evitando o ressecamento da mesma.

Sabão líquido
Sabão líquido ecológico: benefícios e como fazer

Já o sabonete em barra é feito com gordura saponificada, que é uma ação química entre óleos e uma base, normalmente a soda cáustica. Isso transforma o produto em massa sólida que também tem o poder tensoativo, ajudando na limpeza. Porém o sabonete em barra possui um pH mais alcalino, o que pode oferecer uma chance de irritação de ressecamento da pele. Contudo, as formulações de sabonetes líquidos que usam tensoativos da família dos sulfatos podem causar alergias na pele em algumas pessoas.

Privado: Banho & Corpo
Seu banho e cuidado pessoal mais relaxante, natural e sustentável
A partir de R$9,00
Frete CO2 Neutro
Comprar

Função e componentes do sabonete

Outro ponto na escolha de um sabonete é a sua função. Existem diversos tipos de sabonetes com diversas finalidades – elas estão indicadas no rótulo do produto, com variedades como sabonetes bactericidas, infantis e de uso íntimo. Eles exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, informações de uso e restrições. Por isso, é sempre importante ficar atento às propagandas e embalagens dos produtos para verificar se os que necessitam de comprovação apresentam essas informações.

Outro ponto importante na escolha de um sabonete são seus componentes, que muitas vezes não notamos ou nem conhecemos. Muitos deles podem ser nocivos à saúde e sempre devemos ler o rótulo do produto para vermos o que estamos comprando. Algumas dessas substâncias encontradas tanto no sabonete líquido quanto no em barra são: compostos orgânicos voláteis (VOCs) e o Butilfenil Metilpropional, que estão presentes nas fragrâncias e podem causar alergias; o benzoato de benzila, que é uma substância de origem orgânica e também pode provocar alergias na pele, dermatites de contato e ser possivelmente tóxico para o sistema imunológico humano; a DMDM Hidantoína, que atua como como antibacteriano em sabonetes bactericidas e outros cosméticos; o BHT, que é utilizado como conservante em produtos cosméticos e pode estar relacionado com ao surgimento de câncer (saiba mais sobre os problemas das substâncias encontradas nos sabonetes na matéria:

O que constitui os sabonetes?
óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?

Outro tipo de sabonete é o natural. Segundo Relatório de Estudos de Mercado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os cosméticos a base de produtos naturais são compostos de formulação química tradicional e contêm somente ingredientes ativos de origem natural. Normalmente são utilizados ingredientes como extratos naturais retirados de plantas, resinas de origem vegetal, corante vegetal, aveia, óleos essenciais naturais, substâncias de plantas aromáticas, conservantes naturais (alecrim-pimenta, alecrim, cravo, noz-moscada, pimenta da jamaica, sálvia, açafrão e glicerina (que não causa danos à saúde e está presente em muitos sabonetes feitos de forma artesanal). Dessa forma, o sabonete natural oferece menos riscos à saúde (por não conter componentes artificiais) e ao meio ambiente (por dispor de menos recursos em termos de tratamento de resíduos e afluentes).

Privado: Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Impactos e Alternativas

Qualquer produto de higiene causa algum tipo de impacto. O importante é sempre ponderar o uso e fazer escolhas certas. De preferência aos produtos cosméticos naturais. No Brasil, os cosméticos naturais são certificados e seguem os padrões de qualidade do IBD Certificações e da Ecocert. Todos os sabões, quando lançados nos corpos hídricos, causam um processo de eutrofização, mas, quanto mais componentes sintéticos eles contiverem, maior o impacto causado (saiba mais sobre os impactos dos sabões na matéria:

O impacto ambiental do sabão e do detergente

Procure conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado. Dê preferência aos produtos que tenham selo de certificação. Olhe sempre a indicação do produto: sabonete bactericida, glicerinado ou uso íntimo. Além disso, sempre é válido consultar um dermatologista para que avalie adequadamente sua pele e indique com precisão o melhor sabonete para cada situação.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais