Nove dicas para comer bem em restaurantes

eCycle

Porções avantajadas, guloseimas... As tentações são inúmeras quando se come fora de casa. Separamos algumas soluções para você nessa ocasião

Prato
Imagem de Ive Erhard em Unsplash

Muitos restaurantes são conhecidos por desperdiçar comida e também por suas porções, digamos, "ogras", que comemos sem pensar duas vezes, seguindo justamente a lógica de “limpar o prato” porque é “um pecado” deixar sobras. Lembre-se que a logística dos restaurantes é para seus profissionais e não deixe que seu organismo pague a conta também. Confira nossas dicas para evitar desperdício quando for comer fora:

1. Peça meia porção

Quando você for a um restaurante que você sabe que é exagerado, vá em dupla, peça a meia porção, ou mesmo a inteira - mas já tendo em mente que irá pedir para embrulhar metade para viagem ou então em um prato extra. O perigo está em ir com muita fome, ver aquela porção maravilhosa na sua frente e consumir tudo por gula.

2. Comer só a entrada

Muitas entradas ou porções valem por um belo prato completo. Elas podem funcionar bem para pessoas com dificuldade de controlar o quanto colocam no prato. É claro que fritas ou azeitonas pretas não são a opção mais saudável nem nutritiva. Já saladas, sopas e bolinhos de vegetais são boas pedidas. A vantagem é que, com espaço no estômago, você pode se permitir um bom vinho ou uma sobremesa gostosa (mas não muito trash).

3. Molho à parte

Sempre que possível, é uma boa controlar quanto molho vai na sua salada. É comum colocarem, naqueles restaurantes exagerados, molhos gulosos que não são necessários.

4. Corte a bebida

Bebidas alcoólicas pesam no bolso e na cintura. Tenha o autocontrole - isso vai te ajudar a economizar e evitar gordurinhas. O mesmo vale para refrigerantes.

5. Pimenta nos olhos dos outros é… Péssimo!

É melhor no seu prato: quanto mais sabor e de combinações mais complexas, maior a saciedade. O mesmo vale para o oposto: sabores suaves incentivam a comer mais. Começar trocando a maionese pela mostarda já evita calorias sem perder o sabor, bem como trocar molhos cremosos por vinagre balsâmico, ou azeite por vinagre.

6. Abuse dos vegetais

Sopas, saladas, versões sauté são sempre melhores que versões empanadas ou cremosas.

7. Planeje sua gulodice

Você esperou a semana inteira para chegar a sexta-feira e poder se refestelar, se esbaldar, se acabar mesmo na churrascaria com os amigos durante o happy hour? Então coma pouco no almoço e até mesmo no jantar da quinta-feira para que você não sinta muita ressaca dietética depois.

8. Uma coisa por vez

Uma batida aqui, uma porção ali, a sobremesa... Escolha apenas um quitute e fique nele. Se a sua ideia é se permitir um sorvete, então já deixe as frituras de lado. Um gostinho a mais é o suficiente para deixar a refeição especial sem pesar no estômago ou na dieta.

9. Pergunte à vontade

Caso você tenha alguma alergia a glúten ou laticínios, ou mesmo esteja cortando eles da sua dieta, não hesite em perguntar ao garçom sobre a preparação. Muitos restaurantes, mesmo que não sejam conhecidos por uma pegada saudável ou inclusiva, sabem respeitar as necessidades dos clientes. Não seja tímido nessa hora, pode ser perigoso.

Se você está de dieta, nada te impede de sair para comer de vez em quando. Pode ser um desvio do seu caminho por um dia, mas é importante para a saúde emocional sair de vez em quando com os amigos e a família. Afinal de contas, é só comida, o que valem são os momentos, não vale se estressar demais sobre o assunto. Ter uma dieta saudável não implica se privar de comer bem ou deixar de lado comidas saborosas. Privar-se pode levar a compensações pelo prazer de comer em forma de caixas de bombons escondidas debaixo da cama. Atitudes positivas, escolhas inteligentes e moderação são o caminho mais corretos para uma pegada mais leve.


Fonte: Care2

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail