Os benefícios do abacate

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Repletas de benefícios, o abacate é uma fruta aliada para quem quer ser adepto do estilo de vida saudável

Abacate é repleto de benefícios

Um pseudofruto comestível do abacateiro, o abacate é nativo do México e outros países da América do Sul. Atualmente, ficou muito famoso por entre os praticantes de uma vida mais saudável. Anteriormente, o abacate tinha sido chamado de “vilão das dietas” devido ao seu alto teor calórico. Mas você sabia que ele também traz vários benefícios? Se você comer um pouquinho de vez em quando ele vai te fazer muito bem!

Benefícios e propriedades

Os benefícios do abacate são muitos. Por exemplo, quando você come abacate, a gordura encontrada nele, junto com outras propriedades, reduz o colesterol “ruim” (LDL), realizando a emulsificação das gorduras saturadas das carnes.

Além disso, o abacate possui muitos nutrientes. Cerca de 100 gramas de abacate contêm 634,1 mg de potássio (mais que a banana), que ajuda a evitar cãibras e equilibrar o nível de sódio no nosso organismo; também têm vitaminas A(vitamina essencial para visão e o crescimento), B1, B2, B3, B9 (é o ácido fólico - bom para gestantes de plantão!), C e E.

Seus ácidos graxos trazem muitos benefícios para a pele: possuem a capacidade de mantê-la hidratada e reduzem a vermelhidão e a irritação. Por isso, as indústrias de cosméticos adoram o abacate e você pode fazer cremes caseiros com ele. Suas mesmas propriedades de hidratação podem ser aplicadas no cabelo também, já que o abacate auxilia na reparação de cabelos danificados, dando brilho e maciez.

Também é indicado para aqueles interessados em emagrecimento e ganho de massa muscular. Isso acontece devido às gorduras presentes no abacate que promovem maior saciedade e também ajudam a controlar o apetite ao abaixar o nível de insulina. Contém potássio, que ajuda na recuperação muscular e também auxilia na absorção de nutrientes de outros alimentos.

A variedade de abacate mais encontrada no Brasil possui apenas 5% de teor de oleosidade, bem menos do que os avocados, que são os tipos de abacate encontrados no hemisfério norte - eles têm esse teor entre 20% e 30%.

O abacate vem sendo estudado como um potencial protetor para o fígado. Estudos feitos em ratos foram muito bem sucedidos, mas sua eficiência em humanos ainda não foi comprovada. Se tudo der certo, abacate e mirtilo poderão, um dia, configurarem uma forma de tratar a hepatite C.

Escolhendo seu abacate e como prepará-lo

Ao escolher um abacate, certifique-se que não há rachaduras ou manchas na casca. A polpa deve ser firme, com uma leve maciez. Quando ela está firme demais, significa que o abacate está verde; macia demais, indica que passou do ponto. Se você acabou comprando um abacate verde, pode enrolá-lo em uma folha de jornal ou colocar em um recipiente com farinha de trigo. No dia seguinte, já estará maduro.

Você pode preparar o abacate doce ou salgado - existem diversos pratos para todos os gostos. O mais comum no Brasil é comê-lo como doce ou como o popular guacamole mexicano. No hemisfério norte, está mais presente em saladas e pratos quentes. Que tal experimentar uma maionese caseira de abacate, uma torta de limão diferente ou abacates recheados? Você vai se surpreender.

Se você quiser cultivar abacates, é importante garantir a polinização cruzada: mudas de cultivares diferentes deverão ser plantadas próximas, porque a flor do abacateiro desenvolve primeiro o órgão masculino e depois o feminino, assim não pode fazer a auto-fecundação.



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