Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A raiz da maca peruana proporciona benefícios e previne doenças

Maca peruana é uma planta que consegue crescer a 4 mil metros de altitude com temperaturas que podem chegar a -25°C. A planta ainda proporciona diversos benefícios para a saúde. Isso porque a maca, de nome científico Lepidium meyenii Walp, tem um alto valor nutritivo. Ela é popularmente conhecida como maca peruana pois é uma planta nativa do Peru, mais especificamente da região dos Andes. Calcula-se que seja cultivada há mais de 2 mil anos pelos incas.

A parte da maca peruana que apresenta altos valores nutricionais é a raiz, onde é possível encontrar proteínas e minerais em altas porcentagens. A raiz da maca peruana (que assemelha-se à forma de um rabanete), após ser colhida, passa por um processo de secagem. Depois de finalizado o processo, a maca pode ser conservada por muitos anos, sem perda de suas propriedades nutritivas.

A planta pode ser consumida tanto na forma de pó como na de cápsula. A maca peruana em pó pode ser utilizada na preparação de sucos, vitaminas, geleias, mingaus etc. Mas, antes de consumi-la, é importante consultar um profissional de nutrição para verificar qual a dosagem mais adequada para você.

Isso porque a maca peruana pode causar desintoxicação, um processo benéfico, mas que pode apresentar efeitos colaterais nas pessoas acostumadas a consumirem alimentos industrializados. Aquelas que sofrem de doenças crônicas, hepáticas, renais e alergia a determinados alimentos, corantes e conservantes só devem consumi-la sob recomendação médica.

Propriedades da maca peruana

De acordo com estudos, a raiz de maca peruana pode conter até 18 gramas de proteína, 2 g de lipídeos, 76 g de carboidratos e 8 g de fibras para cada 100 g. Em relação às vitaminas, a raiz de maca peruana pode conter até 43 mg de vitamina B3 (niacina), 3 mg de vitamina C (ácido ascórbico), 0,70 mg de vitamina B2 (riboflavina) e 1 mg de vitamina B1 (tiamina) para cada 100 g. Os minerais também estão presentes, sendo possível encontrar até 2000 mg de potássio, 40 mg de sódio, 100 mg de magnésio, 600 mg de cálcio, 300 mg de fósforo e 24 mg de ferro para cada 100 g.

Atenção

De acordo com o Departamento Federal de Saúde do Canadá, a dosagem máxima de maca peruana deve ser de até três gramas por dia, o que equivale a aproximadamente uma colher de chá rasa por dia. O mesmo órgão informa que se você fizer uso de antidepressivos, anticoagulantes ou sofrer de pressão alta, é recomendável o consumo máximo de 0,6 gramas de maca peruana.

Existe o questionamento sobre a possibilidade de o consumo da raiz de maca peruana provocar ganho de peso. A questão é: um remédio em excesso pode tornar-se letal, o mesmo ocorre com os alimentos, se ingeridos de forma errada, sem a prática de atividades física e sem a ingestão de outros alimentos saudáveis. Por isso, é importante que, além de ingerir a maca peruana, sejam adicionados à dieta outros alimentos saudáveis, aliados à atividade física.

Dieta para gordura no fígado: 8 alimentos imbatíveis

Benefícios da maca peruana

A maca peruana é considerada um alimento saudável e que previne muitas doenças. Segundo estudo, a raiz de maca peruana pode auxiliar no tratamento de hiperglicemia, problemas renais, problemas no sistema imunológico, além de retardar o envelhecimento.

A maca peruana também é bastante utilizada na medicina complementar para tratar sintomas da menopausa, falta de vigor físico, fertilidade, melhora do aprendizado e memória, ao combate à ansiedade, depressão, desregulação hormonal, osteoporose, anemia e também é conhecida como afrodisíaco, aumentando a libido e o desejo sexual. Ela ainda melhora o humor, desempenho esportivo e a disposição.

Além disso, a maca peruana pode ter outros efeitos, como:

Protege do sol

Quando aplicada à pele, a maca pode ajudar a proteger dos danos solares, sendo uma alternativa menos nociva que o protetor solar, que contém oxibenzona, e livre de testes em animais. Um estudo descobriu que o extrato de maca aplicado na pele de cinco ratos ao longo de um período de três semanas evitou danos à pele causados ​​pela exposição aos raios ultravioleta. O efeito protetor foi atribuído aos antioxidantes polifenois e glucosinolatos encontrados na maca peruana.

Pode reduzir o tamanho da próstata

A próstata é uma glândula encontrada apenas em homens. O aumento da próstata, também conhecido como hiperplasia benigna da próstata (BPH), é comum em homens idosos, e pode causar vários problemas ao urinar. A boa notícia é que alguns estudos em roedores sugerem que a maca vermelha reduz o tamanho da próstata, devido à sua grande quantidade de glucosinolatos. Essas substâncias também estão associadas a um risco reduzido de câncer de próstata, de acordo com estudo.

Melhora aprendizado e memória

Segundo um estudo, a maca peruana pode ajudar a melhorar a memória e o aprendizado. Ela é usada tradicionalmente usado por nativos no Peru para melhorar o desempenho das crianças na escola. Mas a maca preta parece ser mais eficaz do que outras variedades, segundo pesquisa.

Efeitos colaterais

Se você tiver problemas de tireoide, deve ter cuidado com a maca, pois ela contém substâncias que podem interferir no funcionamento normal da glândula tireoide. Gestantes procurar orientação médica antes de tomar maca peruana.

Onde encontrar a raiz de maca

Atualmente, existem muitas lojas físicas e virtuais que vendem produtos naturais como a maca. Pode-se comprar a raiz de maca peruana em diversas formas (como em pó ou em cápsula). Mas fique atento em aferir se o fabricante da maca é regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para assegurar que o produto não cause efeitos colaterais desagradáveis posteriormente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais