Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Gasto de eletrocidade e custo de manutenção da agricultura vertical ainda são desafios desse tipo de cultivo

Imagem de Melissa Askew no Unsplash

Uma equipe de pesquisadores ligados a diversas instituições nos Estados Unidos investigou o potencial de rendimento do trigo cultivado em fazendas verticais de ambiente controlado e concluiu que ele é maior do que o esperado. Em artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o grupo descreve a modelagem da agricultura de trigo vertical interna e o que seus modelos mostraram.

O termo agricultura vertical se refere ao empilhamento de plantações em uma espécie de depósito, um local fechado e com controles de luminosidade e hidratação. Nesses espaços, as colheitas podem ser empilhadas tão alto quanto as instalações permitirem – como se fossem um prédio repleto de hortas.

Em tal instalação, as plantações devem receber uma fonte de luz artificial, água e fertilizantes. A agricultura vertical tem sido proposta como meio de produzir mais safras por acre de terra, mas ainda não é muito usada comercialmente por conta de um fator limitante muito importante: o uso de energia. A luz artificial consome muita energia – tanto que a agricultura vertical não foi levada a sério.

Nesse novo esforço, os pesquisadores se perguntaram quanto trigo a mais eles poderiam cultivar por acre (em comparação com o rendimento médio das fazendas norte-americanas) com a agricultura vertical. Para descobrir, eles recorreram a um modelo de simulação de cultura que já se mostrou altamente preciso na previsão do crescimento de culturas em uma ampla variedade de condições.

Para comparar a agricultura vertical com a agricultura tradicional, os pesquisadores deram ao simulador de cultura condições ideais – 10 camadas, uma temperatura ideal, a quantidade certa de sol, a quantidade certa de chuva, fertilizante, escoamento, etc. As simulações do modelo mostraram que sob tais condições ideais, o cultivo vertical do trigo poderia produzir aproximadamente 1.940 toneladas métricas de trigo em um determinado hectare de terra.

Em nítido contraste, os métodos tradicionais de cultivo em anos bons geralmente produzem em média 3,2 toneladas de trigo na mesma quantidade de espaço. A abordagem vertical resultou claramente em muito mais trigo, mas também consumia muito mais energia – mais do que tornaria essa abordagem viável. Mas os resultados também sugerem que as condições alteradas, como a disponibilidade de eletricidade solar mais barata ou um aumento dramático nos preços dos grãos, podem tornar a agricultura vertical útil – especialmente porque a população mundial continua a aumentar.


Fonte: Phys.org

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais