Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O curry é ótima opção para adicionar sabor e benefícios nutricionais aos seus pratos

Famoso na culinária indiana, o curry, também chamado de curil, é um tempero em pó feito a partir de uma mistura de ervas secas, torradas e moídas. Essas especiarias incluem coentro, gengibre, pimentas, cardamomo, feno-grego, açafrão-da-terra (cúrcuma), cravo, cominho, noz moscada e canela. A composição das especiarias do curry pode variar. No geral, esse tempero oferece uma série de benefícios para a saúde e pode ser utilizado em pratos assados e cozidos, para temperar todos tipos de vegetais, carnes, peixes e aves.

Quais são os benefícios do curry?

1. Propriedades anti-inflamatórias

Como o curry é um tempero feito com especiarias como açafrão, coentro e pimenta, ele apresenta benefícios anti-inflamatórios.

Alimentos funcionais: o que são e exemplos
Coentro: benefícios das folhas e sementes
Alimentos que combatem a inflamação

O açafrão, um dos componentes do curry, contém um pigmento chamado curcumina. A curcumina é bem conhecida por sua capacidade de combater a inflamação através da regulação de proteínas inflamatórias, como a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa).

De fato, pesquisas em humanos e em animais mostraram que a curcumina ajuda a aliviar sintomas de doenças inflamatórias. Alguns exemplos são artrite reumatoide, osteoartrite e doença inflamatória intestinal.

Outras especiarias comumente encontradas no curry em pó, incluindo pimenta do reino e coentro, também oferecem efeitos anti-inflamatórios. As pimentas contêm capsaicina, um composto que atua como um poderoso anti-inflamatório.

O coentro é usado como agente anti-inflamatório nas práticas da medicina tradicional desde os tempos antigos, e pesquisas em roedores sugerem que o tratamento com esse tempero pode reduzir os sintomas de doenças inflamatórias intestinais.

2. Pode melhorar a saúde do coração

Consumir curry em pó pode beneficiar a saúde do coração de várias maneiras. Pesquisas demonstraram que a mistura de especiarias pode aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a função dos vasos sanguíneos. Isso, por sua vez, pode diminuir o risco de doenças cardíacas.

Um pequeno estudo realizado com 14 homens mostrou que comer 180 gramas de uma refeição contendo curry melhorou o fluxo sanguíneo na artéria braquial – o principal suprimento de sangue para o braço – em comparação com uma refeição de controle. Isso foi atribuído ao alto teor de antioxidantes do curry.

Outro estudo maior, realizado com mais de 100.000 pessoas, constatou que aquelas que consumiam pratos à base de curry em pó de duas a três vezes por mês a uma vez por semana tinham níveis significativamente mais baixos de triglicerídeos em comparação com pessoas que consumiam curry menos de uma vez por mês.

Além disso, outros estudos em humanos descobriram que a suplementação com açafrão e curcumina pode reduzir os níveis de colesterol em humanos, embora esses resultados sejam de suplementos em altas doses que excedam as quantidades normalmente encontradas em alimentos temperados com curry em pó.

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Quem tem pressão alta pode comer o tempero curry?

Algumas pesquisas também mostraram que consumir curry pode ter efeitos favoráveis ​​nos níveis de pressão arterial, embora sejam necessárias mais análises. Como os níveis de pressão alta, triglicerídeos e colesterol são fatores de risco para doenças cardíacas. O consumo de curry em pó pode ajudar a melhorar a saúde do coração.

3. Pode ter efeitos anticâncer

Numerosos estudos em tubo de ensaio descobriram que a cúrcuma, em particular, pode combater certas células cancerígenas. A curcumina, o principal composto ativo do açafrão-da-terra, é conhecida por ter propriedades potentes de combate ao câncer. Induz a morte de células cancerígenas e inibe a propagação dessas células, suprimindo vias de sinalização específicas no corpo.

De acordo com pesquisas com animais, a curcumina pode combater vários tipos de câncer, incluindo os da próstata, mama, cólon e cérebro. Estudos em humanos também tiveram resultados promissores. Por exemplo, um estudo realizado em 126 pessoas com câncer colorretal mostrou que a suplementação com 1.080 mg de curcumina por dia durante 30 dias aumentou a morte das células cancerígenas e diminuiu a inflamação.

Outros estudos também mostraram que outras especiarias como pimenta, coentro e cominho, podem oferecer poderosos efeitos anticâncer.

4. Contém poderosos antioxidantes

Antioxidantes são compostos que ajudam a prevenir danos celulares causados ​​por moléculas reativas conhecidas como radicais livres.

radicais livres
O que são radicais livres e como evitá-los?

Os radicais livres levam ao estresse oxidativo, uma condição associada a doenças crônicas como doenças cardíacas, câncer e degeneração cerebral. A ingestão de alimentos ricos em antioxidantes pode diminuir os efeitos do estresse oxidativo e reduzir o risco de doenças.

O curry em pó contém diversos antioxidantes, como curcumina, quercetina, pineno, luteína, zeaxantina e cuminal. Um pequeno estudo realizado com 17 homens demonstrou que se alimentar de refeições contendo entre seis e 12 gramas de curry em pó reduziu significativamente a alantoína – um marcador do estresse oxidativo – em comparação com refeições que não contêm curry.

Antioxidante
Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

5-9. Outros benefícios

Além dos benefícios potenciais listados acima, o consumo dessa mistura saborosa de especiarias pode melhorar a saúde das seguintes maneiras:

  1. Ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue. Um estudo realizado com mais de 100.000 pessoas mostrou que aquelas que consumiam quantidades moderadas de curry tinham níveis significativamente mais baixos de açúcar no sangue do que as que consumiam curry menos de uma vez por mês;
  2. Pode melhorar a saúde do cérebro. Pesquisas em humanos e animais demonstraram que a curcumina, o principal composto da cúrcuma, pode melhorar significativamente os marcadores de degeneração cerebral e reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer;
  3. Pode melhorar a saciedade. Em um estudo, homens que fizeram refeições contendo seis ou 12 gramas de curry em pó relataram uma redução significativa da fome e da vontade de comer, em comparação com aqueles não consumiram curry;
  4. Por conter coentro e cominho, o curry tem efeitos antifúngicos e antibacterianos.
  5. Estudos em roedores descobriram que a curcumina pode ajudar o sistema digestivo a funcionar corretamente. Além de aliviar os sintomas de distúrbios digestivos, embora sejam necessárias mais pesquisas em humanos.

Lembre-se de que esses benefícios estão principalmente relacionados aos componentes individuais do curry em pó e não à mistura de especiarias. Mais pesquisas envolvendo o uso de curry em pó para melhorar a saúde são necessárias.

Como se usa o tempero curry?

curry
Foto de Raman na Unsplash

Como o curry é uma mistura de especiarias, ele pode ser usado para dar sabor a vários pratos. Ele tem um sabor único e picante que pode assumir notas doces e salgadas, dependendo da mistura exata de especiarias usada pelo fabricante.

Lembre-se de que não existe uma receita de curry em pó e que os temperos utilizados podem variar. Algumas versões podem ser picantes com o uso de pimentas, enquanto outras são leves. Depois de encontrar um curry em pó que agrada ao seu paladar, tente adicioná-lo a pratos como refogados, sopas, assados e molhos. De fato, essa versátil mistura de especiarias pode ser usada para temperar qualquer coisa, portanto, não tenha medo de experimentar.

Lembre-se de que, como o curry em pó geralmente contém açafrão, ele dará um tom dourado às suas receitas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais